No nosso perfil do Instagram e em outros posts que fizemos aqui para o blog falamos bastante sobre a experiência que tivemos na travessia pelos Lençóis Maranhenses porque foi incrível!
Inclusive, se você quiser saber mais sobre a travessia a pé pelos Lençóis Maranhenses dá uma olhada nesse post aqui: Tudo sobre a travessia pelos Lençóis Maranhenses.
Como sabemos que não é todo mundo que curte caminhar, nesse post compartilhamos várias outras opções de passeio nos Lençóis Maranhenses para você ver o que curte mais e incluir no seu roteiro.
E para escolher em qual das três bases, Barreirinhas, Santo Amaro e Atins, se hospedar nos Lençóis Maranhenses dá uma olhada nesse post: Onde se hospedar nos Lençóis Maranhenses.
Passeios em Barreirinhas
- Circuito da lagoa Azul: é a atração mais visitada! Passa pela lagoa da Preguiça, lagoa da Esmeralda, lagoa Azul e a lagoa do Peixe.
- Circuito da lagoa Bonita: visita à lagoa Bonita e lagoa do Clone. Esse passeio tem um pouco de caminhada.
- Lagoa da esperança: interrupção do curso do Rio Negro causado pelas dunas, não fica nas dunas, mas sim na borda.
- Foz do Rio Negro e lagoa Verde: passeio saindo de Atins para ver o encontro do rio Negro com o mar, onde forma uma pequena cascata de água, e a lagoa verde.
- Passeio de voadora pelo Rio Preguiças: o passeio passa por Vassouras, onde ficam os Pequenos Lençóis, Mandacaru e Caburé. Nós particularmente não gostamos, achamos muito turístico, mas é um passeio bem conhecido e recomendado.
- Sobrevoo pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses: para ter uma dimensão da beleza dos lençóis visto de cima. O valor é salgado (em média R$450), mas dizem ser bem legal!
- Boiacross pelo Rio Formiga
Passeios em Santo Amaro
- Lagoa da Gaivota: passeio para a lagoa da Gaivota (local de nidificação de gaivotas) e lagoas da Andorinha, do Cajueiro e do Maçarico. Pode ser feito caminhando ou em 4×4.
- Lagoa da Betânia: passeio para o povoado de Betânia, onde fica a lagoa formada por um curso de rio interrompido pelas dunas.
- Lagoa das Emendadas: só é acessível caminhando. Uma das lagoas mais lindas!
- Praia da Travosa: praia com dunas no fundo, próxima ao povoado Travosa, uma comunidade pesqueira.
Passeios em Atins
- Circuito Lagoa Tropical e Lagoa da Lorena: passeio feito por 4×4
- Circuito Lagoa da Capivara e Lagoa das Sete Mulheres: passeio que dá para fazer a pé a partir de Atins (+ ou – uma hora de caminhada). Você pode almoçar nos restaurantes do Antônio e da Luzia, entre as dunas e o mar.
- Ver o pôr do sol na Praia de Atins: Se você quiser beber uma cerveja e petiscar tem uns 3 barzinhos na beira da praia bem legais. Pegamos um pôr do sol incrível lá, com a praia cheia de kitesurfistas colorindo o céu.
- Ver os plânctons: Nas noites escuras em Atins você consegue ver o fenômeno bioluminescente nas águas.
- Fazer aula de kitesurf na Atins Kiteboarding
- Algo bem legal é acampar no meio dos Lençóis Maranhenses! Fomos a uma das lagoas mais afastadas de Atins, levamos nossa barraca, chegamos no pôr do sol e fomos embora no amanhecer do dia seguinte. Foi uma experiência incrível. Para algo do tipo dá uma olhada no Atins Dunas Tour.
Passeio na Zona Primitiva
• Travessia pelos Lençóis Maranhenses: caminhada de 3, 4 ou 5 dias passando pela Queimada dos Britos e Baixa grande.
Tem muita coisa para fazer nos Lençóis Maranhenses, agora é escolher o programa que é mais a sua cara para colocar no roteiro!
[…] exemplo, a melhor época para conhecer os Lençóis Maranhenses é entre julho e setembro, quando as lagoas ficam cheias. Antes disso é o período das chuvas, e […]