Inverno chegou no hemisfério sul e você vai para as montanhas. Já viu hospedagem, voos e aquela coisa toda, e agora tá na hora de pensar na roupa para encarar a neve.

É melhor alugar ou comprar? Onde encontro roupa no Brasil? Qual a roupa certa para a neve? Enfim, são muitas perguntas, vamos respondê-la!

Saber a roupa mais indicada depende muito do tipo de atividade que você vai encarar. Escalar o Everest exige uma roupa muito mais “reforçada” do que a roupa para esquiar. Até mesmo para ski existem algumas variações.

De todo modo, vamos falar do básico:

Jaquetas, camada intermediária e camisetas térmicas

Podemos dividir o vestuário para a parte de cima do corpo em 3 camadas.

A primeira camada é o que chamam de segunda pele ou camiseta/blusa térmica. É uma peça indispensável para o vestuário!

Ela deve ser leve e absorver a transpiração, pois fica colada ao corpo, e manter o calor gerado pelo corpo. Esse é o tipo de roupa que você deve comprar e não alugar, tanto por questões higiênicas, como pela própria utilidade da peça, que você vai poder usar em qualquer situação de frio (eu frequentemente durmo com as minhas!). Existem boas peças em lojas brasileiras, como a Decathlon e a Centauro, e os preços são muito bons.

A segunda camada é normalmente um casaco de fleece, ou soft, como já ouvi chamarem. É uma peça um pouco mais pesada, mas excelente para a retenção do calor do corpo. Assim como a camiseta térmica, o casaco de fleece também é muito útil e você pode usar no dia a dia em regiões mais frias. Existem dias quentes na montanha também, e quando isso acontece eu dispenso o fleece, ficando somente com a primeira e a terceira camada. Como no caso acima, existem bons preços em lojas brasileiras como Decathlon e Centauro.

Já a terceira camada é a jaqueta impermeável, reforçada e muitas vezes específica para esportes de inverno. É aqui que o investimento fica mais pesado e que, dependendo do seu uso, o aluguel passa a ser mais vantajoso. Se você tem o costume ou a intenção de viajar com frequência para a prática de esportes de neve, certamente a compra é a melhor opção. Se isso não for o caso, então pense no aluguel dessa peça. No Brasil, essas jaquetas são normalmente muito caras, então, se possível, tente comprar fora, principalmente nos EUA. Algumas lojas que já comprei: Skis.com e Evo.com. Além dessas, vale uma olhada na Amazon.

Armada

Algumas jaquetas já vem com a segunda camada e algumas até vem com essa segunda camada removível.

Calça

As calças normalmente possuem duas camadas.

A primeira camada é a calça térmica, que é exatamente o mesmo modelo da camiseta térmica. Uma peça bem colada ao corpo, com boa capacidade de transpiração, liberdade de movimentos e retenção de calor.

Ski pants

Foto: Flickr

A segunda camada é como a terceira camada das jaquetas, uma peça impermeável e bem reforçada. Isso acontece pois a maioria das calças de esqui já vem com um revestimento de fleece.

Eu normalmente uso somente a calça impermeável, já que minhas calças vem com o revestimento de fleece e sempre deram conta do recado. Aqui também se aplica o raciocínio do aluguel que mencionei acima. Se você pratica esportes de neve com frequência, então vale a pena investir numa calça. Caso contrário, considere o aluguel.

Meias

A meia é uma parte importantíssima do vestuário, pois ela protege uma das extremidades do seu corpo, e as extremidades estão muito sujeitas à baixa temperatura. Ainda, quando você aluga equipamento de ski/snowboard, as botas desses equipamentos frequentemente estão molhadas, o que vai acabar congelando seu pé na montanha. Na Decathlon você encontra meias específicas de ski.

De todo modo, se você não estiver disposto a investir, use meias grossas, de lã ou sintética, com boa capacidade de reter calor. É importante também que tenham um cano longo, a exemplo dos meiões de futebol.

Um dica importante é ter sempre um par de meia reservas caso você molhe ou aconteça qualquer outra coisa com o par de meias “titular”. Água, dependendo da temperatura, vira gelo. Se seu pé estiver “dentro d’água”, ele vai congelar junto!

Luvas

Ainda mais fundamental do que a meia, a luva para neve é específica, pois sua mão é uma das primeiras partes do corpo a sentir os efeitos do frio. Muita gente usa duas camadas (duas luvas), uma mais justa e colada na mão, feita de fleece ou outro material leve, e a segunda luva sendo aquela mais pesada, também impermeável. Eu uso duas, pois sinto muito frio nas mãos.

Aqui também vale o raciocínio do aluguel. Se você pratica esportes de neve, vale a pena investir na proteção da sua mão, com duas luvas de qualidade e capazes de suportar o frio extremo. Caso contrário, veja opções de aluguel.

Em hipótese alguma pense em ir para a neve sem luvas apropriadas!

No Brasil, a Decathlon possui luvas boas e baratas. Lá fora as opções são bem maiores e você pode até comprar a luva em seu destino, pois existem boas luvas com preços justos.

Óculos / Goggles

A neve possui um branco intenso que reflete a luz solar de forma igualmente intensa, o que pode causar danos irreparáveis à sua visão. Nem pense em ir para a neve sem a proteção adequada. Óculos de sol convencionais (com a devida proteção contra os raios solares) já conseguem lhe proteger de forma efetiva contra os raios solares, porém não são os mais apropriados para a prática de esportes de neve.

Como as quedas são constantes, as hastes e até as lentes rígidas podem causar lesões. Assim, o mais apropriado são os goggles específicos para a prática dos esportes de neve. Se você é praticante, invista nos goggles. Caso contrário, alugue um no seu destino.

Toucas e Capacete

Em termos de proteção, nem preciso dizer que o capacete é mais seguro que uma touca, certo? Eu uso e recomendo, você nunca sabe se existe uma rocha escondida na neve ou até mesmo se alguém não vai acabar lhe atingindo.

Em termos de proteção térmica, veja se seu capacete possui algum tipo de revestimento que proteja, principalmente, as orelhas. As orelhas, assim como as demais extremidades, é uma das primeiras partes do corpo que sente os efeitos do frio.

A touca, apesar de não trazer qualquer proteção contra choques, é importante para proteger suas orelhas do frio.

Bandana / Faixa

Além de tudo acima, é muito comum o uso de uma bandana ou faixa para proteger a face do frio. No Brasil, a principal marca é a Ecohead. No site deles é possível encontrar uma variedade de bandanas, que você pode usar para inúmeras outras atividades e de muitas formas.

Bandana
Essas bandanas também tem proteção UV, o que é excelente considerando a neve reflete a luz solar de forma intensa e a exposição contínua e desprotegida aos raios solares podem causar danos à sua pele.

Eu tenho 3 e recomendo o investimento, já que o preço é excelente!

Comprar ou alugar?

A resposta certa é depende.

Como falei acima, se você pratica esportes de neve ao menos uma vez por ano, creio que investir em equipamentos e vestuário de qualidade é uma boa opção.

Para quem não pratica, eu recomendo comprar a camiseta térmica no mínimo e, se possível, o casaco de fleece.

Qualquer dúvida, escreve abaixo nos comentários que respondo todos no mesmo dia!

Se você estiver precisando de seguro viagem, sugiro que deem uma lida no post que fiz sobre o melhor seguro de viagem de aventura e as coberturas e exclusões das seguradoras para ski e snowboard.

Foto da capa: Alaskan Dude, Flickr.

14 COMENTÁRIOS

  1. Fala Alessandro, muito bacana seu blog, cara… Já li várias postagens e é uma coisa útil atrás da outra!!!
    Deixa eu te perguntar uma coisa: Eu já esquio desde 2011 (apesar de me considerar um eterno beginner), e tenho visto alguns vídeos seus, com as respectivas edições e tal… Percebi que em vários locais que vc visitou, vc alugou os equipamentos!! Vc não considerou comprar as botas, os skis e o capacete? Te pergunto isso pois estava pensando em comprar pelo menos as botas (acho um saco aquela história de ter que ficar experimentando bota em lojas de aluguel toda vez que chego lá na estação de ski).
    E outra dúvida, só de curiosidade: Como uma pessoa que mora no Brasil consegue esquiar bem, fazer manobras, etc, como vejo em seus vídeos? Vc morou fora muito tempo?
    Abraçao!! Valeu!!

    • Fala Rodrigo, valeu pelas palavras. Já considerei muitas vezes comprar, mas minha conclusão foi que não vale a pena. Eu esquio no máximo 30 dias por ano, isso se eu usar os 30 dias de férias que tenho para esquiar, o que nem sempre acontece. Carregar o próprio equipamento aeroporto pra cá e pra lá é um perrengue danado, além disso quando você aluga você tem sempre a chance de usar equipamentos relativamente novos e bem conservados (quase sempre) e dos últimos modelos (também quase sempre). Você também tem a possibilidade de trocar de skis dependendo da condição da montanha. Por exemplo, em Whistler agora eu usei um all mountain, mas um dia nevou muito e peguei um pra powder sem pagar nada a mais.
      Normalmente eu alugo o mesmo equipamento para o período todo, assim não preciso ir todo dia na estação pegar a bota, porque fico sempre com a mesma. Talvez no futuro eu compre só a bota, mas mais por questão de conforto.
      Sobre esquiar bem, eu esquio há bastante tempo (lá se vão 21 anos desde a primeira vez) e sempre tive facilidade com esse tipo de esporte. Ainda tenho muito que aprender, mas sempre que vou para algum lugar esquiar eu faço aula. É bom porque você sempre pega alguma dica boa para seu nível e o professor na verdade é um guia, porque ele conhece a montanha e vai te levar para lugares legais. Sobre as manobras, nos vídeos você viu as que deram certo só hehe. Tem muita queda e tentativa para acertar algo, não tem jeito. Abraço e qualquer coisa escreve aí!

  2. Oi Alessandro! Adorei seu blog, muito útil e esclarecedor. Então em janeiro próximo irei para o Colorado . Será minha primeira vez em uma estação de Sky. Sei que pegarei o auge do inverno americano e preciso me preparar . Nunca fiz esse esporte antes e quero apenas fazer umas aulinhas básicas para iniciantes e brincar um pouco. Vou comprar o básico e indispensável por aqui, pois antes de ir para Vaill estarei em Orlando e se caso vc puder me indicar o melhor lugar para comprar as jaquetas em que o custo e benefícios sejam satisfatórios eu lhe agradeceria muito.Os preços na Decathlon são bons , posso até comprar aqui ,não sei!! gosto muito da the north face, mas são caras e nos aqui somos em três já viu né ? Então é isso , espero fazer uma bela viagem a esse lugar lindo que dizem que é Vaill. Um abraço ! Luna

    • Luna, que bom que você gostou do blog! No seu caso que vai começar o contato com o ski só agora eu compraria o básico por aqui, com Decathlon e Centauro (marcas Quechua, Nord e Weeze), que tem uma qualidade boa e um preço acessível. Se você quiser, você pode até comprar jaqueta e calça de ski da Weeze. No que diz respeito ao básico eu me refiro a segunda pele, fleece (segunda camada), meias e até luvas. Sobre compras perto de Orlando, os principais outlets tem lojas da Columbia, The North Face e outras marcas de aventura. Eu já comprei uma calça de ski da Columbia no Sawgrass Mills por um preço ridículo. Porém, sempre comprei jaqueta e outras vestimentas on-line (www.evo.com, http://www.skis.com e até na Amazon e Ebay) e mandei entregar. Abs e qualquer dúvida escreve aí!

  3. Olá Alessandro! Muito obrigada pelas dicas, esclareceram muitas questões. Eu nunca tive contato direto com a neve e sou bem leiga nesse assunto… Uma dúvida que tenho (às vezes até um pouco idiota kkk) é sobre o calçado… irei alugar a bota para neve. Eu devo sair da cidade já com a bota? Ou o aluguel acontece na própria estação?

    • Lanna, que bom que gostou. Você está falando de bota de esqui, snowboard, ou só uma bota para ir e caminhar pela neve? Bota apenas para caminhar você até pode usar um tênis, desde que ele seja um pouco fechado para aguentar o frio. Se vc quiser, claro, pode alugar botas mais preparadas e vc deve encontrar elas tanto na cidade como na própria estação, mas elas devem ser um pouco desconfortáveis. Talvez o melhor seja sempre ter um calcado confortável por perto e só usar as botas quando você estiver na neve mesmo. Abs!

DEIXAR UMA RESPOSTA

Coloque seu comentário
Coloque seu nome