[Este post foi escrito por Stephanie Goularte]

Uma das primeiras dúvidas que surgiram quando eu estava me preparando para viajar para a Índia era o que poderia vestir durante meus dias por lá. Minha preocupação era me sentir bem vestida (em termos de conforto, temperatura e também de estética) sem fugir do estilo considerado “adequado” na cultura do país, que é bem machista.

Fiz algumas buscas no Google e todas as referências que encontrei foram no sentido de não vestir roupas muito justas ou que deixassem partes do corpo à mostra, dando preferência a calças e saias com comprimento bem abaixo do joelho e blusas ou camisas que não deixassem ombros, costas ou barriga à mostra, sem qualquer transparência. Acontece que sou muito detalhista, gosto de me preparar o melhor possível para as viagens que faço e, portanto, essas poucas informações sobre o que vestir ainda me deixaram algumas dúvidas sobre que tipo de roupa levar exatamente.

Leia também:
10 coisas que você precisa saber antes de ir para a Índia
Como tirar visto para a Índia
Sugestão de roteiro de 15 dias pela Índia

Vou compartilhar com vocês um pouco do que eu trouxe na minha mochila considerando essas orientações básicas que encontrei e também o que vi por aqui:

Você já segue o blog no Instagram? Clique aqui e diga o que você acha das minhas fotos.

Em primeiro lugar, a minha mochila era pequena (55 litros) e eu viajei por 15 dias no final do inverno indiano, quando ainda é calor durante o dia (entre 25º e 33º graus) e fresquinho durante a noite (entre 18º e 20º graus), portanto não trouxe muitas roupas de frio e isso liberou um espaço considerável na minha bagagem.

(Observação: durante a viagem passei 4 dias em Kathmandu no Nepal fazendo trekking, lá durante o dia a temperatura era agradável, em torno de 25º, e era bem frio à noite. Usei basicamente as mesmas roupas da Índia durante o dia com mais uma camiseta térmica manga longa e uma jaqueta impermeável por cima à noite, as únicas peças que trouxe para o frio).

Confesso que foi bem difícil encontrar no meu armário calças mais soltinhas e blusas que não mostrassem o ombro. Como a maioria das brasileiras, costumo vestir calças mais justas (legging ou jeans skinny) e blusas de manga cavada, além de muitos shorts, saias curtas e blusas cropped. Acabei tendo que comprar algumas peças (principalmente calças mais soltas) especialmente para vestir na viagem e achei que valeu muito a pena.

Lista do que eu trouxe para vestir e algumas fotos

– 6 blusas/camisetas de manga curta (todas sem nenhuma transparência ou decote e tapando os ombros, se aparecer o braço e parte do antebraço não tem problema);

– 5 blusas de manga longa (tanto camisetas quanto camisas, todas de tecido bem leve);

– 5 calças (apenas uma skinny preta que usei no Nepal, as demais todas eram bem soltas de algodão ou tecido estilo seda);

– 1 vestido longo de manga cavada (usei com uma camiseta por cima);

– 3 casaquinhos manga longa (um de tricot, uma camiseta jeans e um casaco com zíper e capuz de tecido térmico bem fininho, mais esportivo);

– Duas pashminas (essencial para entrar nos templos onde exigem que a mulher cubra os cabelos);

– Óculos escuros (importante para evitar a troca de olhares com os homens daqui e poder olhar as lojinhas sem ser importunada pelos vendedores – os mais chatos que já vi);

– Uma blusa manga longa térmica e uma jaqueta impermeável (usei apenas no Nepal);

– Havaianas (uma só, essencial para o banho);

– 1 tênis/bota da Timberland (modelo Flume, super confortável e boa para todas as temperaturas, usei nos 4 dias de trekking);

– 2 sapatilhas;

– 1 espadrille/alpargatas;

– meias, underwear, pijama.

Sobre as minhas escolhas

Agora que a viagem acabou posso concluir que fiz ótimas escolhas a respeito do que vestir. Me senti super confortável e adequadamente vestida durante todo o tempo. Foi importante ter escolhido as peças de forma conservadora já que a realidade da Índia é absurdamente diferente da nossa em termos de moda feminina.

De fato não vi nenhuma mulher, indiana ou estrangeira, vestir saia ou short curto. Vi algumas poucas mulheres vestindo calças mais justas mas sempre com uma espécia de camisa/bata bem longa, quase um vestido, que cobria todo o quadril. Sobre a parte de cima, algumas poucas vezes vi estrangeiras vestindo algumas regatas mais soltas mas sempre com uma pashmina ou lenço sobre os ombros e pescoço.

Acho que mesmo que tivesse viajado no alto verão ainda assim traria as mesmas coisas, já que não tem como escapar da regra medieval de se vestir cobrindo todo o corpo.

Seguem algumas fotos do que vi as indianas usando aqui.

Apesar de todo o machismo confesso que achei belo e admirável o fato de que muitas delas (mais da metade de todas as mulheres que vi) usam roupas bem típicas e tradicionais, como os sáris, no dia a dia:

Ainda, segundo o Lonely Planet e alguns outros relatos que encontrei na internet, caso você esteja viajando sozinha ou só entre mulheres os cuidados devem ser redobrados. Os indianos se sentirão menos intimidados em te observar ou se aproximar sem nenhum homem ao teu lado (isso é bem machista, mas é a realidade). Nessas hipóteses é recomendado inclusive vestir uma espécie de kafkan/bata de manga longa, sem decote e cujo comprimento vai até a metade da panturrilha, acompanhando de uma calça por baixo (você encontrará várias opções para comprar aqui, são bem lindos e não te deixam passar calor). Esse tipo de roupa é bem tradicional aqui e popular entre as indianas, você estará super coberta, vestida como as locais e chamará menos ainda a atenção dos indianos. Conheci uma menina mexicana que estava viajando sozinha e ela costumava vestir esse tipo de roupa, achei super bonito e só não comprei porque estava o tempo todo acompanhada e sabia que não iria usar esse traje depois no Brasil.

Cabe alertar que mesmo seguindo à risca esses critérios de cobrir o corpo ainda assim os indianos são bem descarados e olharão muito, muito mesmo, para você. Você vai se sentir uma celebridade, mesmo! E não vão apenas te observar, mas sim te encarar a ponto de te deixar desconfortável.

Mas não se preocupe e não deixe isso estragar sua viagem, não retribua os olhares, tenha cuidado ao ser “brasileiramente” simpática pois olhares e sorrisos darão a entender que você está dando mole (!). Procure ser educada mas sem dar muita corda para conversinhas, mesmo se estiver em hostels ou hotéis de redes – o staff indiano costuma ser mais educado e acostumado com os ocidentais mas se você exagerar na simpatia pode ser mal interpretada. Lembre que você está numa cultura totalmente diferente, super conservadora com tudo relacionado ao universo feminino.

Espero ter ajudado, caso ainda tenham alguma dúvida deixem um comentário que ajudarei com o que for possível.

Para ver todos os posts da minha viagem para a Índia, clique aqui.

Se você estiver precisando de seguro viagem (totalmente recomendável para a Índia!), sugiro que deem uma lida no post que fiz sobre o melhor seguro de viagem de aventura.

11 COMENTÁRIOS

  1. Olá Stephanie, adorei seu texto! Viajo para a Índia em breve e o tema “O que vestir” esta me tirando o sono! Agora acho que vai ser mais fácil preparar a bagagem! Hahaha
    Obrigada.

  2. Olá, adorei seu post, estou indo viajar para a Índia em janeiro de 2017 e vou sozinha, também tenho ficado doida com o que levar na bagagem para me vestir, ainda mais que vou para o Norte e será mais frio (não faço ideia de quanto) e também não estou querendo despachar a mala, quero levar uma mala de mão e uma mochila. O que você acha? É possível?

    • Olá, que bom que gostou!
      Acho que é possível sim levar tudo numa mala de mão e mochila, tudo depende do número de dias, mas dá pra levar pouca coisa e lavar algo por lá também.
      Minha sugestão é checar o quão frio vai estar, costumo conferir a média de temperatura e previsão do tempo do local para onde vou e na data em que pretendo ir no weather.com. A previsão nesse site costuma ser correta, pelo menos quanto à temperatura média que fará no local. Com base nisso, separo o tipo de roupa adequado.
      Para o frio, uma dica boa é levar só um bom casaco, que aqueça bem mas seja leve e prático caso precise guardar na mochila e que tenha uma cor neutra como preto e cinza. Além disso, aquelas camisetas térmicas de manga comprida ajudam a esquentar bastante sem fazer volume na mala.
      Espero ter ajudado! Bjs

DEIXAR UMA RESPOSTA

Coloque seu comentário
Coloque seu nome