fbpx

O estilo vanlife está se popularizando cada vez mais entre os brasileiros. Com isso, uma das principais dúvidas e preocupações que surgem em relação à nova rotina, é onde dormir com motorhome? Afinal, não dá para estacionar em qualquer lugar e descansar em paz, né?

Por isso, neste post vamos dar várias dicas para encontrar lugares seguros para dormir com motorhome, e outras que irão ajudar e muito quem escolhe a estrada como endereço.

Como escolher onde dormir com motorhome?

Poder acordar em meio à natureza ou de frente para uma praia paradisíaca, é uma das vantagens de morar em uma casa sobre rodas. Contudo, é importante adotar esse estilo de vida, ciente de que nem sempre isso será possível.

As opções mais comuns para quem viaja de motorhome é pernoitar em campings pagos, ou então praticar o wild camping, que é escolher lugares públicos para estacionar e passar a noite. Mas também é bem comum dormir em postos de gasolina, por exemplo.

Isso porque, antes de escolher onde dormir com motorhome, é preciso verificar a segurança do local, se estacionar em um determinado ponto não causará nenhum inconveniente para a vizinhança, se o carro necessita ser recarregado, etc.

Veja só o que o Ale e a Duda fazem para encontrar bons lugares para dormirem seguros:



Usando o app iOverlander

O iOverlander é um aplicativo colaborativo alimentado por viajantes que indicam lugares onde já estacionaram seus motorhomes, e dormiram sem nenhum problema. Além de wild camping, também é possível localizar postos de gasolina, campings, hotéis, hostels e até prestações de serviço na região desejada.

Um bom critério de escolha através do iOverlander, é considerar as avaliações mais recentes, e a quantidade de pessoas que avaliaram o local indicado. 

Contudo, ele ainda não tem tantas informações sobre destinos no Brasil. Afinal, viver em motorhome ainda não é tão comum assim, por aqui. Mas essa realidade está mudando, e com certeza o app vai acompanhar essa evolução! 

Por isso, aperte o play no vídeo abaixo e confira mais detalhes sobre o iOverlander que ajuda muito quem vive na estrada:

Outro aplicativo muito semelhante ao iOverlander é o Park4night. No Park4night os usuários também compartilham lugares em que eles estacionaram de motorhome.

 

Pesquisando no Google Maps

Navegar pelo Google Maps também é uma boa forma de encontrar bons lugares para dormir com motorhome. Ainda mais no Brasil que, como dito antes, ainda não tem tantas recomendações assim no iOverlander.

Como não tem avaliações, nem nada, primeiro a Duda e o Ale dão uma olhada no local para de fato, decidirem pernoitar. Assim, eles:

  • Olham se não tem cacos de vidro pelo chão, pois indicam um alerta sobre possível arrombamento de outro carro no local;
  • Conversam com a vizinhança para se certificar de que é um lugar tranquilo e seguro para passar a noite, e também para não incomodar os moradores. 

O Ale já deu muita sorte como detetive no Google Maps, e encontrou um lugar incrível. Dá só uma olhada:



Apostando no posto de gasolina

Quando não encontrar um lugar legal e seguro, a melhor pedida para passar a noite é em posto de gasolina mesmo. De modo geral, os postos com bastante caminhões são escolhas seguras. 

Mas para um bom relacionamento, o ideal é conversar com os frentistas ou o responsável pelo posto, para não ter nenhum tipo de inconveniente. Abastecer o carro também é uma boa prática nesses casos.



Optando por campings

Os campings são uma boa pedida para motorhomes que não têm autonomia elétrica e hidráulica, sendo uma base com mais estrutura para pernoite. 

O Ale e a Duda têm autonomia elétrica em razão do painel solar e das baterias. Além disso, a caixa d’água de 250 litros dá uma autonomia de aproximadamente uma semana sem ter que abastecer a água, por isso eles quase nunca param em camping.

No próprio iOverlander você encontra campings para pernoitar. Além dele, no Brasil tem um aplicativo chamado MaCamp que funciona como um guia de campings e apoios de RV’s.

Enfim, o lema do Ale e da Duda é não dormir em lugares em que não se sintam seguros. E essa é a principal dica de como escolher onde dormir com motorhome: priorizar sempre a sua segurança, mesmo que seja preciso gastar um pouco para ficar em um camping ou estacionamento privado.



Aplicativos que todo viajante deveria usar!

Agora, além dessas dicas de onde dormir com motorhome, também separamos uma lista de aplicativos muito úteis, tanto para quem vive na estrada, como para quem ama viajar. Olha só:

  • Viva Sobre Rodas (Android e iOS): podemos dizer que esse app é “uma versão brasileira” do iOverlander. Nele você encontra informações dos principais pontos de apoio pela América do Sul;
  • Trail Wallet (iOS): esse app te ajuda a monitorar todos os seus gastos durante as viagens, assim você se planeja melhor financeiramente;
  • Drivvo (Android e iOS): já esse te ajuda a monitorar os gastos com o carro, o que é fundamental em um motorhome;
  • Instabridge (Android e iOS): esse app pode te salvar quando a sua internet te deixar na mão. Isso porque ele te ajuda a encontrar redes Wi-Fi gratuitas de acordo com a região em que você estiver;
  • Wi-Fi Map (Android e iOS): assim como o app anterior, esse também te ajuda a encontrar redes Wi-Fi próximas.

Além desses acima, aplicativos de exercícios físicos também podem ajudar muito na sua rotina de vanlife. Confira boas indicações no vídeo completo sobre todos eles:



E você, já vive na estrada? Então, conta pra gente como faz para escolher os locais para dormir com motorhome e o que mais te ajuda na sua rotina. Mas se ainda não começou a viver esse sonho, que tal fazer um teste e alugar um motorhome para saber como é?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.