o-que-fazer-em-vitoria

O que fazer em Vitória, a capital capixaba

Vitória, a capital do Espírito Santo, é uma cidade incrível. Ela ocupa o posto de segunda menor capital em população do Brasil, possui lindas praias, ilhas, muita natureza, boa gastronomia e ainda mais opções de lazer pelos arredores. 

Se você não sabe o que fazer em Vitória, confira as nossas dicas de como aproveitar esse destino ainda pouco explorado pelo turismo. 

O que fazer em Vitória

De dias de sol na praia, a noites de agito na cidade. Veja as opções do que fazer na capital:

Curtir a Praia da Guarderia

A pequena Praia da Guarderia é uma das mais badaladas em Vitória, tanto pelos moradores, quanto pelos turistas. Além de tomar um banho de mar e curtir na areia, por lá você também pode alugar um stand up paddle para dar umas voltas.

Uma outra opção é dar uma volta pela ilha de canoa havaiana, com o pessoal da MAKAIRA Paddle Club. Mas antes de ir, é importante se informar sobre as vagas.

Praia da Guarderia, uma das atrações para fazer em Vitória
Imagem/Reprodução Lindeza Capixaba

Caminhar no calçadão de Camburi

Uma das melhores coisas de se fazer em cidades litorâneas, é caminhar pela orla da praia, concorda? E em Vitória, o melhor lugar para fazer isso é no calçadão de Camburi, um dos lugares mais vivos da cidade.

Bem organizado, o calçadão conta com pistas para pedestres e ciclistas, diversos quiosques pelo caminho, pergolados para sentar e apreciar o mar, pista de skate, aluguel de triciclos e muito mais.

Calçadão de Camburi, uma das atrações em Vitória
Imagem/Reprodução Brasileira Viajante

Curtir a noite no Triângulo das Bermudas

Se você gosta de curtir uma noite boêmia, não pode deixar de conhecer o Triângulo das Bermudas, na Praia do Canto. É lá que se concentra o maior agito das noites capixabas, principalmente aos finais de semana.

Caminhando pelas ruas você vai se deparar com muitas opções de bares, restaurantes e outras lojas. E essa é a melhor forma de encontrar o lugar que mais combina com a sua vibe.

Curtir uma noite de samba

Por falar em curtição, quem gosta de samba também precisa colocar essa atração no roteiro em Vitória. São duas boas opções para curtir bem no centro da cidade: o restaurante Mar e Terra, onde rola samba toda segunda-feira, e o bar e restaurante Casa de Bamba. Ambos com garantia de cerveja gelada e música boa.

Fazer a trilha do Mestre Álvaro

Para quem é trilheiro, mas não sabe o que fazer em Vitória, a capital também tem a trilha do Mestre Álvaro. Um dos percursos, com apenas 2h, leva até as Cachoeiras 3 Marias.

A trilha do Mestre Álvaro está entre as coisas para fazer em Vitória
Imagem/Reprodução Terra Capixaba


O que fazer em Vila Velha

Vitória e Vila Velha são cidades muito próximas uma da outra. Elas ficam separadas pela Terceira Ponte, com apenas 3,3 km de extensão. Por isso vale muito a pena conhecer Vila Velha também. Sendo assim, você pode conhecer ainda mais do Espírito Santo na sua viagem, que tal? 

Veja só como aproveitar a cidade vizinha e seus arredores:

Pegar uma praia na Praia da Costa

A Praia da Costa é uma ótima pedida para tomar um banho de mar e depois curtir o sol na areia. Você pode aproveitar que está por lá para almoçar uma moqueca no restaurante Atlântica ou comer caranguejo no Caranguejo do Assis (a batidinha e a casquinha de siri de lá também são bem famosas). Outra opção legal pós praia é o Castanheira Bar, no Parque das Castanheiras.

Além da Praia da Costa, outras opções de praias legais na cidade são a Praia do Bananal e a Praia Secreta.

Praia da Costa, Vila Velha
Image/Reprodução Loucos por Praia

Conhecer as ilhas Pituã e Itatiaia

Os passeios para conhecer as ilhas de Pituã e Itatiaia, partem de Itapoã (reconhecida pelo Google Maps como Praia dos Pescadores). 

Você pode ir nadando de Itapoã para Pituã, pois são cerca de 200 metros de distância. Ou então ir de barco, e para isso segue o contato dos barqueiros Murilo – (27) 99616-8514 ou Natacha – (27) 99740-6886.

Fazer SUP na Praia do Libanês

O pessoal da Sup Point dá aulas de stand up paddle na Praia do Libanês. Você pode aproveitar a oportunidade para aprender o esporte, ou alugar os equipamentos para remar por conta própria.

Subir no Morro do Moreno

Do alto do Morro do Moreno, se tem uma vista incrível de Vila Velha. A trilha para chegar até lá tem 1,3 km (ida), é toda inclinada e bem demarcada. Você também pode subir de bike se preferir.

Vista do Morro do Moreno, em Vila Velha
Imagem/Reprodução

Conhecer o Convento da Penha

O Convento da Penha é um dos principais pontos turísticos de Vila Velha. Lá de cima também se tem uma vista linda da cidade, mas você não precisa fazer trilha, pois o acesso pode ser feito de carro.

O que fazer nos arredores da cidade

Se tiver mais dias pela cidade, você pode aproveitar para conhecer outras praias ou até mesmo a região de montanhas do Espírito Santo!

Convênto da Penha, em Vila Velha
Imagem/Reprodução Convento da Penha

Conhecer o Parque Estadual Paulo César Vinha e Guarapari

O Parque Estadual Paulo César Vinha fica um pouco mais distante de Vila Velha, sentido Guarapari. Por lá, você pode fazer trilha, curtir lagoa e praia. É bem lindo!

Em Guarapari também tem lindas praias. Uma das mais bonitas, na opinião do Get Outside, é a Praia Enseada Azul, composta por três praias, Guaibura, Peracanga e Bacutia, e a Praia dos Padres.

Fazer aula de surf na Praia d’UIé ou na praia de Jacarípe

A Praia d’UIé é uma boa pedida para quem curte pegar onda. Por lá, você pode ter aula com o pessoal da Escola de Surf Profit. Se quiser agendar sua vaga, entre em contato com o Maurinho: (27) 99865-9602.

Um pouco mais afastada de Vitória, na praia de Jacaraípe, você também pode incluir mais aventura no seu roteiro, fazendo uma aula de surf com a  Moulin Surf School. Eles dão aulas todos os dias, e o material já está incluso.


Conhecer o Parque Estadual da Pedra Azul

Outra opção para fazer nos arredores de Vitória, é conhecer o Parque Estadual da Pedra Azul, a 92 km da capital, no município de Domingos Martins. 

Essa é a região serrana do Espírito Santo, e por lá você também pode fazer uma trilha para conhecer as piscinas naturais de Pedra Azul. 

Parque Estadual da Pedra Azul, em Vila Velha
Imagem/Reprodução


Onde se hospedar em Vitória

Agora que você já anotou o que fazer em Vitória, veja as nossas indicações para se hospedar muito bem na cidade:


Sleep Inn Praia do Canto

Localizado a apenas 1km da Praia do Canto, e a poucos metros do centro de convenções de Vitória, o Sleep Inn Praia do Canto é uma opção para ficar bem localizado durante a sua estadia.

Este hotel possui serviço de transfer, restaurante, bar e também academia.


Sheraton Vitória

Sheraton Vitória é uma opção de hotel com vista para o mar. Este é um hotel 5 estrelas, também localizado na Praia do Canto.

Além de quartos confortáveis, também oferece aos hóspedes um restaurante com cozinha internacional, bar, academia, sauna e piscina.


ibis Vitória Praia do Canto

Localizado próximo a região do Triângulo das Bermudas, o ibis Vitória também é uma boa opção para se hospedar bem na cidade.

O hotel conta com bar e restaurante, e ainda é pet friendly.


Comfort Suítes Vitória

O Comfort Suítes Vitória está a apenas 500 metros da Praça dos Namorados, e a 600 metros da Praia do Canto.

Alguns de seus quartos oferecem vista para o mar, e seu restaurante conta com uma excelente cartela de vinhos.


Triângulo Apart Hotel

Como o próprio nome sugere, o Triângulo Apart Hotel está localizado na região do Triângulo das Bermudas, em Vitória. É uma ótima opção para quem deseja curtir a vida noturna da capital.

Seus quartos contam com cozinha totalmente equipada, e os hóspedes também podem desfrutar de uma piscina no terraço, além de uma vista panorâmica.


Flat Home Experience Praia do Canto

Localizado entre a Praia de Camburi e a Praça dos Namorados, o Flat Home Experiencie Praia do Canto é uma boa opção para quem quer se sentir um verdadeiro local em Vitória. 

O apartamento possui vista para o mar e é totalmente equipado com cozinha, sala de estar, quarto, banheiro e varanda. Os hóspedes também têm acesso à piscina.


Onde comer em Vitória

E para provar a deliciosa comida capixaba, as nossas recomendações de restaurantes são:

  • Don Cameleone: badalado e com preço justo. A especialidade é pizza, e os drinks são muito bons;
  • Pier Aleixo: cozinha contemporânea, com ambiente sofisticado e vista para o mar;
  • Hanaya: um misto de restaurante japonês com balada;
  • Empório Joaquim: ótima pedida para brunch e almoço executivo (não tem muita opção veggie no menu);
  • Soeta: ambiente sofisticado com cozinha contemporânea;
  • Aleixo: comida contemporânea e ambiente requintado;
  • Eliah: restaurante grego com ambiente sofisticado;
  • Casa Graviola: comida saudável, como saladas e bowls; 
  • Café Bamboo: café cool, boa pedida para trabalhar;
  • Odara: outro café cool e bom para trabalhar;
  • Misturas Bar: um boteco delicioso, que fica embaixo de uma árvore;
  • Oriundi: bistrô com comida italiana tradicional;
  • Restaurante Natural Sol da Terra: self service com comida caseira, natural e vegana.

Não deixe também de comer um arroz de polvo em algum dos restaurantes da Curva da Jurema com vista para a praia. 


Onde se hospedar em Vila Velha

Se você quiser ficar alguns dias em Vila Velha, veja boas opções de hospedagens por lá:


Quality Suites Vila Velha

O Quality Suites Vila Velha é um hotel beira mar, com piscina no terraço.

Ele está localizado na Praia da Costa e fica próximo ao Convento da Penha.


Hotel Olympia

Localizado próximo da Praia de Itapoá, o Hotel Olympia também é uma boa opção para quem não sabe onde ficar em Vila Velha.

Os quartos são bem equipados e confortáveis.


A Casa Morro do Moreno 

A Casa Morro do Moreno é um B&B, localizado a apenas 400 metros da Praia da Costa.

É uma hospedagem com piscina, áreas comuns, e quartos privativos e compartilhados.


Pasargada Praia da Costa

Localizado em frente ao mar, o Pasargada Praia da Costa é um apartamento completo.

Os hóspedes podem desfrutar da piscina do condomínio e também usar o estacionamento.


Champagnat Praia Hotel

O Champagnat Praia Hotel fica na Avenida Principal de Vila Velha, a apenas 200 metros da Praia da Costa.

É uma acomodação completa e ainda aceita pets.


Onde comer em Vila Velha

Por fim, para você comer bem em Vila Velha, recomendamos as seguintes opções:

  • Cavendish Burger: um food truck que fica no Blu Food Park, em frente a Praia da Costa! Com vista privilegiada, é bom para comer carne, hambúrguer (tem opção veggie) e tomar uma cerveja. Fica uma vibe bem legal à noite;
  • Vila do Açaí: é o açaí preferido do Ale e da Duda em Vila Velha. Tem de tudo, inclusive açaí com creme de cupuaçu;
  • Restaurante Atlântica: para comer uma tradicional moqueca capixaba;
  • Caranguejo do Assis: ambiente animado, tem um caranguejo e uma casquinha de siri muito bons. Não deixe de provar as batidinhas de pitanga ou graviola;
  • Timoneiro: para experimentar o famoso camarão no coco;
  • Don Aguilar: culinária Argentina para você comer empanadas e carne, com um ambiente bem legal;
  • Castanheira Bar: boa pedida de boteco para o pós praia;
  • Pão & Companhia: ótima opção de padaria para tomar café da manhã;
  • Gol Burguer: O hambúrguer (tem opções veggie)! Lugar perfeito para o dia de enfiar o pé na jaca, pois as sobremesas são deliciosas. 
  • Santo Graal: padaria tradicional no centro de Vila Velha. É movimentada e conta com um ambiente externo bem legal;



Agora que você já sabe o que fazer em Vitória e Vila Velha, aproveite para incluir as nossas sugestões no seu roteiro. E se gostou das dicas, assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos como este e conhecer ainda mais destinos incríveis!



Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.