Alaskan Dude

Qual a roupa recomendada para a neve?

Inverno chegou no hemisfério sul e você vai para as montanhas. Já viu hospedagem, voos e aquela coisa toda, e agora tá na hora de pensar na roupa para encarar a neve.

É melhor alugar ou comprar? Onde encontro roupa no Brasil? Qual a roupa certa para a neve? Enfim, são muitas perguntas, vamos respondê-la!

Saber a roupa mais indicada depende muito do tipo de atividade que você vai encarar. Escalar o Everest exige uma roupa muito mais “reforçada” do que a roupa para esquiar. Até mesmo para ski existem algumas variações.

De todo modo, vamos falar do básico:

Jaquetas, camada intermediária e camisetas térmicas

Podemos dividir o vestuário para a parte de cima do corpo em 3 camadas.

A primeira camada é o que chamam de segunda pele ou camiseta/blusa térmica. É uma peça indispensável para o vestuário!

Ela deve ser leve e absorver a transpiração, pois fica colada ao corpo, e manter o calor gerado pelo corpo. Esse é o tipo de roupa que você deve comprar e não alugar, tanto por questões higiênicas, como pela própria utilidade da peça, que você vai poder usar em qualquer situação de frio (eu frequentemente durmo com as minhas!). Existem boas peças em lojas brasileiras, como a Decathlon e a Centauro, e os preços são muito bons.

A segunda camada é normalmente um casaco de fleece, ou soft, como já ouvi chamarem. É uma peça um pouco mais pesada, mas excelente para a retenção do calor do corpo. Assim como a camiseta térmica, o casaco de fleece também é muito útil e você pode usar no dia a dia em regiões mais frias. Existem dias quentes na montanha também, e quando isso acontece eu dispenso o fleece, ficando somente com a primeira e a terceira camada. Como no caso acima, existem bons preços em lojas brasileiras como Decathlon e Centauro.

Já a terceira camada é a jaqueta impermeável, reforçada e muitas vezes específica para esportes de inverno. É aqui que o investimento fica mais pesado e que, dependendo do seu uso, o aluguel passa a ser mais vantajoso. Se você tem o costume ou a intenção de viajar com frequência para a prática de esportes de neve, certamente a compra é a melhor opção. Se isso não for o caso, então pense no aluguel dessa peça. No Brasil, essas jaquetas são normalmente muito caras, então, se possível, tente comprar fora, principalmente nos EUA. Algumas lojas que já comprei: Skis.com e Evo.com. Além dessas, vale uma olhada na Amazon.

Armada

Algumas jaquetas já vem com a segunda camada e algumas até vem com essa segunda camada removível.

Calça

As calças normalmente possuem duas camadas.

A primeira camada é a calça térmica, que é exatamente o mesmo modelo da camiseta térmica. Uma peça bem colada ao corpo, com boa capacidade de transpiração, liberdade de movimentos e retenção de calor.

Ski pants

Foto: Flickr

A segunda camada é como a terceira camada das jaquetas, uma peça impermeável e bem reforçada. Isso acontece pois a maioria das calças de esqui já vem com um revestimento de fleece.

Eu normalmente uso somente a calça impermeável, já que minhas calças vem com o revestimento de fleece e sempre deram conta do recado. Aqui também se aplica o raciocínio do aluguel que mencionei acima. Se você pratica esportes de neve com frequência, então vale a pena investir numa calça. Caso contrário, considere o aluguel.

Meias

A meia é uma parte importantíssima do vestuário, pois ela protege uma das extremidades do seu corpo, e as extremidades estão muito sujeitas à baixa temperatura. Ainda, quando você aluga equipamento de ski/snowboard, as botas desses equipamentos frequentemente estão molhadas, o que vai acabar congelando seu pé na montanha. Na Decathlon você encontra meias específicas de ski.

De todo modo, se você não estiver disposto a investir, use meias grossas, de lã ou sintética, com boa capacidade de reter calor. É importante também que tenham um cano longo, a exemplo dos meiões de futebol.

Um dica importante é ter sempre um par de meia reservas caso você molhe ou aconteça qualquer outra coisa com o par de meias “titular”. Água, dependendo da temperatura, vira gelo. Se seu pé estiver “dentro d’água”, ele vai congelar junto!

Luvas

Ainda mais fundamental do que a meia, a luva para neve é específica, pois sua mão é uma das primeiras partes do corpo a sentir os efeitos do frio. Muita gente usa duas camadas (duas luvas), uma mais justa e colada na mão, feita de fleece ou outro material leve, e a segunda luva sendo aquela mais pesada, também impermeável. Eu uso duas, pois sinto muito frio nas mãos.

Aqui também vale o raciocínio do aluguel. Se você pratica esportes de neve, vale a pena investir na proteção da sua mão, com duas luvas de qualidade e capazes de suportar o frio extremo. Caso contrário, veja opções de aluguel.

Em hipótese alguma pense em ir para a neve sem luvas apropriadas!

No Brasil, a Decathlon possui luvas boas e baratas. Lá fora as opções são bem maiores e você pode até comprar a luva em seu destino, pois existem boas luvas com preços justos.

Óculos / Goggles

A neve possui um branco intenso que reflete a luz solar de forma igualmente intensa, o que pode causar danos irreparáveis à sua visão. Nem pense em ir para a neve sem a proteção adequada. Óculos de sol convencionais (com a devida proteção contra os raios solares) já conseguem lhe proteger de forma efetiva contra os raios solares, porém não são os mais apropriados para a prática de esportes de neve.

Como as quedas são constantes, as hastes e até as lentes rígidas podem causar lesões. Assim, o mais apropriado são os goggles específicos para a prática dos esportes de neve. Se você é praticante, invista nos goggles. Caso contrário, alugue um no seu destino.

Toucas e Capacete

Em termos de proteção, nem preciso dizer que o capacete é mais seguro que uma touca, certo? Eu uso e recomendo, você nunca sabe se existe uma rocha escondida na neve ou até mesmo se alguém não vai acabar lhe atingindo.

Em termos de proteção térmica, veja se seu capacete possui algum tipo de revestimento que proteja, principalmente, as orelhas. As orelhas, assim como as demais extremidades, é uma das primeiras partes do corpo que sente os efeitos do frio.

A touca, apesar de não trazer qualquer proteção contra choques, é importante para proteger suas orelhas do frio.

Bandana / Faixa

Além de tudo acima, é muito comum o uso de uma bandana ou faixa para proteger a face do frio. No Brasil, a principal marca é a Ecohead. No site deles é possível encontrar uma variedade de bandanas, que você pode usar para inúmeras outras atividades e de muitas formas.

Bandana
Essas bandanas também tem proteção UV, o que é excelente considerando a neve reflete a luz solar de forma intensa e a exposição contínua e desprotegida aos raios solares podem causar danos à sua pele.

Eu tenho 3 e recomendo o investimento, já que o preço é excelente!

Comprar ou alugar?

A resposta certa é depende.

Como falei acima, se você pratica esportes de neve ao menos uma vez por ano, creio que investir em equipamentos e vestuário de qualidade é uma boa opção.

Para quem não pratica, eu recomendo comprar a camiseta térmica no mínimo e, se possível, o casaco de fleece.

Qualquer dúvida, escreve abaixo nos comentários que respondo todos no mesmo dia!

Se você estiver precisando de seguro viagem, sugiro que deem uma lida no post que fiz sobre o melhor seguro de viagem de aventura e as coberturas e exclusões das seguradoras para ski e snowboard.

Foto da capa: Alaskan Dude, Flickr.

18 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.