fbpx

Quem sonha em viver na estrada com a casa nas costas e tendo o mundo como o quintal, sabe que precisa de bastante planejamento para que tudo isso se torne realidade. Assim sendo, um dos primeiros passos rumo à vanlife é encontrar o melhor carro para construir um motorhome.

Mas você sabia que não existe uma única opção para responder essa dúvida? Isso porque o motorhome ideal é aquele que atende as necessidades de seus moradores. Logo, ele pode ser construído tanto em um ônibus, como em um carro de passeio!

Por isso, preparamos este post para ajudar você que quer começar a se organizar para mudar totalmente o seu estilo de vida, assim como o Ale e a Duda fizeram. Confira, então, dicas de carro para construir motorhome.

Leia também: Acessórios para ter no seu motorhome

Opções de carros para construir um motorhome

Van e Furgão

Primeiramente é preciso esclarecer que existe uma diferença entre Van e Furgão. A Van conta com várias janelas na carroceria e com assentos para transporte de passageiros. Dessa forma, será necessário remover os assentos e, dependendo do seu projeto, será preciso fechar algumas janelas para ter mais privacidade e espaço para armários, por exemplo.

Já o furgão, opção escolhida pela Duda e o Ale, tem janela apenas na parte frontal do carro. Logo, se você quiser uma casa com vista e mais arejada, será preciso custear essa adaptação. Uma boa vantagem é que o furgão não tem bancos atrás, o que já adianta a construção da casa.

Entre Van e Furgão, existem diversas opções de tamanho, tanto de altura como de comprimento e, assim, você pode escolher de acordo com o espaço interno que desejar. 

Além disso, por serem um tipo de carro de carga, também já são preparados para carregar peso. O ponto negativo é que, de modo geral, são veículos mais caros.

Como não poderia ser diferente, confira a Van do casal GetOutside para você se inspirar:

E fique de olho, que logo, logo eles terão um motorhome novinho!


Kombi

A Kombi é uma opção mais em conta para construir um motorhome, do que a Van/Furgão. Por ser menor, também é mais fácil de estacionar, além de ser muito charmosa e ter aquela vibe retrô.

Contudo, como se trata de um carro fora de linha, pois seu último modelo foi fabricado em 2013, é preciso atentar-se bem na parte mecânica.

Além disso, devido ao tamanho mais compacto, as Kombis nem sempre conseguem ser adaptadas com todos os cômodos. Ainda são mais baixas, o que para a maioria das pessoas, não permite ficar em pé.

Mas com um bom planejamento e muita criatividade, construir um motorhome em uma Kombi também dá muito certo. Veja só a casa da Carol e do João, do Van Life Real. Ela é bem completa, com banheiro e tudo, e eles têm até um cachorro lindo, o Tangariro, um pastor alemão!

Imagem/Reprodução


Ônibus ou Caminhão

Ideal para quem precisa de bastante espaço, construir um motorhome em ônibus ou caminhão permite adaptar mais cômodos e acomodar mais pessoas com conforto.

Além disso, existem também variedades de modelos e tamanhos, assim como opções 4×4. Essa é uma vantagem, já que no Brasil não existe essa opção em Van ou Kombi.

Contudo, por se tratarem de veículos grandes, são mais difíceis de estacionar e isso pode comprometer a mobilidade durante as viagens.

Para você se inspirar, dá só uma olhada na casa do Mário e do Marcos, do MaPuccinos, construída em um micro-ônibus.

Eles ainda compartilham o espaço com dois pets muito fofos, o Nêgo e a La Vie.



Defender

Seja com barraca de teto ou casa adaptada, esse tipo de motorhome é adequado para offroad, assim não tem limites no seu caminho.

A limitação fica devido ao espaço que é bem menor. Dessa forma, você vai depender de pontos de apoio, como campings, para ter estrutura, como banheiro, por exemplo.

Mas, mesmo assim, nada te impede de viajar o mundo em uma Defender motorhome, como o Léo e a Chel, do Viajo, Logo Existo, fizeram. 




Campers

Os campers são uma ótima opção para construir um motorhome espaçoso e completo. Ainda tem a praticidade de você investir apenas na estrutura da casa, caso o seu carro de passeio seja uma caminhonete. Além disso, tem a possibilidade de deixar a casa e sair só com o carro, quando quiser.

O ponto negativo é que esse tipo de projeto nem sempre tem acesso da casa para o carro, mas com bom planejamento, dá para fazer. Assim como o Bruno e a Nayra, do 4×4 Sem Fronteiras, fizeram. 

Eles construíram um motorhome em uma Amarok V6. A casa é muito completa e tem até adega!



Trailer

Muito semelhante com o camper, o trailer também pode ser puxado por um carro de passeio. Assim você só precisa investir na estrutura da casa, e pode deixá-la e sair só com o veículo, quando quiser. 

Mas neste caso, não tem como passar do carro para o trailer, ou vice-versa, pelo lado de dentro.

Os trailers também tem diversas opções de tamanhos e podem ser uma boa escolha para usar durante as viagens de férias.

Se essa for uma ideia interessante para você, dá uma olhada no perfil Alter Knochen para se inspirar:



Carro de passeio

No início deste artigo dissemos que o melhor motorhome é aquele que se adequa às suas necessidades, certo?

Pois então, se o seu sonho é viver viajando, até mesmo um carro de passeio pode ser a sua casa na estrada. 

O Projeto Uno Home é a prova disso! Transformado pelo Tarcísio Rupel em um mini motorhome, este Uno Mille 2002 já rodou 20 mil km pelo Brasil, Argentina e Uruguai. Bem interessante, né?

Imagem/Reprodução



Quais critérios considerar na hora de escolher o carro para construir seu motorhome?

Bom, agora que você já conferiu várias ideias para construir uma casa sobre rodas, veja os pontos que você deve pensar para decidir qual carro escolher. Vamos lá?

Valor

O primeiro e principal ponto antes de construir um motorhome é consultar o seu bolso. Sabendo do seu limite de gastos, você filtra os modelos de carro que cabem no seu orçamento e vai eliminando as opções, até ficar a que mais se adequa à sua realidade.

O Ale e a Duda se organizaram financeiramente para economizar uma grana para a compra do furgão. Conforme eles foram economizando para a viagem, o casal abriu uma conta na Warren Brasil para investir a grana de forma descomplicada e com transparência. Para saber mais sobre a Warren Brasil, abrir sua conta e fazer seu dinheiro render dá uma olhada aqui!

Consumo

Ainda considerando valores, analise bem o consumo do carro, que terá impacto no seu orçamento na vida na estrada. Entre os modelos que mencionamos na lista, tem carros que consomem muito mais combustível do que outros, às vezes, mesmo sendo da mesma categoria. Por isso, é importante pesquisar este critério com calma.

Pense também em como será o seu ritmo de viagens, pois quanto mais quilômetros rodados, mais você terá que abastecer o motorhome.

Tamanho e largura

Nesse ponto, novamente repetimos que depende do que é ideal para cada pessoa. Afinal, algumas precisam de mais espaço, enquanto outras vivem bem em um carro de passeio, como vimos lá na lista.

Contudo, é importante pensar no tamanho do motorhome, considerando os lugares que você quer visitar com ele. Isso porque se for um carro muito grande, como um ônibus, pode ser difícil de estacionar e ter acesso a determinados locais.

Já em relação à largura, é fundamental se planejar bem, principalmente para adaptar uma cama confortável, de acordo com a sua altura. Caso o carro seja estreito, pode ser preciso fazer um serviço de lanternagem para aumentar a largura. 

Mecânica

Por fim, pesquise sem pressa, a respeito da mecânica do modelo de carro que você escolher para construir um motorhome. Afinal de contas, você não quer viver uma vanlife mais na oficina do que na natureza, né?

Considere os anos do carro, o quanto ele já rodou antes de ser comprado por você e tudo o mais que for pertinente para evitar dor de cabeça na estrada.

Tipo de habilitação para dirigir motorhome

Nesse processo de mudança de vida, uma outra dúvida que surge é em relação a qual categoria de habilitação para dirigir motorhome. Mas, desde 2011, essa questão foi simplificada e motoristas com CNH tipo B podem dirigir suas casas móveis tranquilamente. 

As únicas restrições, porém, ficam por conta da lotação máxima de oito passageiros + motorista, e o peso bruto do veículo com limite de até 6.000 Kg. Para isso, deve constar na definição da documentação do carro que se trata de uma “motor-casa”.


Enfim, agora que você já sabe por onde começar a construir um motorhome, conta pra gente: qual carro você escolheria para viver viajando? E se quiser testar essa experiência antes de entrar de cabeça, veja onde alugar motorhome.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.