slo

Porque eu fui esquiar na Eslováquia

Esquiar na Eslováquia nunca passou pela minha cabeça. Aliás, não tinha a mínima ideia se existia neve na Eslováquia. Mas existia, e muito.

Mas e por que a Eslováquia? Ah, porque é muito barato, basicamente.

Quando fui à Eslováquia morava em Londres, um voo curto e igualmente barato até Bratislava, capital daquele país. Mas a estação de ski ficava na cidade de Liptovský Mikuláš, e chegar lá não foi tão simples assim, já que praticamente tivemos que cruzar o país.

[mapsmarker layer=”9″]

Partimos da estação Hlavna em Bratislava com direção à Liptovský Mikuláš. Trem é um meio de transporte muito utilizado no país e o trem que utilizamos possuía ótimas condições. Maiores informações sobre trens na Eslováquia podem ser obtidas aqui e, principalmente, no site da empresa de trens Eslovaca. A viagem foi de aproximadamente 4 horas durante a noite. Inicialmente nos instalamos em uma cabine sozinhos, mas logo outras pessoas ocuparam a cabine, que tinha capacidade para 8 pessoas.

Jasná e Liptovský Mikuláš

Liptovský Mikuláš é uma cidade de aproximadamente 34 mil habitantes, situada na região norte da Eslováquia. Em suas proximidades estão situadas inúmeros resorts de ski, dentre eles Jasná, o maior do país.

Fiquei hospedado em uma pousada familiar (Família Antol), na cidade de Liptovský Mikuláš. Uma pousada simples, mas com um atendimento e estrutura muito bons. O site deles é http://www.penzionantol-liptov.sk/index_en.php e, como você poderá ver, os preços são muito bons (entre 10 e 15 euros).

Como falei, a estação de ski de Jasná é a maior do país, e a qualidade das pistas são realmente elogiáveis, na minha opinião. Pistas amplas, com diferentes níveis de dificuldades e uma paisagem exuberante. O horizonte das montanhas cobertas de neve e pinheiros é de tirar o fôlego.

Jasná

Jasná

São mais de 30 km de pistas, dentre os quais 1,5 km podem ser usados a noite. O destaque fica por conta da pista Chopok, a mais alta do complexo. O resort é servido por todos os serviços convencionais, como aluguel de equipaments, restaurantes, lojas e etc. Para maiores informações, acesse o site do resort AQUI.

Veja AQUI as fotos dessa viagem.

12 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.