DSC_0472

Roteiro de 15 dias por Bolívia e Peru

Os posts da minha trip para Bolívia e Peru, em 2013, são os mais acessados aqui do blog. Muitas das perguntas que eu recebo, seja nos comentários ou por e-mail, dizem respeito ao roteiro que fiz, quantos dias são necessários, se eu recomendo esse ou aquele passeio, etc.

Assim, resolvi unir num único post o roteiro que eu fiz, com dicas de onde ficar, onde comer, como chegar, o que fazer, entre outras informações importantes.

O mapa abaixo mostra o trajeto que percorremos, com algumas ressalvas (Santa Cruz – La Paz fizemos de avião, por exemplo).

Como falei acima, esse foi o roteiro que eu decidi fazer, mas certamente existem tantas outras coisas a serem feitas e cidades a serem visitadas pela região, como o Salar de Uyuni, Arequipa, etc.

Você já segue o blog no Instagram? Clique aqui e diga o que você acha das minhas fotos.

Em meu roteiro, as seguintes cidades foram visitadas: Santa Cruz de La Sierra, La Paz, Copacabana, Isla del Sol, Cusco, Pisac, Ollantaytambo, Chinchero, Santa Maria, Santa Tereza, Aguas Calientes, Machu Picchu.

Dia 1

Resumo do dia: Dia em Santa Cruz, ida para La Paz no fim do dia.

Nossa porta de entrada foi Santa Cruz de La Sierra. De lá, partimos para La Paz, em um voo da BoA, companhia aérea estatal da Bolívia.

Antes de partir para La Paz, tivemos algumas horas em Santa Cruz e aproveitamos para conhecer o centro da cidade. Honestamente, não gostei muito do que vi, então não recomendaria incluir Santa Cruz em um roteiro pela região.

Porém, se você estiver de passada por lá e estiver com algumas horas sobrando, por que não?

Pegue um ônibus exatamente na porta do aeroporto e informe ao motorista que você quer descer no centro da cidade. O ônibus custa 6Bs por pessoa e leva em torno de 40 minutos. O aeroporto possui um serviço de locker para guardar sua mala que custava, na época, 50Bs.

DSC_0028

Antes de sair do Brasil compramos as passagens de ida e volta Santa Cruz – La Paz pelo site da BOA. O processo foi normal, do jeito que estamos acostumados a fazer em qualquer cia aérea brasileira. Os aviões eram antigos, mas o serviço de bordo muito bom.

Dia 2

Resumo do dia: Ônibus de La Paz para Copacabana pela manhã, chegada em Copacabana e ida para Isla del Sol. Trilha Norte-Sul na Isla del Sol e pernoite.

Nosso pernoite do dia 1 para o dia 2 foi no Loki Hostel, em La Paz. Contudo, só conheceríamos La Paz na volta.

O Loki é uma rede de hostels muito conhecida na América do Sul e certamente um lugar muito alto astral para quem quer se divertir e conhecer novas pessoas. Se você reservar por esse link AQUI, eu ganho uma comissão e você não paga nada a mais por isso (Obrigado!!)

Na manhã do dia 2, partimos de La Paz de ônibus para Copacabana.

O trajeto La Paz – Copacabana foi comprado antes de sairmos do Brasil, pelo site da Kanoo Tours. Na realidade o trajeto que compramos foi La Paz – Cusco (preço de USD 36 – Dólares!), com uma parada de um dia em Copacabana / Isla del Sol. O ônibus sai às 07h30 da manhã e pega você direto no hostel, chegando em Copacabana no início da tarde.

Na chegada em Copacabana nós já compramos o ticket e partimos para a parte norte da Isla del Sol.

Isla del Sol

Na Isla del Sol, fizemos a trilha do norte para o sul e pernoitamos no sul da ilha.

Para dicas sobre Copacabana e Isla del Sol, acesse o post que fiz sobre minha passada por lá.

Dia 3

Resumo do dia: Ida de barco da Isla del Sol até Copacabana, manhã e tarde livre em Copacabana, ônibus noturno de Copacabana para Cusco no fim do dia.

Logo pela manhã saímos da Isla del Sol e passamos o dia em Copacabana. A cidade é pequena, então um dia é o bastante para conhecer o básico.

Aproveitamos para conhecer a Igreja de Nossa Senhora de Copacabana, uma das mais importantes da Bolívia, e principalmente rodar pelas ruas da cidade. Em Copacabana a grande atração, na minha opinião, é o povo local.

Copacabana

Nosso ônibus saiu para Cusco ás 18h30.

Dia 4 e 5

Resumo: Chegada em Cusco logo cedo na madrugada, dia livre em Cusco e passeio de um dia no Vale Sagrado. 

Chegamos de Copacabana no meio da madrugada e fomos direto para o Loki Hostel, em Cusco. Dormimos por algumas horas e passamos o dia livre em Cusco. Aproveitamos para caminhar pela cidade e conhecer alguns dos seus pontos turísticos localizados no centro da cidade, como o Mercado de San Pedro, a Plaza de Armas, o Museu Inka, a região de San Blás, Qorikancha, dentre outros.

Para maiores informações, acesse o post que fiz com uma lista de 8 coisas que você deve fazer em Cusco.

Se você está planejando uma viagem a Cusco, recomendo uma lida no post que preparei com as melhores hospedagens em Cusco divido por categoria.

Cusco

No dia seguinte aproveitamos para fazer o passeio ao Vale Sagrado dos Incas. Contratamos o passeio junto à agência de viagem do Loki Hostel. O passeio leva 1 dia apenas, passando pelas ruínas e mercado de Pisac, as ruínas e a cidade de Ollantaytambo, almoço na cidade de Urubamba e uma visita a um local onde é feita a coloração de fios de lã e algodão que são utilizadas nas vestimentas tradicionais do povo peruano, em Chinchero.

Para informações sobre preços, acesse o site da Loki Travel clicando aqui. Acesse também o post que fiz sobre o passeio ao Vale Sagrado, onde você vai encontrar mais detalhes e fotos do passeio.

Dia 6 a 9

Resumo: Inka Jungle Trek até Machu Picchu, saindo e chegando em Cusco.

Do dia 6 ao 9 fizemos a trilha até Machu Picchu, que também contratamos junto à Loki Travel.

No primeiro dia você sai muito cedo de Cusco até Abra Malaga, onde inicia o trajeto de 70 de bike montanha abaixo até Santa Maria, onde o grupo pernoita numa casa no meio da mata.

O segundo dia é todo de trilhas no meio da mata, morro acima e morro abaixo de Santa Maria até Santa Tereza.

No terceiro dia o grupo parte de Santa Tereza até Aguas Calientes, cidade base de Machu Picchu. Logo pela manhã o grupo faz tirolesa e, depois do almoço na hidrelétrica de Santa Tereza, começa a caminhada pelos trilhos que levam até Aguas Calientes.

O quarto e último dia começa bem cedo, com uma caminhada íngreme e intensa de Aguas Calientes até Machu Picchu. Existe a possibilidade de subir de ônibus para quem não estiver disposto a encarar a caminhada. No fim do dia o grupo retorna de trem/van até Cusco.

Para maiores informações e fotos, acesse o relato que fiz sobre a trilha até Machu Picchu clicando aqui.

Dia 10

Resumo: Dia livre em Cusco

Aproveitamos o dia livre em Cusco para fazer uma tatuagem, lavar as roupas que voltaram da trilha pra Machu Picchu e dar uma última volta pela cidade.

No fim do dia, pegamos um ônibus de Cusco para La Paz. Esse trajeto nós compramos na Loki Travel, e retiramos as passagens direto na rodoviária de Cusco.

Dia 11 a 14

Resumo: Ficamos todos os dias em La Paz

Chegamos em La Paz no final da manhã e fomos direto para o hostel Wild Rover, onde ficamos hospedados.

Eu queria muito ter feito o downhill na Estrada Mais Perigosa do Mundo, mas meu joelho não permitiu.

Assim, em La Paz nós aproveitamos para rodar pelo Mercado de las Brujas e arredores, pelo Vale de La Luna, Mirador Kili-Kili, dentre outros.

Para maiores informações, acesse o post que fiz com 5 coisas para se fazer em La Paz.

Dia 15

Último dia, hora de arrumar as malas e voltar pra casa.

Nosso voo saiu de La Paz com destino à Santa Cruz de La Sierra, de onde pegamos nosso voo de volta para o Brasil.

Qualquer dúvida que tiverem, fiquem à vontade para comentar abaixo ou mandar por e-mail que respondo todas no mesmo dia.

Se você estiver precisando de seguro viagem, sugiro que deem uma lida no post que fiz sobre o melhor seguro de viagem de aventura.

Se esse post te ajudou de alguma forma, curte e compartilha clicando nos botões abaixo. É de graça e fará um blogueiro muito feliz!

46 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.