Sou um fã incondicional da GoPro e levo a minha para qualquer lugar.

Além de utilizar a GoPro na prática de esportes, uma das coisas que mais gosto de fazer é a técnica conhecida como time lapse.

Para quem não sabe, time lapse é a técnica onde você tira inúmeras fotos em sequência, utilizando posteriormente um software de edição para criar um vídeo dessas fotos em sequência.

Uma dica: Recentemente, descobri um curso específico de uma escola de fotografia voltado para GoPro (não tinha visto algo assim antes). Se você tem interesse, recomendo que deem uma olhada no site da escola clicando aqui. O curso cobre vários aspectos da GoPro, incluindo edição com o GoPro Studio.

Leia também:
Qual a melhor configuração de vídeo para GoPro
Mergulho com GoPro: Não esqueça do filtro

Como editar seus vídeos de GoPro
Quais os melhores acessórios para GoPro
Como tirar boas fotos com sua GoPro

Caso você queira receber outros posts sobre GoPro como esse, coloque seu e-mail abaixo e receba diretamente em sua caixa de entrada:

Receba os posts por e-mail




Um exemplo disso é o vídeo abaixo, que fiz no por do sol do South Pointe, em Miami:

E como fazer um time lapse usando a GoPro?

Time lapse com uma GoPro

Até a Hero 3+ o procedimento era o mesmo, mas as Hero 4 possuem um método diferente. Assim, irei reportar aqui o procedimento para cada modelo:

Você já segue o blog no Instagram? Clique aqui e diga o que você acha das minhas fotos.

Time lapse com a Hero 3 e 3+

Usarei a versão da minha GoPro como exemplo (Hero 3+ Black Edition), mas a usabilidade da câmera é basicamente a mesma para todas as versões.

A GoPro possui basicamente 4 modos: Vídeo, foto única (single), foto contínua e time lapse. A função time lapse é aquela com o seguinte ícone:

time lapse

Na Hero 3+ Black Edition é possível tirar foto em 7 intervalos de tempo: 0.5, 1, 2, 5, 10, 30 e 60 segundos. Isso significa que se você escolher a opção 5 segundos, por exemplo, a câmera irá tirar uma foto a cada 5 segundos. E como saber qual o melhor intervalo para o seu time lapse?

Intervalos de tempo

Como falei acima, você pode escolher entre 7 intervalos de tempo para o seu time lapse, e o intervalo de tempo ideal vai depender da cena que você irá fotografar e do efeito que você quer dar no vídeo final. Um intervalo de tempo pequeno (0,5 segundos, por exemplo) trará uma cena com mais detalhes e é ideal para cenas de curta duração, onde você deixará a câmera por pouco tempo tirando fotos.

Intervalos mais longos são recomendados para cenas mais longas, quando você deixará a câmera por muitas horas tirando foto.

time lapse

Para escolher o seu intervalo de tempo, vá até as configurações (ícone da ferramenta) e depois até o ícone do time lapse, que é o mesmo da foto que postei acima. Clique com o shutter (botão usado para tirar foto) e escolha o seu intervalo de tempo.

A Prática

Depois de escolhido o intervalo de tempo, é hora de partir para a prática e aí use e abuse da sua criatividade. Você pode fazer um time lapse em inúmeras situações cotidianas, como por e nascer do sol, carro em movimento, movimento das ondas, barcos, pessoas e praticamente tudo que se move.

A dica é sempre usar cenas onde você tenha algum elemento em movimento para que você consiga passar o que o time lapse se propõe a fazer, que é “acelerar” a cena.

time lapse

Uma dica importante é que você consiga manter a câmera numa posição estável e para isso vale usar tripé, pedras, árvore e qualquer coisa que mantenha a câmera na mesma posição.

Time lapse com a Hero 4

Para a Hero 4, o procedimento é semelhante.

Basicamente, temos 3 modos de uso da Hero 4: Vídeo, foto única (single) e foto contínua.

O time lapse encontra-se dentro do modo contínuo, assim como o burst e o night time lapse

Clique no botão frontal até chegar à opção de foto contínua (depois da Single). De fábrica, o modo que estará lá é o burst. Quando tiver chegado no modo, pressione o botão lateral e um menu irá abrir.

Na primeira opção do menu (“Mode”), clique com o botão principal (o shutter, aquele que tira a foto) até chegar em Time Lapse ou Night Time Lapse, caso você queira usar o modo noturno de time lapse.

A segunda opção do menu é o intervalo de tempo, onde você possui intervalos de 0,5 a 60 segundos (ou seja, uma foto a cada 0,5 ou uma foto a cada 60 segunndos).

Existem outras configurações que você pode ajustar, conforme o seu gosto e as condições em que o seu time lapse será produzido.

Depois daí é só voltar para o menu principal e escolher a opção Time Lapse, que estará disponível no menu principal (após foto single) e começar seu time lapse.

Uma das grandes novidades das Hero 4 é o modo noturno de foto, onde você pode controlar o tempo de exposição da foto. Para quem tem pouca familiaridade com foto noturna, em razão da pouca quantidade de luz você precisa programar a câmera para tirar a foto de forma um pouco mais demorada. Câmeras com mais recursos técnicos sempre tiveram essa funcionalidade, mas na GoPro isso é novidade.

Usando esse modo de foto noturna você pode tirar fotos com exposição (tempo de duração da foto, permitindo mais luz na câmera) até 30 segundos e, obviamente, fazer time lapse noturno dessas fotos. Testei essa funcionalidade na última viagem que fiz e o resultado ficou muito legal:

Edição

Depois de tirar suas fotos, é hora de transformá-las no vídeo. E para editar esse vídeo, eu uso o próprio software fornecido pela GoPro para edição de vídeos, o GoPro Studio.

Esse software pode ser baixado gratuitamente no próprio site da GoPro.

Passe suas fotos para o computador e abra o programa. Clique em “Import New Files” e selecione todas as fotos do seu time lapse.

time lapse

O software automaticamente irá organizar as fotos do time lapse em um único clipe e aí basta você editar e exportar o vídeo. Fique à vontade para incluir uma música e testar suas habilidades na edição de vídeo.

Dica extra: Timer

Aos que querem ir um pouco mais além, o uso de um timer de cozinha dá um efeito muito legal de movimento no time lapse. Essa é uma solução barata e caseira, basta usar o adesivo de mount da GoPro e montar a câmera no topo do timer.

Na hora de fazer o time lapse, inicie o timer e deixe a câmera rodar enquanto tira fotos. Usei essa técnica no vídeo que editei em Punta del Diablo, no Uruguai.

Abaixo, algumas fotos da minha GoPro em ação com o timer de cozinha:

Se você estiver precisando de seguro viagem com cobertura para equipamentos eletrônicos, sugiro que deem uma lida no post que fiz sobre o melhor seguro de viagem de aventura. Lá tem dicas de seguradoras (a World Nomads) onde você pode segurar sua GoPro em suas viagens.

Se esse post te ajudou de alguma forma, curte e compartilha clicando nos botões abaixo. É de graça e fará um blogueiro muito feliz!

77 COMENTÁRIOS

    • É possível sim, Thiago. Essa versão também possui a função time lapse, mas os intervalos de tempo são diferentes. Enquanto alguns modelos te permitem tirar de 1 foto a cada 0,5 segundos até 1 foto a cada 60 segundos, essa versão permite apenas 1 foto a cada 0,5 segundos.

      Mas isso talvez não seja um problema, pq na hora de editar o time lapse, caso você queira usar um intervalo maior de tempo, basta excluir algumas fotos da sequência. Vai ser bem mais trabalhoso, mas é uma saída!

      Abs

  1. Olá, estou com um problema. Ja fiz lapsos de tempo com a GoPro e uso o Gopro Studio para formar o vídeo, mas não consegui com nenhum programa converter esse vídeo para um formato que dê para postar no instagram.
    Você sabe de outro programa que eu possa juntar as fotos para formar o vídeo ou sabe o que devo fazer de diferente para conseguir postar o time lapse no instagram?

    obrigado.

  2. oie td bem.. não consigo colocar o timer na minha gopro hero 4 black.. esse icone não aparece.. só tem o foto/video/configurações e aquele q tira 7293829 fotos por segundo ahhaha… queria saber como eu posso colocar e se a 4 black tem… beijos

  3. Boa noite Alessandro, será que pode me ajudar?
    Após filmar o timer laps na gopro 4 silver e baixar para o PC não consigo rodar ela em nenhum programa, somente visualizo na tela dela mesmo, será que é problema no formato? eu uso um macbook tentei rodar no vlc e no quick time tbm mas fica tudo preto! valeuu

    • Fala Yuri, você editou o timelapse em algum editor de vídeo? Primeiro você precisa fazer isso, pq o timelapse nada mais é do que muitas fotos em sequência que você precisa transformar em vídeo com um editor (como o GoPro Studio da própria GoPro). Se sim, em qual formato você exportou o vídeo?

  4. Oi Alessandro!
    Entao, estou encantadissima com suas fotos e com seu blog. Sou apaixonada por fotos, comprei a gopro hero4 silver e estava procurando o time-lapse igual o da hero 3 black so que nao encontrei de jeito nenhum e tenho procurado aqui na web mas nao entendo muito bem ainda mais que nao sei mexer direito! Você saberia me explicar?! Muito obrigada!

  5. Boa tarde!
    Parabéns pelo blog. Tenho hero 5 black e tenho feito alguns vídeos de dentro da cabine e o resultado do que esta do lado de fora não fica muito legal, acho que a cam esta focando no que ela “vê” dentro e nao fora…. tem alguma dica para isso??? Vou tentar tbem um lapse para ver com como fica….
    Obrigado
    Forte abraço

  6. Fala Alessandro, blz? Pow, eu já fiz alguns time lapses, mas sempre com as fotos importadas direto da câmera(black 3+). Porém, o ultimo que eu fiz eu precisei dar uma editada, pois o horizonte ficou torto, mas quando eu faço a conversão (2º step no gopro studio) o vídeo fica sem imagem, todo preto!! As fotos editadas permaneceram em JPEG. com tamanho menor do que as originais, de 2 MB para 1,5 MB em média, o que não deveria interferir. Ocorre que as dimensões diminuíram um pouco com a edição, mas mesmo depois que eu coloquei as medidas anteriores, o problema continuar a acontecer. Velho, eu já fiz e li um monte de coisa, mas não consigo resolver. Já teria desistido, se não fosse o fato de ser o melhor time lapse que eu já fiz, as fotos ficaram lindas!

    Grande, se vc tiver alguma sugestão ou já tenha passado por algo parecido e puder me dar uma luz, eu ficaria muito agradecido.

    E, parabéns pelo post, tem umas dicas bem interessantes.

    Desde já, agradeço a atenção.

    • Puxa, Joshua, isso nunca aconteceu comigo, mas estou sentindo sua dor hehe!

      Se você faz diretamente sem editar as fotos ele dá certo? Talvez uma saída seja fazer o timelapse direto, sem qualquer edição nas fotos, e depois tentar editar o vídeo. No premiere pro você pode editar o vídeo para acertar o horizonte, por exemplo. Você pode editar cor, brilho e tudo mais por lá também.

      Comenta aí depois se isso funciona pra galera saber e vamos falando pra pensar em uma saída, agora fiquei curioso pra ver esse timelapse!

      Abração!

      • Cara, talvez eu tente editar no vídeo como vc sugeriu, mas antes eu irei aguardar a resposta do Suporte da GoPro, pra ver se eles dão uma solução mais permanente para o problema. De qualquer forma, valeu por ter respondido tão rápido!E, pode deixar que eu volto para dar um feedback pro pessoal e, se tudo der certo, compartilhar O time-lapse!! hahaha

        • Após uma série de e-mails padronizados enviados pelo Suporte da GoPro, com respostas que não se aplicavam ao meu caso, resolvi seguir a sua sugestão de utilizar o premiere pro. Porém, diante dos infinitos recursos que o programa fornece, que consomem o tempo de uma maneira surreal ( passei mais de 4 hrs aprendendo a utilizar, e acabei aprendendo muita coisa), optei por dar mais uma chance pro Go Pro Studio, por ser mais simples e objetivo. Infelizmente tive que abrir mão das fotos editadas, e acabei fazendo o vídeo com as fotos originais que estavam com o horizonte desalinhado. Eu utilizei o que eu aprendi no premiere e dei zoom na imagem e em seguida a “rodei” , o que possibilitou o alinhamento do horizonte. Se eu tivesse mais paciência teria feito o vídeo no premiere, mas eu não tenho!! Podia ter ficado melhor, mas até que ficou legal… o que vale é a paisagem, né?! https://www.youtube.com/watch?v=aLdldfY0Egs

  7. Boa Tarde, Alessandro!
    Fico feliz em ver que nao sou a única que fica perdida com a gopro rs… Comprei a 4 silver faz um mês , e estou apanhando para saber usar. Tentei usar o time lapse mas muitas imagens ficaram tremidas. Nao da para usar ele com a câmera em movimento? E outra coisa, como faço para ativar a fotografia automática ? Por exemplo , se quero tirar foto com o bastão de selfie … Obrigado !

    • hehe Taina, até eu sou perdido as vezes, relaxa! Você pode fazer timelapse em movimento sim, mas é bom deixar a câmera o mais estável possível. Um jeito legal de fazer timelapse em movimento é prender no carro, por exemplo. A câmera vai tremer, mas a câmera está na mesma posição sempre.

      Pra tirar selfie, você pode usar o modo timelapse também. Coloca foto a cada 2 segundos, por exemplo, aperta o botão para tirar as fotos, tira as selfies e depois para.

    • Caio, depende de várias coisas (quais ocasiões você vai usar, seu orçamento, etc). A Hero 3+ black é mais barata, mas não deixa a desejar, então se você não conhece a GoPro ainda e tá querendo testar, talvez gastar um pouco menos no início seja uma boa e, se você gostar, futuramente pode investir nas próximas versões. Para ser bem honesto, a Hero 3+ black e a 4 Silver são praticamente iguais em termos de performance, com pouquíssimas diferenças (a 4 tem bluetooth e a tela embutida, coisa que a 3+ black não tem)

      A Hero 4 Silver já vem com a tela, o que supostamente gastaria mais bateria se comparado com a Hero 3+black, que não tem tela inclusa, contudo, pelos comparativos, o tempo de duração da bateria é muito próximo, então nesse aspecto não tem muita diferença também. Espero ter ajudado e qualquer dúvida escreve aí!

      Abraço!

  8. Olá, parabéns, achei bastante interessante seu Post.
    Estou com uma dúvida. Eu vou praticar um esporte radical e tenho a opção de fazer um vídeo e depois fazer print ou 1 foto a cada 5 segundos. Mas sera que a resolução dessa foto uma fica muito baixa já que é um print de video? Em sua opinião qual modo compensa mais?
    😉

    • Print de vídeo é complicado, viu?! Já vi alguns prints de vídeo que ficaram legais, mas a qualidade dificilmente é a mesma da foto. Eu sempre tenho esse mesmo dilema que você está relatando, então o raciocínio que eu faço é: O que será mais legal compartilhar com os outros? A foto ou o vídeo desse momento? Se você quer muito compartilhar os dois, então vai de vídeo + print.Mas qual é a sua GoPro? Porque, dependendo do modelo, existe um jeito de fazer foto e vídeo ao mesmo tempo. Abs!

  9. Cara, tenho visto várias dicas no seu site, mas não acho a opção time lapse igual à que você indica aqui na Hero4 Silver.

    O que eu acho é o modo burst, qual tira de 10 a 30 fotos em um segundo!!! Mas eu quero o modo que tira 1 foto a cada segundo por exemplo, você sabe se é possível na minha gopro?

    Obrigado

  10. Boa tarde cara, eu tb estou com a mesma dificuldade do Tarcisio Campos e da Mariana. Antes eu tinha uma hero 3+ black e configurava para a câmera ir fazendo fotos a cada 5 segundos, 10 segundos…. sempre colocava a câmera na frente da prancha de SUP e ia fazendo várias fotos…. agora estou com uma gopro hero4 silver e não consigo achar essa mesma função nela. Já tentei de tudo. No modo time lapse ocorre o mesmo que a Mariana comentou…. “quando eu aperto para tirar as fotos ela tira várias, no espaço de tempo que eu configurei (10 segundos, por exemplo), mas depois eu só consigo visualizar a primeira foto…” no modo burst, parece que fará o mesmo que na hero3 black, mas ou a foto sai tremida ou parece não sair todas as fotos disparadas. Tô procurando vídeos explicativos, tutoriais ou dicas para resolver isso e não acho. Se puder por favor me ajudar…. Esse fds por exemplo fiz uma viagem irada e não consegui tirar uma foto (selfie) usando o bastão por não saber como faz…..

    • Talles, estou com uma Hero 4 black agora, e para acessar o timelapse você vai no botão lateral e escolhe o modo. Lá, já na primeira opção, você pode escolher timelapse, burst ou night timelapse. Se escolher timelapse, a opção logo abaixo é o intervalo de tempo das fotos. Sobre a visualização, você está referindo no app ou no pc? Abs!

  11. Bom dia, Quero fazer um Time Lapse de uma obra grande que perdurará por 8 meses. Tem algumas dicas? Algo como fazer backup das imagens sem mexer na câmera? Algo como capturar menos fotos por dia. etc
    Obriado

    • Fábio, você terá algumas dificuldades com a GoPro, especialmente em razão da bateria. Mas vamos lá! Certamente você terá que tirar poucas fotos por dia, já que o time lapse será longo. Você terá que investir em um cartão de memória grande para poder armazenar a grande quantidade de imagens. Acredito que não será necessário o backup, já que existem cartões de memória que suportam um time lapse longo. Seu maior desafio será a questão da bateria. A GoPro funciona, ou seja, vai continuar tirando foto enquanto está sendo carregada, então você terá que deixar ela carregando continuamente. Você terá que proteger a câmera do tempo (não sei se sua obra é externa) também, já que ela ficará fora da caixa de proteção, pois precisará ficar com o carregador plugado. Eu nunca testei time lapses de longa duração com a GoPro, mas sei que existem algumas pessoas que fizeram e deu certo. Se você der um Google certamente encontrará alguns artigos explicando melhor como fazer! Abs!

  12. Valeu pela dica! Gostaria de tirar uma dúvida, tenho a Gopro 4 Silver, e verifiquei que no modo timelapse ou burst ela tem capacidade de tirar uma quantidade maior de fotos do que o modo foto single, Ex. no moto burst ela demostra capacidade de 1400 fotos, enquanto eu mudo para o modo Single a capacidade passa a ser de 580. As configurações dos modos estão a mesmo, 12MP. Sabe dizer porque? A qualidade do modo single é superior ao do moto timelapse? Tem como tirar self usando o modo single sem usar o app ou o controle? Obrigado. Abç!

    • Juliano, boa pergunta!
      Fui pesquisar e vi que a qualidade do modo single seria um pouco melhor que burst e timelapse, o que está ao contrário do que você disse. Que estranho! No blog do Abe Kislevitz tem um artigo que destrincha bem a Hero 4 e fala disso (http://abekislevitz.com/understanding-photos-in-the-hero4/)
      Sobre tirar selfie com o modo single, acredito que você esteja se referindo a usar a câmera no bastão (pau de selfie), certo? Não vejo outro jeito de tirar sem ser com o app ou o controle. Quando eu vou tirar sempre uso o modo timelapse ajustando o intervalo de tempo para algo como 1 ou 2 segundos.
      Abs!

      • Alessandro, havia dito que no modo timelapse e no modo burst ela consegue tirar uma maior quantidade de fotos que no modo single, então isso significa que no modo timelapse/burst o tamanho(MB) da foto é menor que no modo single, dessa forma, dá a entender que se no modo single as fotos são maiores (MAIS MB) elas são também melhores, assim, fica correto o que vc verificou no blog referido acima. Vi que uma foto no modo Single ela tem um tamanho aproximado de 3,5MB, e no modo timelapse tem um tamanho de aprox. de 2,4MG, por isso eu disse que a Gopro consegue tirar maior quantidade de fotos no modo timelapse/burst que o modo Single. Mas você que já tem experiência com a Gopro, vc vê diferença na qualidade das fotos tiradas no modo Single e no modo Timelapse ou Burst? Queria tirar boas fotos, mas não queria ficar usando celular, pois pode cair na água e nem queria comprar o controle, porque, assim várias fotos iria aparecer alguem segurando o controle na hora do self. Então gostaria que vc respondesse se vc vê alguma diferença na qualidade das fotos tiradas no modo Single x modo Timelase ou Bust. Obrigado, abrç!

  13. Alessandro, fiz um teste aqui em casa tirando uma foto no modo Single e outra no modo Timelapse, coloquei no tripé e fiz 2 fotos na mesma cena, baixei as 2 fotos para um Tablet Samsung S 8.4, ele tem uma ótima resolução. Não notei diferença na qualidade das 2 fotos, as 2 ficaram boas. Talvez foto no modo Single perceberia diferença se fosse se fosse para imprimir ou fazer alguma edicção, acredito essas fotos tiradas só ver no tablet ou celular não dá pra perceber diferenças, desta forma, tirando fotos no modo timelaspe tem algumas vantagens como: 1. Qualidade aparentemente a mesma do modo Single. 2. Ocupa menos espaço no cartão de memória. 3. Consome menos quantidade da bateria (considerando que no modo single usaria o app e o wifi para tirar selfs) 4. Não preciso ficar segurando celular, nem controle. E aí o que acha? rsrsrs, valeu!

  14. Boa tarde Alessandro! Estava dando uma olhada na capacidade de fotos que dá para tirar com o time lapse, e percebi que no visor diz a quantidade aproximada de fotos que dá tirar de acordo com a capacidade livre no cartão de memória, só que quando eu mudo a resolução do timelapse de 12Mp para 7Mp ou de 7Mp para 5Mp, a quantidade de fotos que daria para tirar permanece a mesma. Se a resolução da foto de 5Mp é menor que o de 12Mp então no visor deveria aumentar a capacidade de fotos quando eu mudasse a resolução do timelapse de 12Mp para 5Mp. No modo Single já fica uma questão lógica, se está em 12Mp e mudo para 7Mp, no visor aumenta a capacidade de fotos que cabe no cartão, se está em 7Mp e mudo para fotos de 5Mp a quantidade torna aumentar novamente, e isso não ocorre no modo Timelapse, é como se o arquivo das fotos no modo timelapse de 5Mp, 7Mp e 12Mp fossem do mesmo tamanho. E o mais estranho, fiz o teste no modo Timelapse com resolução de 12Mp e outro timelapse com resolução de 7Mp. As fotos tiradas com 7Mp teve o tamanho do arquivo de 2,5Mb enquanto que o de 12Mp teve o tamanho de 2,0Mb, será o que tem de errado? Uma foto de 12Mp não era pra ter o tamanho do arquivo maior que uma foto de 7Mp? As fotos foram tiradas em um tripé com a mesma cena, mesmo horário e mesma configuração. Uso um cartão Sandisc Ultra Classe 10 32GB. Sabe de algo sobre isso Alessandro? Desculpe pelo tamanho do texto…rsrsr. Valeu!

  15. Oi, Alessandro. Tudo bem?

    Recentemente ganhei a minha câmera, ainda estou aprendendo a pegar o jeito dela ( ela não tem visor). Já sofrer um bocado com a angulação que pra mim estava perfeita e quando passei pro pc saíram uma negação!
    Mas o que eu queria te perguntar seria a respeito do menu dela. Tem algumas funções que não faço ideia pra sejam, tipo o quik capture e o up down. O que eu faço com isso?
    Ah, você me esclareceu bastante a respeito da diferença entre o burst e o time lapse. Obrigada!

    • Oi Luciana, tudo certo e por ai?
      Qual a sua GoPro? Para a questão da angulação, dá sempre uma espiada com o app da GoPro antes de começar a gravar ou tirar foto (se sua GoPro tiver essa opção). Você prende a câmera, liga o Wi-Fi, conecta o app, acerta a angulação, desliga o Wi-Fi e aí grava ou tira foto.
      Sobre suas perguntas, o Up Down serve para você “virar” a gravação ao contrário, de cabeça para baixo. Digamos que você prendeu a câmera de cabeça pra baixo. Se você mudar o Up Down ele vai filmar na orientação “certa”, ainda que a câmera esteja de cabeça pra baixo. Eu, particularmente, nunca uso isso, porque acabo virando o vídeo no computador depois quando vou editar.
      O QuickCapture permite que você ligue a câmera e ela já saia gravando imediatamente apertando apenas um botão (o botão que tira a foto ou grava o vídeo – shutter). Se você apertar o botão uma vez, ele liga a câmera e já sai gravando. Se você segurar o botão por alguns segundos, ele vai ligar a câmera e já sair tirando foto em time-lapse.
      Qualquer dúvida avisa aí!

  16. Infelizmente a minha GoPro não tem wi-fi, é na sorte mesmo. Sabe aquelas máquinas de filme (que você precisava revelar)? É a mesma sensação. Ela é o novo lançamento da linha Hero básica. http://migre.me/tFydV
    Mas notei uma coisa que pode ser impressão, quando tiro foto numa distância razoável elas tendem a sair mais distante do que o normal. É isso mesmo?

    Abs

    • Ah, que pena.
      Não é impressão sua, em razão da lente convexa (que dá o efeito fish-eye, aumentando o campo de visão), os objetos parecem mais distantes que o normal. Isso permite, por exemplo, que em uma selfie (foto ou vídeo) você apareça mais do que uma foto com lente normal.

  17. Oiii. Comecei a pesquisar sobre a gopro tem 2 semanas porque pretendo comprar 1 mês que vem.. e pesquisando sobre time lapse cheguei aqui… fiquei com um dúvida…
    Então quer dizer que esses vídeos legais que vejo de viagens no YT são feitos assim^^?
    Tipo, eu pensava que era filmagem mesmo, para ali filma tantos segundos depois filma mais e emenda tudo…
    Ou você acha que pode ser dos 2 jeitos??

  18. Muito bom!! Parabéns pelo tutorial, vai me ajudar muito nesse novo mundo da GoPro. Achei fantástica a idéia do timer de cozinha!! Já está na lista de compras. Parabéns pelo blog.

  19. Olá, estou com uma dificuldade ao fazer time lapse de cenas onde eu estou em movimento, fui fazer um time lapse descendo de um toboágua mas as fotos saem todas tremidas. Tem alguma dica para me ajudar?

    • Vinicius, desculpa a demora na resposta. Timelapse quando você e a câmera estão em movimento fica difícil de conseguir boas imagens mesmo. Melhor seria você tirar fotos no modo burst, mas você não conseguiria fazer um timelapse depois. Você quer apenas as fotos ou quer fazer um vídeo timelapse mesmo?

  20. Boa noite, sem dúvidas muito bacana a matéria. Parabéns!
    Agora me tira uma dúvida, eu gostaria de tirar fotos em movimento (surf) e vi no depoimento que não é muito bom fazer com time lapse. Teria alguma maneira de tirar fotos com burst usando um temporizador também? (Sem precisar ficar apertando toda vez que for dropar uma onda.)

    • Paulo, fico feliz que você gostou. Acho que no caso do surf, onde a câmera ficará numa mesma posição com relação a você é tranquilo de usar o timelapse, você terá fotos de qualidade. Eu não surfo, mas esquio e sempre uso o timelapse para quando vou começar uma descida longa na montanha. O problema são fotos em lugares pouco iluminados e onde a pessoa e a câmera estão se movimentando constantemente de forma irregular. Acho que, no seu caso, o timelapse é a melhor saída para tirar fotos com a GoPro. Abs!

  21. Parabéns pelo belo trabalho!! Lendo os comentários percebi que não sou a única que as fotos ficam tremidas, desfocadas com time lapse rsrs Adquiri no inicio do ano Hero 4 silver e fiquei decepcionada com as fotos que tirei em Noronha. A outra que tenho sony básica a prova dágua sempre consegui tirar fotos com qualidade/coloração melhor… Espero que nessa próxima viagem consiga mudar meus conceitos em relação a gopro. Ao contrario do que escreveu Juliano percebi diferença na qualidade das fotos no modo single e do modo time lapse. O que vc acha para fotos em movimento, de utilizar modo vídeo e transformar para foto em relação a qualidade das fotos?? Qual formato de vídeo utilizar??

    • Luisa, obrigado!

      Essa questão das fotos tremidas merece até um post separado, que vou começar a escrever. Contudo, para resumir pra você, dois pontos contribuem para isso. O primeiro, obviamente, é o movimento, tanto da câmera como do objeto que você está tentando fotografar. O segundo problema é a condição de luz da cena.

      Basicamente, quando a condição de luz está ruim, a câmera automaticamente diminui a velocidade do obturador, ou seja, a GoPro demora um pouco mais para tirar a foto e faz com que objetos em movimento fiquem tremidos. Essa velocidade do obturador é, basicamente, o que faz com que a foto seja tremida. Em outras palavras, para evitar que a foto saia tremida você precisa da maior velocidade possível da foto e isso acontece quando as condições de luz estão boas. No modo burst de 30 fotos por segundo talvez seja a maior velocidade que você consiga programar a GoPro, já que cada foto será tirada em 1/30 de segundo. Contudo, dependendo da cena, ainda assim isso não é muito rápido.

      A GoPro, infelizmente, tem suas limitações e você não conseguirá resultados melhores do que câmeras maiores e com mais recursos técnicos. De todo modo, seguem algumas dicas que eu posso dar para você tentar resolver esse problema:

      1. Tente fotografar em lugares com mais luz, assim a velocidade do obturador será automaticamente maior, o que vai diminuir o tremido.
      2. Coloque o ISO o mais alto possível, assim mais luz entrará na câmera e, portanto, você irá aumentar a velocidade do obturador.
      3. Você pode tentar usar luz externa. Por exemplo, se você vai mergulhar (e fotos de mergulho com a GoPro é complicado, já que a luz embaixo d’água é escassa), tente usar uma lanterna específica que vai lhe dar uma força na iluminação dos objetos que você está tentando fotografar.
      4. Por fim, talvez tirar um frame do vídeo e editar depois seja uma boa opção. Para ver a melhor configuração de vídeo, dá uma lida no post que escrevi sobre o assunto (http://getoutside.com.br/melhor-configuracao-video-gopro/). Geralmente, tirar o frame do vídeo diminui um pouco da qualidade da foto, mas pode ser uma boa opção especificamente no que diz respeito à tremedeira das fotos.

      Espero ter ajudado!

  22. Boa tarde Alessandro,
    Tudo bem?
    Pode, por gentileza, me ajudar com uma dúvida?
    Estava fazendo meu 1º timelapse com o gopro studio, porém quando fui tentar adicionar uma música no timelapse ela não aparece/aceita.
    Quando editei alguns vídeos foi tranquilo, foi só adicionar que ela já apareceu para colocar na timeline, mas para o timelapse não aceitou.
    Valeu pelo apoio!
    Abraço!

    • Fabio, tudo bem e por ai? Muito estranho isso acontecer, pois não existiria nenhum procedimento diferente para incluir a música se voce está editando um timelapse ou um vídeo normal. Nunca tinha lido isso, se você descobrir do que se trata avisa ai e desculpa não conseguir te ajudar. Abs!

  23. Boa noite. Tenhonuma gopro silver com display. Gostaria de saber se há condições de tirar fotos utiliZando o iphone porém sem que estejam conectados no Wi-Fi aqui de casa???!!! Obrigadaaa…

  24. Fala Alessandro,
    parabéns. Belo post e baita blog.
    Gostaria de saber se tu usa o WB (White Balance) fixo, pois vejo que seus time-lapses não “oscilam”, de forma que as fotos mantém o mesmo “ISO” quando amanhece ou escurece. Ou você faz isso na pós produção?
    De toda forma, parabéns pelo blog. Go trip!

  25. OLA BOA TARDE
    ESTOU TENTANDO USAR TIME LAPSE
    MAS QUANDO FAÇO A MARCAÇAO DE TIME O NUMERO NAO MUDA
    MEU CARTAO E ORIGINAL CLASSE10
    SE PUDER ME AJUDAR OBRIGADA
    SOU LEIGA NISSO

DEIXAR UMA RESPOSTA

Coloque seu comentário
Coloque seu nome