agreste-da-paraiba

Roteiro pelo agreste da Paraíba

Localizado entre a Zona da Mata e o Sertão, o agreste da Paraíba é mais um dos lugares incríveis do nordeste brasileiro. Com paisagens únicas, já foi cenário de grandes filmes nacionais, assim como da literatura de cordel. Além disso, é no agreste da Paraíba que acontece o maior São João do mundo.

As nossas dicas de hoje são sobre esse lugar especial, para você que quer conhecer ainda mais do nosso país. Confira!

Mulher caminha pelas ruas de Cabaceiras, no agreste da Paraíba


O que fazer pelo agreste da Paraíba

O Ale e a Duda conheceram o agreste paraibano pelo sentido norte-sul. Então, você pode se inspirar e fazer o mesmo trajeto, ou adaptá-lo de acordo com o ponto de partida da sua viagem. Veja abaixo as paradas imperdíveis nesse roteiro:

Araruna

Araruna é um município localizado na divisa entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba, é um destino perfeito para quem curte turismo de aventura. Isso porque lá você pode fazer rapel, escalada, trilhas, trekking e/ou voar de asa delta ou parapente. Inclusive, Araruna é considerado um dos melhores lugares do mundo para praticar voos de longa distância no esporte.

A dica da Duda e do Ale é fazer a trilha da Pedra da Boca, localizada no Parque Nacional de mesmo nome. A Pedra da Boca tem 336 metros de altura (se você quiser, pode fazer rapel) e a trilha tem 800 metros, cerca de 3h de caminhada. 

Além disso, no Parque Nacional da Pedra da Boca você também pode conhecer grutas, cavernas e até sítios arqueológicos com pinturas rupestres.

 

Campina Grande

É em Campina Grande que acontece o maior São João do mundo, e a cidade atrai milhares de turistas em tempos de festas juninas. Mas fora isso, por lá você também pode conhecer alguns pontos turísticos importantes, olha só:

Parque do Povo

Sede das festas de São João, o Parque do Povo fica no centro de Campina Grande. É um espaço bem grande, com diversos palcos, praça de alimentação, barraquinhas, entre outros. Antes de ir, vale a pena conferir se está rolando alguma programação no local.

Açude Velho

Ponto de referência na cidade, o Açude Velho já foi a principal fonte de abastecimento de água em Campina Grande. 

Atualmente, é um ponto turístico e histórico, com calçadão e várias atrações pelo entorno. Entre elas, está o monumento a Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro.

Museu de Arte Popular

O Museu da Arte Popular é imponente, assim como toda obra de Oscar Niemeyer. Ele foi projetado com três salas circulares e, por isso, é popularmente chamado de Museu dos Três Pandeiros. 

Cada uma dessas salas celebra a cultura nordestina e paraibana: música, cordel e artesanato.

Vila Sítio São João

A Vila São João também é muito procurada pelos turistas. Ela é composta por diversos cenários que reproduzem uma vila rural, como casa de farinha, engenho, igreja matriz, entre outros.


Cabaceiras

Padaria onde foi filmado O Auto da Compadecida, em Cabaceiras, agreste da Paraíba

Cabaceiras é a “Roliúde Nordestina” e você não pode deixar de incluí-la no seu roteiro pelo agreste da Paraíba! A cidade foi cenário de muitos filmes nacionais, sendo “O Auto da Compadecida” o principal entre eles, e por lá você pode conferir:

  • A icônica placa Roliúde Nordestina: localizada bem na estrada de acesso à cidade de Cabaceiras. Sem dúvidas, é parada obrigatória para tirar foto;
Placa Roliúde Nordestina
  • Memorial Cinematográfico de Cabaceiras: um pequeno museu que abriga exposições permanentes dos filmes produzidos na região.
Memorial cinematográfico de Cabaceiras

O acervo conta com fotos e objetos das gravações;

  • Casa Zé de Cila: Zé de Cila é uma celebridade local. O senhor José tem uma loja de artesanatos onde se encontra de tudo. Além disso, ele foi dublê do ator Rogério Cardoso, que fez o padre João em “O Auto da Compadecida”, e também foi figurante em algumas outras produções;
  • Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição: a igreja usada nas gravações de “O Auto da Compadecida”.

Em Cabaceiras, também vale muito a pena ir conhecer o Lajedo do Pai Mateus, a cerca de 30 minutos do centrinho da cidade. O Lajedo do Pai Mateus é uma elevação rochosa com vários blocos de granito arredondados que pesam cerca de 45 toneladas!

Lajedo do Pai Mateus, em Cabaceiras

Como fica no Hotel Fazenda Pai Mateus, uma propriedade particular onde você pode se hospedar e/ou almoçar, são cobrados R$30 por pessoa para acessar o local. 

Vale dizer que o melhor horário para ir é no fim da tarde, para pegar o pôr do sol que é incrível por lá!

Agora que você conferiu as dicas para curtir o agreste da Paraíba, veja só como foi a viagem do Ale e da Duda para você se inspirar:


Filmes que se passam no agreste da Paraíba

Separamos uma lista com algumas produções gravadas em Cabaceiras, para te ajudar a entrar na vibe da viagem antes de pegar a estrada:

  • Sob o Céu Nordestino (1929);
  • O Auto da Compadecida (2000);
  • Cinema, Aspirinas e Urubus (2005);
  • Canta Maria (2006);
  • Onde Nascem os Fortes (2018).



E aí, gostou de saber mais sobre o agreste da Paraíba? Então aproveite e compartilhe as nossas dicas com quem também tem vontade de conhecer esses lugares incríveis!



Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.