A trilha do Rio do Boi em Santa Catarina

0
406

A trilha do Rio do Boi é feita na parte de interna do canyon Itaimbézinho, no Parque Nacional Aparados da Serra, na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Como o próprio nome diz, a trilha é feita toda praticamente no leito do Rio do Boi. As saídas são no período da manhã, o que exige que você chegue cedo ou durma na cidade de Praia Grande (ou outra próxima).

O mapa abaixo mostra o ponto de partida da trilha, no ponto de fiscalização do ICMBio, a 12 km do centro de Praia Grande/SC.

[mapsmarker layer=”12″]

O percurso oficial é de aproximadamente 8 km ida e volta e a caminhada é feita em um terreno muito irregular e com constantes travessias no Rio do Boi, com água na altura da cintura. Em razão disso, a trilha não é uma simples caminhada e existem riscos de acidentes, principalmente em razão das pedras ao longo do leito do rio.

Trilha do Rio do Boi

No entanto, as paisagens indiscutivelmente compensam a dificuldade, além dos banhos nas piscinas de águas cristalinas que se formam no leito do rio. É importante dizer que é obrigatório o acompanhamento de um guia credenciado, o que pode ser arranjado nas pousadas da região, ou nas agências de turismo.

Marquei nosso trajeto na trilha com o Endomondo, e pelas telas abaixo é possível ter mais dados da trilha, como duração, percurso e etc:

Trilha do Rio do Boi

 

Os principais pontos da trilha, na minha opinião, foram os banhos de cachoeira e a beleza da fauna local, além claro das paisagens dos canyons.

Algumas informações importantes:

Onde fica: Cidade de Praia Grande, Santa Catarina. Uma pequena cidade na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Hospedagem: Ficamos hospedados no hostel Nativos dos Canyons, um hostel afiliado a Hostelling International. Simples, mas bom. Existem inúmeras opções de hospedagem na cidade, para todos os gostos e bolsos.

O que levar: Água (2 litros), roupas e calçados confortáveis e de rápida secagem (você irá passar molhado boa parte do percurso em razão das travessias no rio), muda de roupa, par de meia e calçado reserva para trocar na volta da trilha, filtro solar, lanche e repelente. Ah, é obrigatório a apresentação de um documento de identificação.

Algumas fotos da trilha (para ver o álbum completo, clique AQUI):

There are no photos with those IDs or post 1559 does not have any attached images!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.