IMG_0480

Sugestão de Roteiro de 15 dias pela Índia

Definir um roteiro e quais cidades visitar nesse país imenso e tão rico como a Índia não é uma tarefa muito fácil.

Para ajudá-los, vou compartilhar meu roteiro, que dediquei exclusivamente ao norte do país.

O mapa abaixo ilustra o meu roteiro e todos os lugares que visitei. Basicamente, além do famoso triângulo dourado (Delhi, Jaipur e Agra), incluí as duas cidades mais ao norte (Amritsar e McLeod Ganj) e a caótica Varanasi, um dos lugares mais imperdíveis da Índia.

Leia também:
10 coisas que você precisa saber antes de ir para a Índia
Como tirar visto para a Índia
Principais golpes a turistas na Índia
O que fazer em Delhi

Você já segue o blog no Instagram? Clique aqui e diga o que você acha das minhas fotos.

Meu roteiro foi feito da seguinte forma: Delhi (1 dia) > Amritsar (2 dias) > McLeod Ganj (2 dias) > Delhi (1 dia) > Jaipur (2 dias) > Agra (1 dia) > Delhi (3 dias) > Varanasi (2 dias) > Delhi.

Amritsar

Amritsar foi a primeira parada do meu roteiro na Índia. Cheguei do Brasil por Délhi e, no mesmo dia, peguei um voo para Amritsar. Para comprar passagens de avião internas na Índia, usei o Skyscanner, onde você pode pesquisar e compras passagens de inúmeros lugares do mundo sem pagar taxa de intermediação.

Leia Também: Qual a melhor câmera para viagem em 2019

Amritsar fica na fronteira com o Paquistão e é conhecida por ter um dos templos mais sagrados da religião Sikh. Foi certamente um dos melhores lugares desse meu roteiro pela Índia. Recomendo que você leia meu post sobre as 5 coisas que você deve fazer em Amritsar.

Amritsar

De lá, peguei um trem para Dharamshala, uma experiência que certamente não é para qualquer um. Para saber como comprar passagens de trem na Índia, recomendo a leitura do post que fiz sobre o assunto.

Eu recomendaria você passar 2 dias por Amritsar e partir para McLeod Ganj. Esse trajeto até McLeod Ganj pode ser feito de trem, ônibus ou avião, já que tanto Amritsar como McLeod Ganj possuem aeroportos (o aeroporto de McLeod Ganj é, na verdade, o aeroporto de Dharamshala).

McLeod Ganj

McLeod Ganj é onde está exilado o governo do Tibete e o Dalai Lama. É uma ilha de cultura tibetana cravada na Índia, em um contraste muito interessante de se presenciar.

Trata-se de um pequeno vilarejo numa região montanhosa com um atrativo turístico muito grande. Dharamshala, a principal cidade mais próxima de McLeod Ganj possui aeroporto próprio para quem não quer se atrever a pegar trem ou ônibus.

Mcleod Ganj

2 ou 3 dias por aqui é suficiente. Daqui, peguei um voo para Delhi, de onde parti, posteriormente, para Jaipur, também de avião.

Jaipur

Jaipur é a principal cidade do Rajastão, que também possui estação de trem e aeroporto próprio, o que facilita o acesso.

3 dias em Jaipur é suficiente para você conhecer as principais atrações da cidade.

De lá, pegue um trem para Agra. São várias as opções de horário e classes de trem disponíveis, então você não deverá ter problemas. Essas duas cidades são duas das principais cidades turísticas da Índia e, por isso, esse trajeto de trem possui vários turistas estrangeiros.

Para saber como comprar passagens de trem na Índia, recomendo a leitura do post que fiz sobre o assunto.

Agra

Agra é a terra do Taj Mahal e, fora isso, é uma cidade comum da Índia. Os turistas normalmente vão à Agra de trem, dada a sua proximidade de Delhi, o que faz o trajeto de trem ser relativamente curto e tranquilo.

Como falei, cheguei de trem vindo de Jaipur, num trajeto noturno, chegando em Agra logo pela manhã. Passei o dia em Agra e, no mesmo dia, à noite, parti de trem para Délhi. Acredito que um dia apenas é suficiente por aqui, já que, como disse, fora o Taj Mahal, não há muito o que ser visto em Agra.

De Agra, pegue um trem para Delhi.

Para saber como comprar passagens de trem na Índia, recomendo a leitura do post que fiz sobre o assunto.

Delhi

Cheguei em Delhi logo à noite, vindo de Agra e passei 3 dias conhecendo a cidade. Delhi é a uma das maiores cidades do mundo e, em razão disso, você poderia passar mais tempo explorando. Contudo, como o tempo era curto, fiquei apenas 3 dias, o que foi suficiente para conhecer as principais atrações da cidade.

Em seu roteiro, você pode optar por deixar Delhi para o final, já que seu voo de retorno provavelmente sairá daqui.

A minha trip incluiu uma visita de 4 dias ao Nepal, então, originalmente, peguei um voo de Delhi para Kathmandu e, de Kathmandu, voltei de avião para Varanasi. Contudo, se sua viagem não permite fazer uma esticada até o Nepal, sugiro que você pegue um voo ou trem para de Delhi para Varanasi.

Em Delhi, fiquei hospedado em dois hostels diferentes. O Zostel, que é uma rede conhecida e grande na Índia, e no Madpackers Hostel. Resumindo, o Zostel é legal e relativamente bem localizado, mas achei os quartos e a estrutura muito precários.

Já o Madpackers foi uma das mais gratas surpresas na Índia. Não só foi o lugar mais limpo e organizado que fiquei na Índia (o que é difícil de acontecer), mas também foi um dos melhores hostels que eu já conheci. Você dificilmente sairá desapontado de uma estadia por lá! Se você decidir fazer uma reserva no Madpackers, peço que use esse link AQUI para ajudar o blog. Você não paga nada a mais na sua reserva, mas o booking.com paga uma pequena comissão para o blog (obrigado!).

Varanasi

Varanasi foi a última cidade do meu roteiro a ser visitada na Índia. É o caos na terra! Para saber mais sobre minha passada por lá, recomendo uma lida no post que escrevi sobre o que fazer em Varanasi.

Varanasi

Varanasi é uma cidade única na Índia e eu gostaria de ter mais tempo para explorá-la. Contudo, 2 dias completos aqui são suficientes para você conhecer os principais pontos da cidade e experimentar um pouco dessa loucura.

De Varanasi, voltei de avião para Delhi, onde minha viagem para a Índia terminou.

Para ver todos os posts da minha viagem para a Índia, clique aqui.

E se você puder ajudar o blog, use nossos links para fazer reservas no Booking.com, para aluguel de carro no Rentcars, e para seguro viagem dá uma lida no post que fiz analisando os melhores seguros para trilhas e aventuras em geral.

16 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.