A trilha do Rio do Boi é feita na parte de interna do canyon Itaimbézinho, no Parque Nacional Aparados da Serra, na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Como o próprio nome diz, a trilha é feita toda praticamente no leito do Rio do Boi. As saídas são no período da manhã, o que exige que você chegue cedo ou durma na cidade de Praia Grande (ou outra próxima).

O mapa abaixo mostra o ponto de partida da trilha, no ponto de fiscalização do ICMBio, a 12 km do centro de Praia Grande/SC.

[mapsmarker layer=”12″]

O percurso oficial é de aproximadamente 8 km ida e volta e a caminhada é feita em um terreno muito irregular e com constantes travessias no Rio do Boi, com água na altura da cintura. Em razão disso, a trilha não é uma simples caminhada e existem riscos de acidentes, principalmente em razão das pedras ao longo do leito do rio.

Trilha do Rio do Boi

No entanto, as paisagens indiscutivelmente compensam a dificuldade, além dos banhos nas piscinas de águas cristalinas que se formam no leito do rio. É importante dizer que é obrigatório o acompanhamento de um guia credenciado, o que pode ser arranjado nas pousadas da região, ou nas agências de turismo.

Marquei nosso trajeto na trilha com o Endomondo, e pelas telas abaixo é possível ter mais dados da trilha, como duração, percurso e etc:

Trilha do Rio do Boi

 

Os principais pontos da trilha, na minha opinião, foram os banhos de cachoeira e a beleza da fauna local, além claro das paisagens dos canyons.

Algumas informações importantes:

Onde fica: Cidade de Praia Grande, Santa Catarina. Uma pequena cidade na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Hospedagem: Ficamos hospedados no hostel Nativos dos Canyons, um hostel afiliado a Hostelling International. Simples, mas bom. Existem inúmeras opções de hospedagem na cidade, para todos os gostos e bolsos.

O que levar: Água (2 litros), roupas e calçados confortáveis e de rápida secagem (você irá passar molhado boa parte do percurso em razão das travessias no rio), muda de roupa, par de meia e calçado reserva para trocar na volta da trilha, filtro solar, lanche e repelente. Ah, é obrigatório a apresentação de um documento de identificação.

Algumas fotos da trilha (para ver o álbum completo, clique AQUI):

 

DEIXAR UMA RESPOSTA

Coloque seu comentário
Coloque seu nome