mac

Porque fazer alguma trilha até Machu Picchu

Não é minha intenção desmerecer quem vai até Machu Picchu de trêm/ônibus/van/carro, de forma alguma. Mas a trilha que fiz até lá foi certamente uma das experiências mais legais e marcantes que já tive, por inúmeros motivos. Existem inúmeras trilhas até Machu Picchu, como a trilha Inka clássica, a trilha Salkantay e a Inka Jungle Trek, que foi a opção que escolhi, em razão das atividades que envolvia (bike, tirolesa e rafting – que estava indisponível em razão das chuvas).

Abaixo segue o relato de cada dia da Inka Jungle Trek e, ao final, como resolvi marcar a experiência em mim:

Você já segue o blog no Instagram? Clique aqui e diga o que você acha das minhas fotos.

Dia 1 – Cusco à Santa Maria – Downhill Bike e Trilha

O primeiro dia da Inka Jungle Trek inicia cedo, com uma viagem de van de Cusco até Abra Malaga, um local situado a 4.200 metros de altitude. De lá, partimos para um trajeto de bike até Santa Maria. O trajeto todo tem aproximadamente 70 km, praticamente todo “ladeira abaixo”. Em razão da altitude, o início do trajeto é frio, em um clima de montanha. Conforme se desce, você nitidamente sente a troca de clima, para uma temperatura mais tropical, entrando no clima de floresta.

Leia também:
8 coisas que você deve fazer em Cusco
Qual a melhor hospedagem em Cusco

Roteiro de 15 dias por Bolívia e Peru
Em dúvida se deve conhecer o Vale Sagrado? Não mais!

O trajeto é todo feito no asfalto, e por inúmeras vezes você cruzará cursos d’água que transcorrem por cima do asfalto. É certeza que você terminará o dia encharcado. Então, se possível, leve um par de tênis extra.

As paisagens no caminho são indiscritíveis. Veja abaixo um vídeo que fiz do trajeto de bike e aqui as fotos.

Após o trajeto de bike é servido um almoço em um restaurante local. De lá, seguimos de van até o trecho onde se inicia a trilha para o local da nossa primeira noite. A trilha é curta, de aproximadamente meia hora.

O local da primeira noite é espetacular, fica situado no meio da floresta, com instalações bem simples. Todo o grupo dorme no mesmo cômodo, que possui algo em torno de 20 beliches.

Destaque fica para o mongoose “domesticado” que vive lá:

Inka Jungle Trek

Dia 2 – Santa Maria à Santa Tereza – Trilha

O segundo dia é inteiro de trilhas, uma caminhada longa, exaustiva, e que me causou um sério problema no joelho. Verdade seja dita, o problema não foi culpa da trilha, e sim de uma pré-condição já existente minha. O resto do grupo, além do cansaço, não sentiu absolutamente nada.

Resumindo, do segundo dia em diante eu só conseguia mancar, e com muita dor. Mas isso tornou a viagem ainda mais desafiadora, e não arruinou em absolutamente nada toda a aventura.

Mas falando da trilha em sí, mais uma vez paisagens lindas, algumas paradas para descanso/conversa/fotos. Esse dia rendeu fotos lindas. Depois de mancar muito e ficar para trás no grupo, enfim chegamos, ao fim do dia, às águas termais de Santa Tereza.

Inka Jungle Trek

Uma das principais razões que fizeram essa experiência ser tão marcante foi a forma como todo nosso grupo (aproximadamente 15 pessoas) se deu bem. Isso rendeu boas conversas, novas amizades e um desafio de futebol ao fim do segundo dia entre os 3 escoceses do grupo mais um australiano contra 2 brasileiros e 2 argentinos. O jogo terminou 2 a 2 e sim, mesmo sem conseguir andar, eu joguei.

Dia 3 – Santa Tereza à Águas Calientes – Trilha e Tirolesa

Nem todos do grupo fizeram a tirolesa, mas o que fizeram certamente não se arrependeram. Essa foi a primeira atividade do dia, e eu não poderia ter feito escolha melhor, não só pela diversão em si, mas também por ter poupado algumas horas de caminhada com o meu joelho ruim.

Zipline

O maior trecho da tirolesa fica situado a 150 metros do chão, e percorre uma distância de aproximadamente 400 metros.

Para maiores informações, clique aqui. Veja também abaixo o vídeo que fiz:

Depois da tirolesa, o grupo todo se encontra para o almoço, na hidrelétrica de Santa Tereza. De lá, parte a trilha até Águas Calientes.

Essa trilha é feita praticamente toda sobre os trilhos do trem, em superfície plana. É uma caminhada leve, apesar de longa, e com paisagens também deslumbrantes.

Inka Jungle Trek

Em Águas Calientes há também um local para banhos em águas termais. Sinceramente, fiquei decepcionado ao chegar até o local e decidi nem entrar na água, que tinha cor turva e muita gente. Optamos por conhecer melhor a cidade e descansar, já que no dia seguinte subiríamos muito cedo para Machu Picchu.

Dia 4 – Machu Picchu

O 4º dia inicia com uma subida íngreme e cansativa até Machu Picchu. Infelizmente, não pude fazer esse trecho, já que meu joelho não aguentaria.

Decidi, então, pegar o primeiro ônibus que sai de Águas Calientes até Machu Picchu. É um trajeto rápido, que me poupou das dores que certamente eu teria se encarasse a subida a pé.

Ao chegar em Machu Picchu, temos um tour de aproximadamente 2 horas com nosso guia por toda a cidade. Após, pode-se explorar a cidade livremente, ou subir a montanha de Huayna Picchu (a famosa montanha que fica ao fundo das tradicionais fotos de Machu Picchu) ou a montanha de Machu Picchu, no lado oposto.

A opção é feita quando se contrata o pacote, e nós havíamos optado por Huayna Picchu. Mesmo com muitas dores, encarei a subida íngreme, mas fui recompensado com uma vista incrível de Machu Picchu.

Descrever Machu Picchu é certamente um exercício difícil, que prefiro deixar para as fotos que tirei por lá. Clique aqui para ver o álbum.

Após a visita iniciamos o retorno à Águas Calientes, que pode ser por ônibus ou pela trilha. Em Águas Calientes pegamos o trem de volta até Ollantaytambo, de onde sairia a van que nos levaria de volta à Cusco.

Todo o problema no joelho e as dores que senti me renderam o sentimento de ter conquistado Machu Picchu. Além de uma experiência diferente e marcante, a Inka Jungle Trek me rendeu novas amizades, que embalaram alguns drinks e boas conversas na volta à Cusco e depois em La Paz.

Mais do que chegar à Machu Picchu, todo o caminho que percorri até lá, com as dificuldades que tive, foi o que realmente me marcou. E decidi, ao final, registrar isso de uma forma especial:

"...and know that the true worth of your travels lies not in where you come to be at the journey's end, but who you came to be along the way"

“…and know that the true worth of your travels lies not in where you come to be at the journey’s end, but who you came to be along the way”

Se você estiver precisando de seguro viagem, sugiro que deem uma lida no post que fiz sobre o melhor seguro de viagem de aventura. Lá, fiz uma análise de coberturas e exclusões que se aplicam a trilhas. Se você está pensando em fazer a trilha para Machu Picchu, recomendo fazer um seguro com cobertura para trilhas!

Se esse post te ajudou de alguma forma, curte e compartilha clicando nos botões abaixo. É de graça e fará um blogueiro muito feliz!