Você entrou com sua GoPro na água e foi tirar foto e fazer vídeo e aí aparecem aquelas gotas d’água atrapalhando suas imagens.

Essas gotas d’água certamente vão arruinar toda e qualquer imagem sua e quem usa a GoPro na água com frequência certamente já passou por esse problema.

E então, como resolvemos?

Leia também:
Qual a melhor configuração de vídeo para GoPro
Qual o melhor cartão de memória para GoPro
Como tirar boas fotos com suas GoPro
Como editar seus vídeos de GoPro

Caso você queira receber outros posts sobre GoPro como esse, coloque seu e-mail abaixo e receba diretamente em sua caixa de entrada:

Receba os posts por e-mail


Como evitar gotas d’água na sua GoPro

Existem algumas técnicas bem simples, umas mais sofisticadas e outras mais primitivas, mas todas funcionam de alguma forma para previnir o acúmulo de gotas d’água na GoPro.

Lamber a “lente” da caixa estanque

Minha preferida. Simples e funciona perfeitamente, só tem três pontos negativos. O primeiro é que você parece um doido lambendo sua GoPro, o segundo é que você tem que repetir isso frequentemente na água e o terceiro é que se a câmera estiver longe do seu alcance (se estiver montada em um lugar longe da sua boca) você não conseguirá repetir.

De todo modo, é o que eu sempre usei e sempre funcionou bem. Você pode também cuspir na lente da caixa estanque e espalhar com seu dedo, vai funcionar da mesma forma.

No vídeo abaixo eu fiz um teste jogando água na lente da GoPro. Em um primeiro teste joguei água sem ter passado saliva na lente e no segundo tendo passado saliva. Veja a diferença não só pelo lado de fora (na parte com saliva as gotas escorrem e não ficam na lente), mas também o ponto de vista da própria imagem feita pela GoPro.

É certamente a solução mais simples e barata!

Detergente Neutro

Uma outra boa opção é espalhar um pouco de detergente neutro na “lente” da caixa estanque. Muitos mergulhadores usam a mesma técnica para evitar o embace da máscara de mergulho e funciona muito bem.

Pomada para Assadura

Uma outra opção bem interessante é espalhar uma fina camada de pomada para assadura, como o Hipoglos. Obviamente você tem que espalhar de uma forma que a lente não fique esbranquiçada.

Gota

Essa opção me parece bem duradoura se você for usar por um certo tempo dentro d’água.

Cera Automotiva

Já ouvi falar também de algumas pessoas recomendando cera automotiva como uma opção bem duradoura e efetiva para evitar gotas na lente da caixa estanque da GoPro.

Vaselina

Uma opção bem prática é também utilizar vaselina. Um produto relativamente barato e fácil de carregar, portanto uma boa opção para evitar gotas d’água na lente da sua GoPro.

Gotas
Foto de http://blogamelhorescolha.com/.

Produtos Específicos

Existem também produtos específicos para essa tarefa no mercado, que são chamados de impermeabilizantes, cristalizadores ou selante para vidros. É o mesmo produto que se usa em lentes de óculos ou parabrisa de veículos.

Se você colocar os nomes acima no Google certamente encontrará esses produtos à venda. No Mercado Livre, por exemplo, você encontra algumas opções baratinhas. Fiz uma pesquisa rápida e achei opções variando de R$ 13 a R$ 150.


Espero que as informações acima tenham ajudado. Se você gostou das dicas acima, dá uma forcinha pro blog e compartilha nas redes sociais!

Veja também outros posts meus com dicas de GoPro.

Caso você queira receber outros posts sobre GoPro como esse, coloque seu e-mail abaixo e receba diretamente em sua caixa de entrada:

Receba os posts por e-mail



6 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde meu nobre… Tenho uma Hero 4 e já testei hipoglos, cristalizador de vidros e detergente, nada funcionou… sabe me dizer se há algo mais duradouro do que a saliva? Abração!

  2. Show de bola o site e as dicas..
    Quero comprar uma Gopro, mas estou em dúvida entre a Hero5 Black e Hero5 Session.. Acredito que vou usar mais para fotos durante viagens do que fazendo vídeos. Estou pendendo para a Session pelo tamanho e praticidade. Qualquer dica seria bem vinda.. abraço

    • Paulo, você fará bom uso da Session, mas, dependendo de como você usa, a telinha que vem na 5 pode ser um bom diferencial. Eu sempre fui contra comprar a telinha separada, mas tenho gostado de ter ela na 5 para me ajudar na composição das fotos. Se você tiver condições, compre a 5, mas se não rolar tenho certeza que a Session não vai te decepcionar. Abs!

DEIXAR UMA RESPOSTA

Coloque seu comentário
Coloque seu nome