fbpx

Depois de nos hospedar nas 3 bases para conhecer os Lençóis Maranhenses, ficamos encantados com uma delas: Atins. Resolvemos tirar uns dias para conhecer melhor a pequena vila de pescadores no encontro entre o rio e o mar.

Nesse post vamos compartilhar os motivos pelos quais achamos que vale a pena você conhecer Atins, além do que fazer por lá, como chegar, entre outras informações úteis para você organizar sua viagem!

Sobre Atins

Atins é um povoado que fica na foz do rio Preguiças, próximo ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Não tem calçamento, a vibe é pé na areia mesmo.

É um ótimo lugar para quem curte praia! Além disso, Atins é point de Kite Surf. Na nossa opinião é o lugar mais charmoso para se hospedar nos Lençóis Maranhenses, mas vale considerar que o acesso é mais demorado e custoso do que para ir para Barreirinhas ou Santo Amaro, as outras bases para conhecer os Lençóis Maranhenses.

Para saber melhor sobre qual a melhor base para conhecer os Lençóis Maranhenses (Barreirinhas, Santo Amaro ou Atins) dá uma olhada aqui: Onde se hospedar nos Lençóis Maranhenses!

Qual é a melhor época para ir?

A estação chuvosa nos Lençóis Maranhenses é de fevereiro a maio e a seca vai de junho a janeiro. A melhor época para conhecer os Lençóis Maranhenses é no início da seca, entre junho e setembro, quando as lagoas ainda estão cheias e já não chove tanto.

Como chegar em Atins? 

Das três bases para conhecer os Lençóis Maranhenses (Atins, Barreirinhas e Santo Amaro), Atins é a de mais difícil acesso, mas ainda assim é um lugar que vale a pena conhecer!

Existem duas formas de chegar em Atins: de barco ou de transporte 4×4 pelas dunas, ambas a partir de Barreirinhas. Ou seja, Atins é acessível a partir de Barreirinhas, onde você pode:

  • Fazer um passeio de barco pelo rio Preguiças, passando por Vassouras, onde ficam os Pequenos Lençóis, Mandacaru e Caburé. Os passeios saem da rua dos barzinhos em Barreirinhas, por volta das 8h, e chegam em Atins entre 13h e 14h. É uma forma mais demorada de chegar, mas é um jeito de encaixar o passeio de barco pelo rio Preguiças no seu roteiro, se você tiver interesse em fazer esse passeio.
  • Ir de lancha. O trajeto demora aproximadamente 1h e custa R$ 60 por pessoa. O transfer é feito pelas empresas K-Beça (saídas todos os dias; contato: (98) 98827-7715 ou (98) 98153-8002) e Satur (saídas de domingo a sexta; contato: (98) 9232-8780). O horário de saída de Barreirinhas é 12h30 e de Atins para Barreirinhas é às 7h. É a forma mais rápida e cômoda de chegar.
  • De carro, pelas dunas. O passeio é feito em Toyotas, leva aproximadamente 2h30 e custa R$ 30. É uma forma mais econômica de chegar, porém não é tão confortável (o carro mexe muito e o trajeto é mais demorado).

Como chegar até Barreirinhas? Os aeroportos mais próximos dos Lençóis Maranhenses são os de São Luiz/MA (230km de Santo Amaro) e Parnaíba/PI (280km de Santo Amaro). Do aeroporto de São de Luiz ou Parnaíba você pode ir de carro, ônibus ou transfer para Barreirinhas.

Clique aqui para pesquisar, comparar e economizar no seu aluguel pela Rental Cars.

Por que conhecer Atins?

lencois-maranhenses-rota-das-emocoes
  • Lá não tem calçamento, as ruas são de areia, e o sinal de celular quase pega, um lugar cheio de charme para você dar um tempo da correria do dia a dia.
  • Como se não bastasse ser porta de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, em Atins também tem praia, o Rio Igarapé e o Rio Preguiças.
  • É um lugar despojado, mas você encontra hospedagens super charmosas e com muito conforto, se é o que você está buscando. A gente se hospedou no Atins Charme Chalés e foi incrível!
  • Se você curte kitesurf, Atins virou o point pela água rasa e condição de vento!

O que fazer em Atins?

  • Para os mais aventureiros nós super recomendamos fazer a travessia a pé pelos Lençóis Maranhenses! São 40km de caminhada no meio do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, dormindo na casa das pessoas que vivem no Parque, com direito a banho nas lagoas mais lindas e menos visitadas dos Lençóis Maranhenses. São 3 opções de roteiro: de 3, 4 ou 5 dias de caminhada. Nós fizemos o roteiro de 3 dias e amamos! Para saber mais sobre todas as informações que você precisa sobre a travessia, dá uma olhada nesse post: Tudo sobre a travessia pelos Lençóis Maranhenses.
  • Circuito Lagoa Tropical e Lagoa da Lorena: passeio feito por 4×4
  • Circuito Lagoa da Capivara e Lagoa das Sete Mulheres: passeio que dá para fazer a pé a partir de Atins (+ ou – uma hora de caminhada). Você pode almoçar no restaurante do Antônio e da Luzia, entre as dunas e o mar.
  • Ver o pôr do sol na Praia de Atins: Se você quiser beber uma cerveja e petiscar tem uns 3 barzinhos na beira da praia bem legais. Pegamos um pôr do sol incrível lá, com a praia cheia de kitesurfistas colorindo o céu.
  • Ver os plânctons: Nas noites escuras você consegue ver o fenômeno bioluminescente nas águas.
  • Fazer aula de kitesurf na Atins Kiteboarding
  • Algo bem legal é acampar no meio dos Lençóis Maranhenses! Fomos a uma das lagoas mais afastadas de Atins, levamos nossa barraca, chegamos no pôr do sol e fomos embora no amanhecer do dia seguinte. Foi uma experiência incrível. Para algo do tipo dá uma olhada no Atins Dunas Tour.
  • Jantar em algum dos restaurantes charmosos da vila, sugerimos o restaurante do Atins Charme Chalés (aproveita para comer no mirante que tem lá) ou o Jungle para um hambúrguer (tem opção veg) ou pizza.
  • Almoçar o famoso camarão grelhado no Canto de Atins, no Restaurante do Seu Antônio e da Dona Luzia.

Para uma lista completona do que fazer nos Lençóis Maranhenses, incluindo opções em Santo Amaro e Barreirinhas, dá uma olhada nesse post: O que fazer nos Lençóis Maranhenses.

Tem sinal de celular em Atins?

Não pega sinal de celular, mas em todos os lugares que fomos (inclusive as barraquinhas na praia) aceitavam cartão de crédito – mas melhor sempre levar um pouco de dinheiro viu?! – e tinham Wi-Fi.

O Wi-Fi do Atins Charme Chalés, onde nos hospedamos, era muito bom (velocidade de download e upload excelente).

Onde se hospedar

Nossa experiência no Atins Charme Chalés

Um hotel muito charmosa e confortável! Nós nos hospedamos no Atins Charme Chalés e adoramos: os quartos dispõe de varanda térrea, ar-condicionado, TV e banheiro privativo com chuveiro e secador de cabelo. O restaurante do hotel é maravilhoso, com um mirante para curtir a noite estrelada. A área externa conta com piscina e uma lojinha bem legal. O café da manhã é uma delícia. O Wi-Fi do hotel funcionou super bem enquanto estivemos lá.

Atins Charme Chalés fica bem próximo à praia e eles dispõe de quadriciclo o dia todo para te levar à praia e restaurantes em Atins (serviço gratuito incluído na hospedagem).

Curtiu esse post ou tem mais alguma dúvida sobre os Lençóis Maranhenses?! Deixa um comentário pra gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.