Esquiar na Eslováquia nunca passou pela minha cabeça. Aliás, não tinha a mínima ideia se existia neve na Eslováquia. Mas existia, e muito.

Mas e por que a Eslováquia? Ah, porque é muito barato, basicamente.

Quando fui à Eslováquia morava em Londres, um voo curto e igualmente barato até Bratislava, capital daquele país. Mas a estação de ski ficava na cidade de Liptovský Mikuláš, e chegar lá não foi tão simples assim, já que praticamente tivemos que cruzar o país.

[mapsmarker layer=”9″]

Partimos da estação Hlavna em Bratislava com direção à Liptovský Mikuláš. Trem é um meio de transporte muito utilizado no país e o trem que utilizamos possuía ótimas condições. Maiores informações sobre trens na Eslováquia podem ser obtidas aqui e, principalmente, no site da empresa de trens Eslovaca. A viagem foi de aproximadamente 4 horas durante a noite. Inicialmente nos instalamos em uma cabine sozinhos, mas logo outras pessoas ocuparam a cabine, que tinha capacidade para 8 pessoas.

Jasná e Liptovský Mikuláš

Liptovský Mikuláš é uma cidade de aproximadamente 34 mil habitantes, situada na região norte da Eslováquia. Em suas proximidades estão situadas inúmeros resorts de ski, dentre eles Jasná, o maior do país.

Fiquei hospedado em uma pousada familiar (Família Antol), na cidade de Liptovský Mikuláš. Uma pousada simples, mas com um atendimento e estrutura muito bons. O site deles é http://www.penzionantol-liptov.sk/index_en.php e, como você poderá ver, os preços são muito bons (entre 10 e 15 euros).

Como falei, a estação de ski de Jasná é a maior do país, e a qualidade das pistas são realmente elogiáveis, na minha opinião. Pistas amplas, com diferentes níveis de dificuldades e uma paisagem exuberante. O horizonte das montanhas cobertas de neve e pinheiros é de tirar o fôlego.

Jasná
Jasná

São mais de 30 km de pistas, dentre os quais 1,5 km podem ser usados a noite. O destaque fica por conta da pista Chopok, a mais alta do complexo. O resort é servido por todos os serviços convencionais, como aluguel de equipaments, restaurantes, lojas e etc. Para maiores informações, acesse o site do resort AQUI.

Veja AQUI as fotos dessa viagem.

COMPARTILHAR
Próximo postEgito
"To see the world, things dangerous to come to, to see behind walls, draw closer, to find each other and to feel. That is the purpose of life"

10 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde, eu estou indo esquiar na Eslovaquia por 3 dias.. É a minha primeira experiÊncia.. Eles também alugam roupa (calças e botas apropriadas)? E os skis, por trÊs dias ficariam 50 euros, certo, segundo o que percebi da tabela.. Obrigado pela informação

    • Oi Daniela, eu fui pra lá já faz algum tempo, então as coisas provavelmente mudaram bastante. Contudo, na época que passei por lá a estrutura já era muito boa, existia aluguel de roupa e equipamento e tudo mais. Acredito que tenham melhorado ainda mais esses serviços de lá pra cá! Sobre os preços, quando fui pra lá a Eslováquia sequer fazia parte da zona do Euro (pra você ver o tempo que já faz). Eu abri o site da estação e me parece que os preços atualizados estão nesse link – http://www.jasna.sk/en/prices/skipass-pricelist-winter-20142015/. O preço varia dependendo da data que você estará por lá! Boa viagem!

  2. Beleza? Eu estou indo fazer a mesma viagem e não consegui achar o preço do trem Bratislava para Liptovský Mikuláš. Você lembra mais ou menos quanto que foi? Na estação de ski aquela lista “SKIPASS PRICELIST WINTER 2015 / 2016” ja inclui o preço do aluguel da ski ou não? Se não você lembra o preço? Obrigado pelas dicas, ajudaram muito.

  3. Fala Bernardo, entao, vou no final de ano. Mas onde voce ficou hospedado (que pelo que vi é do lado da estacao de ski) nao tem vaga. Lá em Liptovski Mikulas voce viu taxis? Como era o acesso à Janas? Estou contando a possibilidade de alugar um carro.

  4. Olá!

    Estou planejando em ir para Jasna Final de Fevereiro início de Março de 2018. Ainda tem neve nas montanhas? ..Sei que a temporada vai de Dezembro até Abril, mas fico preocupado de algumas pistas ficarem fechadas.

    Abs!

    • Leonardo, fazem muitos anos que passei por lá. Mas a resposta é a mesma para praticamente todas as montanhas: Depende do ano e de como foi a queda de neve naquela temporada. Tem temporadas que a queda de neve é ótima e eles estendem o fechamento e tem mais pistas abertas, mas tem anos que a queda é menor e as pistas fecham antes. Você tem que ir monitorando quando chegar perto, não tem jeito.

DEIXAR UMA RESPOSTA

Coloque seu comentário
Coloque seu nome