Localizado entre a Zona da Mata e o Sertão, o agreste da Paraíba é mais um dos lugares incríveis do nordeste brasileiro. Com paisagens únicas, já foi cenário de grandes filmes nacionais, assim como da literatura de cordel. Além disso, é no agreste da Paraíba que acontece o maior São João do mundo.
As nossas dicas de hoje são sobre esse lugar especial, para você que quer conhecer ainda mais do nosso país. Confira!
O que fazer pelo agreste da Paraíba
O Ale e a Duda conheceram o agreste paraibano pelo sentido norte-sul. Então, você pode se inspirar e fazer o mesmo trajeto, ou adaptá-lo de acordo com o ponto de partida da sua viagem. Veja abaixo as paradas imperdíveis nesse roteiro:
Araruna
Araruna é um município localizado na divisa entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba, é um destino perfeito para quem curte turismo de aventura. Isso porque lá você pode fazer rapel, escalada, trilhas, trekking e/ou voar de asa delta ou parapente. Inclusive, Araruna é considerado um dos melhores lugares do mundo para praticar voos de longa distância no esporte.
A dica da Duda e do Ale é fazer a trilha da Pedra da Boca, localizada no Parque Nacional de mesmo nome. A Pedra da Boca tem 336 metros de altura (se você quiser, pode fazer rapel) e a trilha tem 800 metros, cerca de 3h de caminhada.
Além disso, no Parque Nacional da Pedra da Boca você também pode conhecer grutas, cavernas e até sítios arqueológicos com pinturas rupestres.
Campina Grande
É em Campina Grande que acontece o maior São João do mundo, e a cidade atrai milhares de turistas em tempos de festas juninas. Mas fora isso, por lá você também pode conhecer alguns pontos turísticos importantes, olha só:
Parque do Povo
Sede das festas de São João, o Parque do Povo fica no centro de Campina Grande. É um espaço bem grande, com diversos palcos, praça de alimentação, barraquinhas, entre outros. Antes de ir, vale a pena conferir se está rolando alguma programação no local.
Açude Velho
Ponto de referência na cidade, o Açude Velho já foi a principal fonte de abastecimento de água em Campina Grande.
Atualmente, é um ponto turístico e histórico, com calçadão e várias atrações pelo entorno. Entre elas, está o monumento a Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro.
Museu de Arte Popular
O Museu da Arte Popular é imponente, assim como toda obra de Oscar Niemeyer. Ele foi projetado com três salas circulares e, por isso, é popularmente chamado de Museu dos Três Pandeiros.
Cada uma dessas salas celebra a cultura nordestina e paraibana: música, cordel e artesanato.
Vila Sítio São João
A Vila São João também é muito procurada pelos turistas. Ela é composta por diversos cenários que reproduzem uma vila rural, como casa de farinha, engenho, igreja matriz, entre outros.
Cabaceiras
Cabaceiras é a “Roliúde Nordestina” e você não pode deixar de incluí-la no seu roteiro pelo agreste da Paraíba! A cidade foi cenário de muitos filmes nacionais, sendo “O Auto da Compadecida” o principal entre eles, e por lá você pode conferir:
- A icônica placa Roliúde Nordestina: localizada bem na estrada de acesso à cidade de Cabaceiras. Sem dúvidas, é parada obrigatória para tirar foto;
- Memorial Cinematográfico de Cabaceiras: um pequeno museu que abriga exposições permanentes dos filmes produzidos na região.
O acervo conta com fotos e objetos das gravações;
- Casa Zé de Cila: Zé de Cila é uma celebridade local. O senhor José tem uma loja de artesanatos onde se encontra de tudo. Além disso, ele foi dublê do ator Rogério Cardoso, que fez o padre João em “O Auto da Compadecida”, e também foi figurante em algumas outras produções;
- Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição: a igreja usada nas gravações de “O Auto da Compadecida”.
Em Cabaceiras, também vale muito a pena ir conhecer o Lajedo do Pai Mateus, a cerca de 30 minutos do centrinho da cidade. O Lajedo do Pai Mateus é uma elevação rochosa com vários blocos de granito arredondados que pesam cerca de 45 toneladas!
Como fica no Hotel Fazenda Pai Mateus, uma propriedade particular onde você pode se hospedar e/ou almoçar, são cobrados R$30 por pessoa para acessar o local.
Vale dizer que o melhor horário para ir é no fim da tarde, para pegar o pôr do sol que é incrível por lá!
Agora que você conferiu as dicas para curtir o agreste da Paraíba, veja só como foi a viagem do Ale e da Duda para você se inspirar:
Filmes que se passam no agreste da Paraíba
Separamos uma lista com algumas produções gravadas em Cabaceiras, para te ajudar a entrar na vibe da viagem antes de pegar a estrada:
- Sob o Céu Nordestino (1929);
- O Auto da Compadecida (2000);
- Cinema, Aspirinas e Urubus (2005);
- Canta Maria (2006);
- Onde Nascem os Fortes (2018).
E aí, gostou de saber mais sobre o agreste da Paraíba? Então aproveite e compartilhe as nossas dicas com quem também tem vontade de conhecer esses lugares incríveis!