3

O que fazer em Jujuy, Argentina: um roteiro nessa charmosa e colorida província

Jujuy é um destino argentino ainda pouco explorado pelos turistas. Mas o que não faltam por lá são motivos para fazer uma road trip. Essa província vizinha de Salta é rica em cultura, charme e paisagens naturais de tirar o fôlego!

Embarque com a gente nesse post para saber o que fazer em Jujuy, Argentina, e conhecer mais sobre esse lugar tão especial. 

Onde fica Jujuy

Localizada no norte da Argentina, Jujuy é uma província que faz fronteira com a Bolívia e com o Chile. Também é vizinha de Salta, outro destino surreal e, por isso, vale a pena unir as duas províncias no mesmo roteiro.

Nos arredores de Jujuy ficam os vilarejos de Purmamarca, Tilcara e Humahuaca. E entre as atrações da região tem ruínas incas, deserto de sal, montanhas coloridas e muito mais.

Como é o clima em Jujuy

Jujuy fica a 1.252 metros de altitude e, assim como Salta, possui clima temperado

A temporada de chuvas acontece durante o verão, de dezembro a março, e chove principalmente no mês de janeiro. Por isso, é bom evitar essa época, e o mais indicado é ir para Jujuy na temporada seca, entre abril e novembro. 

Já o inverno ocorre entre junho e agosto, e nesse período as temperaturas, principalmente à noite, podem cair abaixo de zero. Portanto, prepare bem os agasalhos para não passar frio!

Linha do tempo

Descrição gerada automaticamente

Como chegar em Jujuy e se locomover por lá

Em uma viagem de carro partindo de Salta, Jujuy pode ser o próximo destino depois de passar por Tolar Grande. 

Mas se você quiser ir direto do Brasil até Jujuy, o Aeroporto Internacional Gobernador Horacio Guzmán fica em Perico, a cerca de 30 km do centro de San Salvador de Jujuy, capital da província.

Os voos são operados tanto pela Aerolíneas Argentinas, como pela Gol, e fazem escala em Buenos Aires, capital argentina. Por isso, podem ser demorados.

Já dentro de Jujuy, não é necessário usar um veículo 4×4, pois a maioria das estradas são asfaltadas. O único trecho que é estrada de chão é uma parte do trajeto Humahuaca – Iruya (que na verdade fica na província de Salta), mas carro comum passa por ele tranquilamente.

Se você for alugar um carro para essa trip, recomendamos a Rentcars como a melhor opção de comparação de preços.

Quanto tempo ficar?

Jujuy é uma província pequena que dá até mesmo para conhecer os principais pontos em um bate-volta partindo de Salta. Mas para curtir com calma e explorar tudo o que tem por lá, vale a pena ficar entre 3 e 4 dias.

Roteiro por Jujuy e arredores

Salinas Grandes

Confira abaixo o que não pode ficar de fora do seu roteiro pelos povoados de Jujuy, que encantam com tanta beleza natural e cultura!

Salinas Grandes

Sem dúvidas, um dos pontos altos desta road trip é conhecer as Salinas Grandes, o segundo maior deserto de sal do mundo!

Localizado entre Salta e Jujuy, Salinas Grandes está a cerca de 50 km de Purmamarca, que é o vilarejo base mais próximo. Mas se você também fizer essa viagem de motorhome, vale a pena passar a noite nas Salinas e viver essa experiência incrível.

Confira no vlog abaixo o que esperar desse lugar:

Purmamarca

Purmamarca é um vilarejo pequeno e super charmoso, mas com opções de hospedagens e bons restaurantes para os turistas. 

Cercado por montanhas coloridas, seu povoado respira arte e cultura. Não à toa, a feira de artesanato e os músicos tocando e cantando pelas ruas são um dos pontos mais especiais dessa parada. Veja o que você não pode deixar de conhecer por lá:

  • Cerro de Los Siete Colores ou do mirante El Porito, para ter uma vista privilegiada da cidade; 
  • Paseo de Los Colorados; 
  • Feira de artesanato na Plaza 9 de Julio; 
  • Curtir a música à noite na Peña de Marito.

Paleta del Pintor

No caminho de Purmamarca a Tilcara, a próxima parada do roteiro é a Paleta del Pintor, uma montanha colorida localizada no povoado de Maimará. 

Para apreciar a vista surreal desse lugar, vale a pena parar no Mirador El Monolito.

Tilcara

Tilcara é o maior vilarejo desse roteiro, por isso tem uma estrutura melhor para o turismo, com mais opções de hospedagens e restaurantes. Por lá, não faltam opções interessantes para conhecer. Veja só:

  • Fortaleza Inca Pucará de Tilcara: ruínas de uma fortificação pré-inca localizadas no alto de um monte. A fortaleza foi construída pelos nativos da região antes da chegada dos espanhóis;
  • Jardim Botânico de Altura: diversas espécies de cactos da região;
  • Museu Arqueológico
  • Cachoeira Garganta del Diablo
  • Ma’koka Cafe Bar: excelente opção para tomar um café. 

Quebrada de las señoritas

Seguindo viagem, entre Tilcara e Humahuaca, fica a Quebrada de las Señoritas, no povoado de Uquía.

Vale super a pena a parada para conhecer os cânions formados por rochas avermelhadas milenares. Mais uma paisagem sensacional pelo norte da Argentina.

Serranías del Hornocal 

A cerca de 25 km do centro de Humahuaca, no Vale da Quebrada de Humahuaca, fica uma das atrações mais lindas da região: as Serranías del Hornocal, também conhecida como Cerro de Los 14 Colores. 

Ela é a montanha mais colorida de toda a Argentina. Por isso, nem precisamos dizer o quão imperdível é essa parada, não é mesmo?

Humahuaca

Chegando em Humahuaca, a cidade em si não é muito interessante como as demais. O que vale a pena conhecer está mesmo pelo caminho. 

Além da Quebrada de las Señoritas e das Serranías del Hornocal, que mencionamos acima, também tem o Inca Cueba e a Puente del Diablo, mas essas atrações ficam em um pequeno desvio no caminho entre Huamuaca e Iruya. 

Iruya – Salta

Iruya é um vilarejo da província de Salta. Mas por ser o destino mais ao norte de toda a viagem, incluímos no roteiro de Jujuy. 

Pequeno e pouco turístico, Iryua preserva suas raízes indígenas e proporciona uma experiência única para levar na lembrança.

Por lá, você pode conhecer o Mirador de las Cruz, o Mirador del Condor, fazer um trekking até San Isidro, e comprar pão caseiro em uma padaria que fica na casa de uma mulher, na praça principal. Vale a pena porque é delicioso!

Pega internet em Jujuy?

O sinal 4G da Claro funciona em todos os vilarejos, exceto em Iruya.

Por fim, para entender ainda melhor como Jujuy na Argentina é um destino especial, aperte o play no vlog abaixo:

Agora, deixe o que comentário sobre o que você achou das nossas dicas. Você já conhecia Jujuy? Ficou com vontade de conhecer depois do nosso post? Conta para gente que vamos adorar saber!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.