DJI_0039-2

Acessórios para ter no seu motorhome

Nesse post nós reunimos praticamente todos os acessórios e utensílios que nós temos no nosso motorhome para ajudar você a montar a sua casa sob rodas. Alguns itens do nosso motorhome nós consideramos importantes para quem quer viver na estrada e vamos indicá-los para vocês.

Se você está começando a montar o seu motorhome agora, nós temos algumas dicas.

Tudo mexe muito no motorhome! Algumas coisas que fizemos que ajudaram muito quando estamos na estrada foi colocar um tapetinho antiderrapante nos armários, cestas para que as coisas não mexam com o movimento do carro e se mantenham organizadas e velcro para manter tudo no lugar.

Então, por exemplo, o olho turco que temos na parede e a lixeira que fica na cozinha estão presos com um velcro por trás. As plantinhas que temos em cima da janela estão presas com velcro e com elástico, para evitar “acidentes”.

Além disso, colocamos trava de criança em praticamente todos os armários, para que eles não abram quando o carro está em movimento.

Vamos colocar aqui em baixo o vídeo do tour do nosso motorhome no YouTube, para você conhecer melhor a nossa casinha:

Leia também: A nossa história e porque decidimos viajar

Acessórios da entrada do nosso motorhome

Os acessórios que ficam na entrada do nosso motorhome são decorativos. Dois desses acessórios nós colocamos para otimizar melhor o espaço do motorhome.

Um deles é o gancho para pendurarmos chapéu. Assim, pendurando os chapéus na entrada, otimizamos um espaço que teríamos que usar dos armários para isso.

Na entrada do nosso motorhome também temos um chuveirinho para limpar o pé, que fica dentro desse armário da foto abaixo com o puxador de montanha:

Outro acessório legal é a cesta de frutas que colocamos na entrada do motorhome. Como a entrada do nosso motorhome ficou bem ampla, resolvemos usar um pouco desse espaço para colocar uma cesta de frutas e um vaso de plantas.

Confira abaixo o link dos acessórios que temos na entrada do nosso motorhome.

O capacho da entrada do motorhome nós fizemos sob medida, porque era um espaço com um tamanho muito específico, por isso o link não está na lista acima.

Leia também: 10 acessórios para fotografia de viagem

Acessórios da cozinha do motorhome

A cozinha do nosso motorhome é muito bem equipada. Temos tudo o que precisamos: um fogão de duas bocas com forno, uma geladeira (frigobar) com capacidade de 120 litros, uma cuba e torneira com água quente e fria, além dos demais utensílios de cozinha.

Tem três coisas que nós colocamos na cozinha do nosso motorhome e que gostamos muito: (i) uma barra magnética, onde colocamos as facas mais leves (que não caem com o movimento do motorhome) e outros utensílios, (ii) uma divisória que mandamos fazer – de um tecido mais grosso – para funcionar como porta talher; e (iii) o porta tempero magnético que deixamos na porta da geladeira. Esses três itens ajudaram a otimizar o espaço que temos na nossa cozinha.

Sobre a geladeira, saímos para nossa viagem de motorhome com uma geladeira comum (110v) de 120l. Com o tempo de estrada, para melhorar a nossa eficiência energética resolvemos trocar a nossa geladeira por uma 12v convertida de fábrica da Elber também de 120l.

Queríamos compartilhar aqui os prós e contras das opções de geladeira para motorhome:

• Geladeira comum (110v): mais econômica, no entanto, acaba não sendo a opção mais eficiente do ponto de vista de consumo de energia. Isso porque o sistema elétrico do motorhome funciona em 12v e você vai precisar de um inversor (para transformar para 110/220v), e o inversor junto com a geladeira consome muita energia. Além do consumo de energia, essas geladeiras não foram feitas para a vida na estrada e com o tempo elas podem apresentar alguns problemas, como foi o caso da nossa.
  • Geladeira comum (110v) convertida para 12v: Uma boa opção custo-benefício é colocar um compressor já 12v na sua geladeira convencional 110/220v, mas pode ser que com o tempo ela apresente problemas, assim como na opção acima. Se a grana tá apertada, é uma boa alternativa!
  • Geladeira 12v convertida de fábrica: Essa é a melhor opção. Apesar de ser a opção com o custo mais alto, essas geladeiras já vêm de fábrica preparadas para a vida na estrada, pois foram feitas pra isso. Como nós tivemos problemas com a perda de eficiência da nossa geladeira 110v e nós ainda temos bastante tempo de estrada, resolvemos colocar uma geladeira da Elber Geladeiras 12v de fábrica e não ter mais problemas com isso (e essa foi a geladeira 12v com design mais bonito que encontramos)!

Veja abaixo a lista completa com os acessórios e utensílios que temos na nossa cozinha:

Da lista de utensílios e acessórios da cozinha do nosso motorhome, tem alguns itens que consideramos importantes. O aspirador de pó que temos é um modelo bem pequeno e que atende às necessidades. Nós temos que limpar o motorhome praticamente todos os dias e o aspirador de pó ajuda muito. Por isso o consideramos um item importante.

Outro item bem legal para ter no motorhome é o balde retrátil. Embora a gente utilize lavanderia para lavar a roupa, às vezes precisamos do balde retrátil para colocar os panos de molho ou algo do tipo. Por ser retrátil, ele encaixa em qualquer lugar.

O item que nós mais usamos da nossa cozinha é a nossa cafeteira! Nós amamos café e consideramos até trazer uma maquina de café para o motorhome, mas depois vimos que não seria uma opção tão prática. Com isso, vimos que a melhor opção pra gente seria uma cafeteira italiana, que faz um café tipo expresso. A cafeteira italiana tem três compartimentos, o de baixo, onde colocamos a água, o do meio, que é tipo um filtro, onde colocamos o café e o de cima, por onde o café sai. É super prático e funciona muito bem.

Leia também: Carretera Austral: Guia com tudo o que você precisa saber

Acessórios do quarto/sala do nosso motorhome

Quando pensamos no layout do nosso motorhome em termos de quarto/sala, vimos duas possibilidades: (i) com a cama fixa, o que deixa um bom espaço no porta-malas do carro e (ii) com a cama removível, que não dá tanto espaço no porta-malas, mas dá uma ideia de amplitude no carro.

Nós tentamos mesclar esses dois layouts. Por isso fizemos uma cama removível, mas que fica em uma plataforma mais elevada. Assim, tem uma escadinha para chegar no nosso quarto/sala, o que fez com que tivéssemos um bom espaço no porta-malas.

Quando vamos dormir a mesa encaixa no meio do sofá e vira cama e quando acordamos nós colocamos a mesa de volta no lugar. Como a nossa mesa mexe para os lados, quando o carro estava em movimento ela também mexia. Uma melhoria que fizemos foi colocar dois ganchos na porta de trás do motorhome para prender a mesa enquanto andamos.

Nós optamos por deixar a cozinha na parte da frente e a cama na parte de trás do motorhome justamente para conseguirmos aproveitar esse espaço do porta-malas. Além disso, o banheiro entre a cozinha e o quarto/sala separa um pouco os ambientes, dando um pouco de privacidade.

Na frente do nosso banheiro fica os armários onde guardamos as nossas roupas, equipamentos e acessórios. O nosso ropeiro tem três armários aéreos, quatro gavetas e um armário um pouco maior com um cabideiro.

Alguns itens nós consideramos importantes no nosso quarto/sala: (i) a nossa claraboia, que funciona como ventilador e exaustor. Em cima do nosso fogão tem uma janela, quando cozinhamos nós ligamos a claraboia e abrimos a janela, assim não fica cheiro de comida na casa. A claraboia tem atendido muito bem às nossas expectativas. Outro item importante (ii) é o cofre que colocamos no motorhome. Prendemos o cofre na lataria do carro, dentro de um dos nossos armários. Ter um cofre no motorhome tem nos dado uma sensação de segurança enquanto viajamos.

Outro acessório que amamos no nosso quarto/sala é o projetor. Ele é bem pequeno e funciona super bem. Nós não temos televisão no motorhome e usamos muito o projetor para ver filmes e programas que curtimos dentro ou fora do motorhome.

Veja abaixo a lista completa com os acessórios e utensílios que temos no nosso quarto/sala:

Leia também: Qual o melhor drone para viagem

Acessórios essenciais do banheiro do nosso motorhome

Simmmmm!!! Nosso motorhome tem banheiro com “vaso” e chuveiro. Nós queríamos muito ter banheiro no motorhome, é muito bom poder tomar banho “em casa” depois de fazer trilha. Vamos explicar direitinho aqui como funciona o nosso banheiro.

Temos um sanitário portátil, o porta potti, que funciona da seguinte forma: nós fazemos as necessidades, damos descarga e elas vão para um recipiente com um produto químico. Quando o recipiente enche nós o despejamos em um sanitário comum. O modelo do nosso porta potti é um Porta Potti 565E, da marca Thetford. Nós compramos nosso porta potti no exterior e não encontramos um modelo igual aqui no Brasil.

Já o chuveiro não tem mistério: é um chuveiro comum, com água quente e fria. Em baixo do nosso chuveiro tem um deck de madeira para a água não ficar empoçada nos nossos pés.

Além disso, no nosso banheiro temos penduradas duas prateleiras para colocar shampoo, condicionador e sabonete e pendurar as nossas toalhas. Um item que achamos importante para quem viaja de motorhome são toalhas de secagem rápida.

Abaixo a lista de acessórios que temos no nosso banheiro:

Sistema elétrico e hidráulico do nosso motorhome

A energia elétrica vem dos painéis solares instalados no teto do motorhome. Temos três painéis solares que abastecem as duas baterias. Pelo medidor de bateria conseguimos controlar como está a carga das baterias.

As luzes do nosso motorhome são independentes, de modo que tem iluminação própria na cozinha, no “corredor”, no quarto, no banheiro e no porta-malas.

Temos duas tomadas e seis entradas USB no motorhome.

Já a parte hidráulica do nosso motorhome é composta basicamente por uma caixa d’água de 250l que abastece o chuveiro e a pia da cozinha e uma caixa de água servida, para onde vai a água usada do chuveiro e da pia da cozinha. Tanto o chuveiro quanto a pia da cozinha têm água quente que vem do aquecedor a gás. A passagem da água da caixa d’água até o chuveiro e a pia é feita por meio de uma bomba d’água.

Então a parte elétrica do nosso motorhome tem, além dos painéis solares e da bateria, o controlador de carga MPPT e o medidor de bateria. Já na parte hidráulica temos o aquecedor de água e a bomba d’água. Nós diríamos que toda essa parte elétrica e hidráulica são muito importantes para quem quer construir um motorhome. Claro que você não precisa de 3 painéis solares e duas baterias, dá para fazer com menos, mas nós priorizamos essa parte porque queríamos ter liberdade e independência para estacionar e dormir em qualquer canto desse mundão.

Leia também: Uruguai: o melhor roteiro de carro

Porta-malas do nosso motorhome

O porta-malas do nosso motorhome é um cantinho que a gente ama, porque é onde colocamos todas as nossas tralhas: barraca, saco de dormir, caiaque inflável, ski, acessório de academia, skate, remo, etc.

Nós tentamos arrumar o nosso porta-malas de modo que as coisas ficassem organizadas e de fácil acesso. Por isso compramos um gaveteiro de plástico para colocar as coisas menores e colocamos ganchos para prender nossos remos, skate e mangueira nas paredes do porta-malas. Inclusive, a mangueira é um item indispensável para encher a nossa caixa d’água.

Outra coisa que colocamos no nosso porta-malas e que valeu muito a pena são as sapateiras. As nossas sapateiras ficam presas na porta do porta-malas e, com isso, os nossos sapatos não ocupam espaço dentro do motorhome.

Uma coisa que parece boba, mas faz muita diferença: ter colocado luz de led no porta-malas. Assim, quando precisamos pegar algo à noite no porta-malas é bem mais fácil.

Outros itens do nosso motorhome

Outros acessórios e itens legais que temos no nosso motorhome são os seguintes:

• Repetidor de sinal Wi-Fi: é um aparelho que amplifica o sinal da rede de internet sem fio. Para quem vive na estrada é uma “mão na roda”.
  • Auxiliar de partida Vonder: já ficamos na mão e resolvemos que compraríamos um auxiliar de partida. Agora ficamos bem mais tranquilos viajando! A função do auxiliar de partida é dar energia extra para dar partida para o carro.
  • Central Multimídia: nós passamos uma parte significativa do nosso dia dirigindo, por isso investimos em uma central multimídia que permite que a gente controle os aplicativos do nosso celular no carro, conecte o Google Maps e o Waze na tela do carro e use o Bluetooth para tocar música.
  • Suporte celular: para o celular ficar de fácil acesso no painel do carro. É ótimo para quem viaja de carro e precisa ver o navegador.

Comenta ai o que você achou da nossa casinha! Ah, se tiver qualquer dúvida é só deixar nos comentários também!