Recentemente uma avalanche tirou a vida de inúmeras pessoas que tentavam escalar o Monte Everest, dentre elas alguns Sherpas. Você certamente viu essa matéria no noticiário recente.

Mas você sabe o que é um Sherpa? Muita gente não sabe!

Eu ainda não escalei o Everest, e infelizmente ainda não estive nos Himalaias, mas sempre que você ler uma matéria sobre escalada no Everest (e isso eu já fiz muito) você irá ler sobre um Sherpa. Parece até que Sherpa é um cargo ou uma função, mas não.

Sherpa é um povo que vive nas regiões montanhosas do Nepal, com extrema aptidão física para a alta montanha.
Sherpa

Foto: Aaron Huey, National Geographic

O fato é que os Sherpas se desenvolveram no clima hostil dos Himalaias, carregando mercadorias para cima e para baixo na montanha, o que os transformou em montanhistas naturais, com grande capacidade de carregar peso e sobreviver ao clima agressivo da montanha.

Em 1921, quando os Britânicos controlaram o subcontinente indiano e decidiram explorar o Monte Everest, eles viram a possibilidade de explorar o talento e capacidade natural dos Sherpas de lidar com a montanha. Os Sherpas, por outro lado, viram nisso uma possibilidade de ganhar dinheiro, “assessorando” os aventureiros dispostos a encarar a montanha.

Assim, os Sherpas se estruturaram para receber os aventureiros que desejam escalar o Everest. São eles, basicamente, que carregam toda a parafernália de apoio dos montanhistas (barracas, tanques de oxigênio, comida, etc) e cozinham a comida, mas eles também são guias que conhecem o Everest como ninguém nesse mundo.

Sherpa

Foto: Aaron Huey, National Geographic

Como falei no início do post, recentemente uma avalanche matou 16 Sherpas que preparavam o início das escaladas em 2014. O desastre foi o pior na história e chamou a atenção para a segurança e as condições enfrentadas pelos Sherpas.

Sem entrar nesse mérito (pois nunca estive lá e, por essa razão, não entrarei nessa discussão), quero divulgar aqui uma iniciativa legal que 10 fotógrafos de aventura criaram, o Sherpa Fund.

Esses fotógrafos renomados disponibilizaram algumas de suas fotos para venda no site http://www.sherpasfund.org/ e 100% do valor arrecadado será revertido para os Sherpas.

Abaixo, algumas das fotos disponíveis no site:

DEIXAR UMA RESPOSTA

Coloque seu comentário
Coloque seu nome