fbpx

Santa Catarina é um estado localizado ao sul do Brasil. Conhecido pelas suas lindas praias e também pelas montanhas, Santa Catarina possui 560 km de costa. Quando fomos planejar nossa viagem de motorhome pelas Américas, fizemos uma lista das praias mais bonitas de Santa Catarina que gostaríamos de conhecer.

Vale dizer que Santa Catarina tem praias para todos os tipos e gostos: para quem curte surfar, para quem gosta de badalação, para quem prefere praia deserta, etc. A lista que fizemos não é (nem poderia ser) exaustiva e também não está dividida por estilo de praia. Fizemos uma lista das praias que consideramos ser as mais bonitas de Santa Catarina e ponto.

Leia também: Os melhores acessórios de GoPro para Surf

Ilha do Campeche

Foto do Guia Melhores Destinos

A Ilha do Campeche, em Florianópolis, é um pedaço de paraíso localizado em frente à Praia do Campeche, considerada uma das praias mais bonitas de Santa Catarina. A visita à Ilha do Campeche é um dos passeios mais procurados em Floripa pela natureza exuberante da praia. Há um número máximo de 700 pessoas que podem visitar a Ilha do Campeche por dia, por isso se for conhecer a praia na alta temporada tem que chegar cedo para conseguir fazer o passeio.

A Ilha do Campeche é acessível de barco através da Praia do Campeche, da Praia da Armação ou da Barra da Lagoa. A Praia do Campeche é a mais próxima à Ilha do Campeche, o passeio saindo de lá para a ilha dura aproximadamente 15 minutos. Já o passeio saindo da da Praia da Armação dura aproximadamente 50 minutos e é feito pela Associação dos Pescadores. Por fim, o passeio saindo da Barra da Lagoa para a Ilha do Campeche dura mais ou menos 1 hora e 20 minutos.

Clique aqui para ver onde se hospedar próximo à Ilha do Campeche.

Para mais informações sobre os passeios e agendamento clique aqui para ver as dicas do Destino Florianópolis.

Lagoinha do Leste

A foto é da Pousada dos Chás

A Lagoinha do Leste é considerada uma das praias mais bonitas de Florianópolis. Localizada no sudeste da ilha de Florianópolis, a Lagoinha do Leste oferece uma paisagem deslumbrante e ainda bastante protegida, cheia de lagoas, cachoeiras, trilhas e mata nativa.

Não há estrada para acesso à Lagoinha do Leste, sendo necessário pegar uma trilha ou um barco para chegar lá. Para chegar à Lagoinha Leste de trilha são duas opções: saindo do Pantano do Sul, que fica a aproximadamente 2,2 km de caminhada, ou da Praia do Matadeiro, pela trilha de aproximadamente 6 km, que apresenta maior grau de dificuldade.

Clique aqui para ver onde se hospedar próximo à Lagoinha do Leste.

Para mais informações sobre a trilha para chegar na Lagoinha Leste clique aqui para conferir o post do Viagens e Caminhos.

Praia da Guarda do Embaú

A Praia da Guarda do Embaú, em Palhoça, é uma dos pontos mais alternativos e paradisíacos de Santa Catarina, com uma extensa faixa de areia, cercada de águas verdinhas, para acesso à praia é necessário atravessar o rio da Madre, que só dá mais charme ao lugar com os barquinhos de pescadores. A Praia da Guarda do Embaú é muito frequentada pelos surfistas e, além de estar entre as praias mais bonitas de Santa Catarina, a vila na Guarda do Embaú tem um charme especial.

A travessia pelo rio da Madre para chegar a praia pode ser feita de barquinho (o valor do trecho é de aproximadamente R$ 4) ou a pé mesmo, já que as águas do rio geralmente batem na altura do quadril.

A foto é do Destino Florianópolis

A região da Guarda do Embaú fica ao lado do Parque Estadual Serra do Tabuleiro, e o acesso à praia se dá pela Estrada da Pinheira.

Clique aqui para ver onde se hospedar na Guarda do Embaú.

Leia também: Dicas para conhecer a Praia do Bonete

Praia da Armação

Foto do Flickr

A Praia da Armação, em Florianópolis, também é um paraíso. Ao sul da ilha, com aproximadamente 3,2 km de extensão, a Praia da Armação é uma antiga vila de pescadores. A Praia da Armação faz divisa com a Praia do Matadeiro. No canto direito da Praia da Armação há uma passarela, que faz o caminho da vila para a praia. A paisagem da passarela é linda: de um lado a Praia da Armação e do outro a Praia do Matadeiro.

Clique aqui para ver onde se hospedar próximo à Praia da Armação.

Praia da Galheta

Foto do Vem Floripar

A Praia da Galheta ou Calheta, como também é chamada, é a única praia de nudismo de Florianópolis. A Praia da Galheta é uma praia praticamente deserta que fica dentro de um parque natural municipal, o que garante a preservação da mata virgem. O resultado é o título de uma das praia lindas de Santa Catarina, com muito verde em volta. O acesso à Praia da Galheta é apenas por trilhas, que saem da Praia Mole e da Barra da Lagoa. A trilha saindo da Praia Mole é a mais fácil, com 300 metros de distância. Já a trilha da Barra da Lagoa para Galheta tem aproximadamente 2 km.

Clique aqui para ver onde se hospedar próximo à Praia da Galheta.

Praia do Rosa

A Praia do Rosa já foi eleita pelo The Guardian como uma das dez melhores praias do mundo. A Praia do Rosa é uma das praias mais lindas de Santa Catarina, com cerca de 3km de extensão, que se divide em Rosa Norte, Lagoa do Meio e Rosa Sul. A Praia do Rosa também é o paraíso para os surfistas. Vale a pena passar uns dias por lá, o lugar é um charme.

Clique aqui para ver onde se hospedar próximo à Praia do Rosa.

Leia também: O que você precisa saber sobre a Praia da Ponta Negra

Barra de Ibiraquera

Foto da Pousada Flor da Barra

A praia da Barra de Ibiraquera também é conhecida pela sua beleza. Localizada em Imbituba, a praia é point de windsurfe e kitesurfe. No entorno da praia há dunas e rios, o que faz do cenário todo especial, digno de entrar para a lista das praias mais bonitas de Santa Catarina.

Barra de Ibiraquera fica do lado da Praia do Rosa, sendo acessível por trilha (de aproximadamente 5,5 km de caminhada) ou de carro. Se for passar o dia por lá vale a pena ver o pôr do sol na Lagoa de Ibiraquera, a favorita dos praticantes de windsurfe e kitesurf.

Clique aqui para ver onde se hospedar próximo à Barra de Ibiraquera.

Praia da Sepultura

Foto do Rafael Fernando Vieira

A Praia da Sepultura é uma praia de água calma e clara, localizada em Bombinhas. Separe o snorkel para explorar as águas em uma das praias mais bonitas de Santa Catarina. O nome da praia é em razão de uma lenda de que o corpo de um escravo teria sido enterrado ali. O acesso à praia é a partir de uma caminhada de aproximadamente 200 metros a partir do fim da Avenida das Garoupas.

Clique aqui para ver onde se hospedar próximo à Praia da Sepultura.

Praia da Ferrugem

A Praia da Ferrugem, situada em Garopaba, também é conhecida por ser uma das praias mais bonitas de Santa Catarina. A Praia da Ferrugem é daquelas de água cristalina e areia branca fina. A Praia da Ferrugem agrada a todos, de um lado o mar forma piscinas naturais e do outro o mar é agitado, onde se concentram os surfistas. A praia também é ponto de encontro para quem procura badalação, contando com diversos bares à beira da praia.

Clique aqui para ver onde se hospedar próximo à Praia da Ferrugem.

Veja abaixo o vídeo da nossa passagem em Santa Catarina por Florianópolis, Guarda do Embaú e Praia do Rosa:

Curtiu esse post?! Deixa um comentário pra gente!

Cadastre seu e-mail para receber as dicas de viagem e fotografia do GetOutside.

5 thoughts on “As praias mais bonitas de Santa Catarina

  1. Paulo says:

    Ale e Duda, tudo bem com vocês? Espero que sim. Gostaria de fazer-lhes uma pergunta sobre o motor home de vocês aqui neste espaço, devido não encontrar aonde comentar. Gostaria de saber porque está faltando pelo menos 1 ar condicionado e também a(s) teve (s), ou se ainda não sobrou dindim? ? Demais, está show a casinha de vocês. Um abração! !

    • Duda Cardoso says:

      Oi Paulo! Tudo bem? Obrigada pela pergunta. Nós não colocamos ar condicionado porque o motorhome é a base de energia solar, ai não é o suficiente. A gente colocou uma claraboia que tem segurado super bem o calor até agora, achamos que vai ser o suficiente para o calor, vamos ver quando chegarmos em lugares mais quentes. A TV nós também não quisemos colocar, ocuparia espaço, teríamos que gastar mais e nós não fazíamos tanta questão. Abraços e tudo de bom!!

  2. Pingback: A nossa história e porque decidimos viajar - GetOutside

  3. Pingback: 15 Livros de viagem para você se inspirar - GetOutside

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.