As suas fotos com GoPro não saem tão legais como você esperava? Vou tentar te ajudar!

A GoPro impressiona pela qualidade de imagem em uma câmera tão pequena. Mas existem outros importantes conceitos na fotografia que você precisa utilizar para tirar fotos memoráveis.

Nesse post irei postar algumas dicas de fotografia, além de alguns exemplos de fotos criativas que tenho visto por aí tiradas com GoPro.

Leia também:
Como editar seus vídeos de GoPro

Como fazer um timelapse com GoPro
Qual o melhor seguro viagem para aventuras?

Caso você queira receber outros posts sobre GoPro como esse, coloque seu e-mail abaixo e receba diretamente em sua caixa de entrada:

Receba os posts por e-mail



Composição

Composição é talvez a regra mais importante da fotografia. Pense na foto como um quadrado (ou retângulo) que você tem que preencher com objetos. Uma rápida pesquisa no Google irá lhe mostrar exemplos incríveis de como uma composição pode transformar uma simples cena em uma foto premiada. Aos que se interessam por fotografia, recomendo que leiam sobre o tema.

Aqui, contudo, vou tentar dar dicas de composição voltadas para a GoPro. E a primeira grande questão é: Como observar a composição da foto se a GoPro não tem nem um visor para saber o que está preenchendo o quadro? Bom, aí vão algumas dicas:

Use o GoPro App. Você pode usar o App da GoPro em seu smartphone para tirar a foto e ver o que está preenchendo o quadro, ou também para ajustar a câmera no início de uma atividade onde várias fotos serão tiradas.

Um exemplo disso está na foto abaixo.

Fotos GoPro

A GoPro estava acoplada em um bastão que estava acoplado no meu capacete. Como você vê na foto, o bastão não está aparecendo, isso porque eu ajustei a câmera antes de começar a andar de ski para que ele não aparecesse nas fotos que eu tirei em timelapse montanha abaixo. Para esse ajuste, liguei o wi-fi e conectei meu celular, ajustei a GoPro na posição ideal e depois desliguei o wi-fi para economizar bateria.

GoPro LCD BacPac. Uma outra solução é usar a tela que é vendida separadamente para alguns modelos da GoPro. Nela, assim como em uma câmera normal, você pode usar o visor para ajustar a composição da foto. Entretanto, o uso da tela tem alguns fatores negativos que eu gosto de ressaltar. O primeiro é o uso da bateria, que é maior quando a tela está sendo utilizada. O segundo é que se você for tirar uma selfie, por exemplo, o visor não será muito útil, já que você estará com ele virado para o outro lado.

Eu, particularmente, acho a tela desnecessária para o tipo de atividade em que eu costumo utilizar minhas GoPros.

A Hero 4 Silver e a Hero 5 já vem com a telinha, então você terá essa facilidade sem precisar de nenhum acessório adicional.

Abaixo seguem alguns outros exemplos de fotos que mandaram muito bem na composição, todas tiradas do perfil da GoPro no Instagram:

 

Modo para fotos

Outra dica importante é pensar em qual modo de foto da GoPro você irá utilizar. A maioria das GoPros tem 3 modos de foto: Foto única (single), timelapse e burst.

A foto única, como o nome diz, tira apenas uma foto quando você apertar o disparador (botão que fica no topo da câmera e que aciona a foto ou vídeo).

O modo timelapse tira várias fotos em um determinado período de tempo e irá parar apenas quando você mandar ou quando o cartão de memória estiver cheio. Essa técnica é utilizada, por exemplo, para criar vídeos como o abaixo que gravei no por do sol em Miami.

Para saber mais como fazer um timelapse como esse, clique e leia o post que escrevi sobre o assunto.

O modo burst irá tirar uma determinada quantia de fotos em um determinado período de tempo. Ao contrário do timelapse, no modo burst a câmera irá parar de tirar foto quando o tempo for atingido. Por exemplo, você pode programar a câmera para tirar 30 fotos em 1 segundo. Nesse exemplo, a câmera irá tirar 30 fotos num espaço de 1 segundo e irá parar de tirar foto assim que o tempo de 1 segundo passar. No timelapse, por outro lado, se você programar para a GoPro tirar 1 foto a cada 5 segundos, a câmera irá ficar tirando foto até você mandar ela parar ou encher a memória.

Sabendo o que cada um dos modos é capaz, você deve escolher o modo mais apropriado para a cena que você irá fotografar. No caso do burst, por exemplo, você pode tirar uma grande quantidade de fotos em um espaço muito curto de tempo (30 fotos em 1 segundo, por exemplo), o que torna esse modo ideal para fotografar alguma manobra que você irá realizar no seu skate, ski, snowboard, bike, etc.

O timelapse, por outro lado, além de ser o mais indicado para criar os vídeos de timelapse que mencionei acima, é também o melhor para você tirar selfies onde você tem mais controle da situação, como uma foto posada com amigos ou uma longa descida de ski, snowboard, bike, etc, onde você irá percorrer um grande percurso.

Luz

Outro elemento essencial em uma foto é a iluminação. Você deve estar atento à luz a todo momento, já que ela fará total diferença no produto final! Onde está a luz do sol? Onde estão as fontes de iluminação artificial? etc.

Você vai fazer uma manobra segurando a GoPro no bastão de selfie, pense na luz antes de fazer a foto e os resultados serão ótimos. Por exemplo, você vai tirar a foto com você tapando o sol (exemplo abaixo tirado do perfil da GoPro no Instagram)? Então posicione o bastão de selfie na mão que possibilite fazer essa foto. Você vai tirar uma foto com a luz do sul iluminando você? então posicione corretamente.

Fotos Surf GoPro

Outra dica legal diz respeito ao que os fotógrafos chamam de golden hour, logo após o nascer e logo antes do pôr do sol. Nessas horas, a luz do sol fica mais avermelhada e suave, e as sombras mais longas, o que geralmente deixa a iluminação mais agradável para fotos.

Pense também na luz quando você for ajustar as configurações da GoPro. Por exemplo, se você vai fotografar à noite, o modo noturno da Hero 4 é melhor. Na Hero 4 você também pode ajustar o ISO dependendo da condição da foto, lembrando que quanto maior o ISO, mais prejudicada fica a qualidade da foto em razão da granulação que irá ocorrer nos pontos mais escuros.

Criatividade

Por fim, seja criativo ao usar a sua GoPro. A grande qualidade da GoPro não é a qualidade da imagem (existem câmeras muito melhores por aí), e sim a sua versatilidade. Você pode colocar a câmera em praticamente tudo o que é lugar, então abuse da criatividade quando for tirar fotos.

Faça um buraco na areia e coloque a câmera lá dentro, jogue a câmera pro ar com o modo burst ou timelapse tirando foto, tire foto de ondas quebrando com algum objeto no fundo do tubo, use um dome para tirar fotos com metade embaixo d’água e metade fora, enfim, abuse da criatividade!

Sobre domes, estou preparando um post a respeito, mas recomendo que deem uma olhada no Meu Dome. Gostei muito da construção e da qualidade do dome deles.

Abaixo seguem algumas fotos criativas que encontrei pela internet, todas tiradas do perfil da GoPro no Instagram:

Edição das fotos

Não tem mágica. Você até pode tirar uma foto espetacular sem precisar de qualquer edição, mas existem ajustes que podem tornar fotos mortas em fotos vivas.

Eu uso o Photoshop e o Lightroom da Adobe para editar no computador e no celular uso o Snapseed, um app muito bom e simples de usar. Veja abaixo um comparativo entre uma foto minha editada e a versão sem edição dela:

Além de ajustar o tamanho para que o bastão não aparecesse tanto, também ajustei alguns elementos para tornar as cores mais vivas. A diferença é grande!

Uma dica importante é ter bom senso na edição e não exagerar na aplicação de filtros que tornem as cores muito exageradas.

Tem alguma dica de fotografia com GoPro? Comenta abaixo!

Se esse post te ajudou de alguma forma, compartilha usando os botões abaixo! É de graça e fará um blogueiro muito feliz!

24 COMENTÁRIOS

  1. Sensacional o site, ótimas dicas!!

    Estou às vésperas de iniciar meu primeiro curso de mergulho Curso Básico – Open Water Diver do PADI e sem nenhum pingo de dúvida, Go Pro + mergulho é sinônimo de um casal perfeito. frequentarei mais vezes o site e as redes sociais do blog. Parabéns!!

  2. nossa, amei sua página de dicas sobre a GoPro. Depois de 5 anos economizando para comprar uma eis que consegui adquiri e fiz igual vc fez, já comprei um monte de acessório que talvez eu nem vá usar mesmo rsrs… E os UNICOS dois que você disse não comprei ainda rsrs. Estou apanhando MUITO pra mexer na camera, cada dia pego ela e vou apertando tudo pra “tentar me virar”. Quanto à criatividade citada neste artigo gostaria que você me explicasse melhor : Faça um buraco na areia e coloque a câmera lá dentro, jogue a câmera pro ar com o modo burst ou timelapse tirando foto, tire foto de ondas quebrando com algum objeto no fundo do tubo, use um dome para tirar fotos com metade embaixo d’água e metade fora, enfim, abuse da criatividade!” – o que seria um DOME? poderia me mandar algumas dicas e esclarecer algumas dúvidas via e-mail? grata. samara faria maciel = sasa.vivo@hotmail.com

  3. Obrigada pela informação e eu já estou participando do grupo lá no facebook, TENHO MUITAAAAAS PERGUNTAS, inclusive que não consigo instalar o APP GOPRO no meu iphone =(

  4. Show de explicação! Amei!
    Estou adquirindo uma GoPro agora e com certeza foi o melhor post que encontrei nas minhas pesquisas.
    Uma dúvida: Essa foto no salar foi feita utilizando a técnica de jogar a GoPro pra cima? Ela é resistente a esse tipo de queda nesse sal duro?rs
    Outra dúvida: Você usa algum editor em específico para as fotos feitas com a GoPro?
    Desde já grata pela atenção!

  5. Uma dúvida técnica. O modo Single Photo tira fotos com qualidade superior ao modo Time Lapse?
    Fiz alguns testes e o tamanho do arquivo é maior, mas visualmente não consegui ver a diferença de qualidade, pois a resolução do meu monitor não é das melhores.

  6. Muito bacana o seu post! Comprei uma GoPro Hero 4 e ainda não sei mexer muito. Nem sabia que ela tinha essas opções hehehe Seu post ajudou bastante e seu blog é muito bacana!

  7. Oiii nossa, adorei td o q vc escreveu eu estava com muitas dúvidas, pq vou comprar minha primeira Gopro, e gostaria de tirar umas duvidas ainda com vc:
    Qual o bastão de selfie que vc usa e onde posso comprar?
    Então a câmera nao possui nenhum controle pra tirar fotos? o Segredo pra tirar fotos estando longe da cama são os modos que vc explicou?
    Mto obgda ameeeei seu blog bjs

  8. Olá a todos!
    Tenho uma Gopro Hero5 Black que uso no meu carro de corrida para filmar as provas dentro do carro. Como a máquina não tem zoom (!!), uso em modo narrow. O problema é que, em condições de contraluz. O que aparece dentro do carro está ok (luz, definição,etc) mas o exterior aparece muito branco, quase não se vendo o negro da pista!!! Alguém me pode dar uma dica para solucionar este problema?
    Desde já a meu obrigado!
    Luis Rocha

DEIXAR UMA RESPOSTA

Coloque seu comentário
Coloque seu nome