0D1A6044

A capital dos ursos polares: um guia completo para explorar Churchill, Manitoba

Localizado na província de Manitoba, no Canadá, Churchill é um destino mágico e muito especial! E não há exagero nessa afirmação. Afinal, apesar de pequena, essa cidade remota é cenário de 3 fenômenos naturais incríveis: aurora boreal, migração de ursos polares e de baleias belugas.

Já deu para ter uma ideia do quão única é essa experiência, né? Então embarque com a gente neste guia com tudo o que você precisa saber sobre Churchill, a capital dos ursos polares!

Onde fica e como chegar

Churchill é uma pequena cidade da província canadense de Manitoba, localizada na costa oeste da Baía de Hudson, próxima do Ártico.

Devido à sua localização remota, não há estrada até lá e, por isso, só é possível chegar de avião, a opção mais rápida, ou de trem, a mais econômica.

Os voos para Churchill saem de Winnipeg, capital de Manitoba, e o trajeto de 1.700 km leva cerca de 1h45. Já o trem da Via Rail Canada, conhecido como The Hudson Bay, parte da mesma cidade, mas leva 2 dias para chegar na capital dos ursos polares.

Caso faça sentido na sua viagem, a opção mais econômica é tomar o trem em Thompson, de onde o trajeto dura cerca de 17 horas. Mas como não tinha essa opção nas datas que o Ale e a Duda precisavam ir, eles dirigiram até Gillam, a última cidade que o trem para antes de Churchill, e embarcaram neste ponto. A partir de Gillam, o percurso dura 9 horas.

Vale dizer que, apesar de demorar mais, o trem proporciona uma viagem bem confortável: os assentos reclinam, possui banheiro e um vagão com cafeteria/ restaurante. Além disso, ele ainda conta com um dome que permite observar o céu ao longo do caminho. Assim, caso as condições sejam favoráveis, você pode ver a aurora boreal durante o trajeto. 

Também é importante ressaltar que a quantidade e peso das malas permitidas varia de acordo com a classe do assento comprado. Dito isto, todas as informações sobre itinerário, horários, assentos, etc. podem ser conferidas no site da Via Rail Canada

Melhor época para conhecer 

Por ser uma cidade marcada por temporadas, a melhor época para conhecer Churchill vai depender da experiência que você deseja ter.

Se o seu foco é ver ursos polares, o ideal é ir entre outubro e final de novembro. Isso porque nos meses de inverno mais rigoroso, como de dezembro a fevereiro, em que a Baía de Hudson congela, não dá para vê-los, pois eles já migraram.

Já a melhor época para ver a migração das simpáticas baleias beluga é durante o verão, entre os meses de junho e agosto.

Agora, se a sua prioridade for ver a aurora boreal, o ideal é ir no inverno entre janeiro e março, quando as noites são mais longas e mais escuras, proporcionando melhor visibilidade à dança de luzes no céu.

Mas vale dizer que a aurora boreal é um fenômeno que ocorre o ano todo e, desde que o céu esteja limpo e bem escuro, ela pode aparecer. Por isso, no verão, como não anoitece totalmente em Churchill, fica mais difícil viver essa experiência.

Apesar dos períodos bem característicos de Churchill, é possível experienciar todos esses fenômenos de uma vez entre temporadas, do final de agosto ao início de outubro, como o Ale e a Duda fizeram. Eles foram em setembro e viram de tudo!

Nessa época é possível conviver com os ursos polares chegando na cidade para esperar a baía congelar e iniciar sua migração, assim como as baleias belugas já estão seguindo seu caminho. Além disso, a probabilidade de ver a aurora boreal também é alta.

Ainda vale mencionar que nos meses de baixa temporada, como setembro, tudo fica mais barato em Churchill. Outro ponto é que nem todos os comércios abrem, mas esse detalhe não compromete a viagem.   

O que fazer em Churchill 

Bom, você já sabe que Churchill é um destino especial porque proporciona a vivência de 3 fenômenos naturais em um só lugar. Então agora vamos nos aprofundar em cada um deles, e em outras atividades para fazer na cidade.

Ver ursos polares

Churchill é cheia de placas com avisos de “cuidado”, pois na temporada de caça às focas, os ursos polares caminham pela cidade mesmo.

Mas além de ser possível surpreender-se com eles nas ruas, há expedições feitas com guia local para explorar toda a cidade em busca dos ursos polares e de outros animais do Ártico em seu habitat. Uma verdadeira experiência na natureza selvagem!

Essas expedições podem durar metade de um dia ou um dia inteiro. O Ale e a Duda fizeram os passeios com a agência North Star Tours e gostaram muito. Os passeios para ver ursos polares custam a partir de $195 CAD por pessoa. Confira todas as informações aqui.  

Ver baleias beluga

Avistar as baleias belugas atravessando a Baía de Hudson é muito emocionante. E para viver essa experiência, o mais comum e econômico é fazer o passeio de barco, que custa $125 CAD por pessoa.

Também é possível alugar caiaque ou stand up paddle, que custam $180 CAD por 3 horas.

Além dessas opções, no site da agência Sea North Tours você encontra outros passeios, como tour entre os icebergs e caminhada.

Vale dizer que a Sea North faz um trabalho muito bacana, financiando pesquisas de preservação das baleias beluga, e seus tours são mais exclusivos.

Ver a aurora boreal

Mesmo que o inverno seja a melhor estação para ver a aurora boreal, como já dissemos, as luzes verdes e mágicas desse fenômeno podem ser vistas também em outra época do ano, quando o céu está limpo e a noite escura. 

E para vivenciar esse momento super especial da natureza, não é preciso ir muito longe, pois dá para ver a aurora boreal da própria cidade, mesmo com toda a iluminação local. Mas é claro que a visibilidade fica ainda melhor em pontos mais afastados e, para isso, dá para fechar um tour com a agência North Star.

Uma dica bem legal é acessar o site auroraforecast.com, onde é possível monitorar as suas chances de ver a aurora boreal na sua viagem! 

Dog sled

O dog sled, trenó puxado por cachorros, é um dos passeios promovidos pela agência Wapusk Adventures. Vale a pena dizer aqui que os animais não são maltratados e que esta atividade faz parte da cultura local.

Neste tour está incluído uma palestra educacional sobre os cães puxadores de trenó, e sobre a cultura e a vida em Churchill, além do passeio de trenó pela floresta boreal.

Os preços são a partir de $139 CAD por pessoa.

Fazer um city tour

E em uma lista do que fazer em Churchill, não poderia faltar um city tour para conhecer os principais pontos turísticos da cidade, além de suas histórias e curiosidades.

No city tour feito de carro 4×4, promovido pela agência North Star, também há a possibilidade de você avistar animais pelo caminho.

Vale lembrar que os preços indicados nos passeios acima podem mudar de acordo com a temporada e ano que você for.

Onde se hospedar

A nossa recomendação para você se hospedar em Churchill com conforto vai para o hotel Polar Inn, avaliado em 4,5 no Tripadvisor. 

Super bem localizado, o Polar Inn oferece uma ótima infraestrutura para os hóspedes, pois possui quartos com cozinha privativa, além de uma cozinha comunitária. Assim, é possível economizar na viagem preparando suas próprias refeições. 

Os quartos custam a partir de $225 CAD por noite na baixa temporada.

Onde comer

Por ser uma cidade pequena, Churchill não tem muitas opções de restaurantes e, dependendo da época da sua viagem, nem todos os comércios abrem, pois só na alta temporada a cidade funciona 100%. Mesmo assim, tem variedade de comida para todos os tipos de restrições, como vegetarianas e veganas.

Por conta da localização remota, os preços são um pouco mais caros do que o normal. Uma opção mais econômica é comer no Tamarak, um mercado pequeno que conta diariamente com refeições prontas, como pastéis, salgados e doces.

Outros locais para comer em Churchill são:

  • Dancing Bear Restaurant & Churchill Hotel
  • Lazy Bear Cafe
  • Ptarmigan
  • Seaport Hotel and Restaurant
  • Tundra Pub.

Quanto tempo ficar em Churchill

Três dias em Churchill são suficientes para conhecer a cidade e vivenciar suas principais atrações naturais. Além disso, uma estadia mais curta também sai mais econômica.

Contudo, dependendo dos seus objetivos nesta viagem, acrescentar 1 ou 2 dias a mais pode valer a pena. Afinal, a natureza é imprevisível e pode acontecer do céu ficar nublado e não aparecer a aurora boreal, por exemplo, ou nenhum urso aparecer enquanto você estiver em Churchill.

O que levar 

Para que a sua experiência em Churchill seja realmente boa, é fundamental montar uma mala com roupas adequadas para aproveitar os passeios por lá e se proteger do frio. Afinal, para se ter uma ideia, no inverno a temperatura pode chegar a -50.°!

Por isso, a nossa dica é para você aproveitar o nosso cupom VANLIFE10 que proporciona 10% de desconto tanto nas lojas físicas, quanto no site da The North Face

A The North Face é uma grande parceira do Get Outside, e nela você encontra tudo o que precisa para se aventurar pelo mundo!

Quanto custa uma viagem para Churchill e como economizar

Por fim, um guia sobre a capital dos ursos polares não estaria completo sem preços, não é mesmo? Então, vamos lá!

Mais acima indicamos os passeios para fazer em Churchill com os seus respectivos valores. Então agora, veja logo abaixo os custos que o Ale e a Duda tiveram na viagem deles:

  • Trem de Gillam até Churchill: $86 CAD por pessoa 
  • Hospedagem no Polar Bear Inn: $225 CAD a diária para 2 pessoas
  • Alimentação: vai depender dos restaurantes que você escolher, ou se irá preparar as suas próprias refeições. Mas para se ter uma ideia, um café da manhã no Ptarmigan custou $20 CAD por pessoa, e um almoço no Sea Hotel and Restaurant custou $23 CAD por pessoa.

Vale ressaltar que, por mais que seja um destino bem caro, algumas dicas são super válidas para tornar a sua viagem para Churchill a mais econômica possível. Olha só:

  • Planeje tudo com antecedência
  • Não compre pacotes de viagem fechados, pois são mais caros. Vale mais a pena você reservar a hospedagem e contratar os tours que quer fazer.
  • Vá de trem, que geralmente a passagem é mais barata que de avião
  • Leve comida para preparar as suas refeições, pois, embora tenha mercado na cidade, os preços são mais salgados devido à localização distante. Além disso, é bem tranquilo para levar a comida no trem, porque tanto o ponto de partida quanto o de chegada são perto das hospedagens. Mas caso essa opção seja inviável, reforçamos que o mercado Tamarak é o mais acessível.

E por falar em preços, vamos deixar aqui mais uma dica para você aproveitar, que é o nosso código GET20 para ganhar até 20 dólares de cashback ao solicitar o seu cartão internacional da Nomad.

Com o cartão Nomad você não precisa se preocupar em trocar dinheiro em casa de câmbio, e ainda garante excelentes taxas que também ajudam a economizar nas suas viagens.

Para encerrar, então, aperte o play no vídeo abaixo e conheça ainda mais sobre Churchill: veja a média de preços no mercado, como é a hospedagem por lá, e sinta a emoção que é conhecer essa cidade incrível!

E aí, com quem você gostaria de viver essa aventura? Comece agora os seus planos rumo a Churchill e compartilhe o nosso post!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.