Em agosto de 2016 fui para Nevados de Chillan, minha 8ª estação de esqui na América do Sul, e aqui estou para escrever um pouco sobre a experiência de esquiar em Nevados de Chillan e também trazer minhas dicas sobre o destino.

Nevados de Chillan fica a 470 km de Santiago, capital do Chile e principal porta de entrada para os brasileiros que visitam o país.

Minha viagem, contudo, foi uma grande aventura saindo de carro de Porto Alegre, cruzando a Argentina e chegando finalmente a Nevados de Chillan para desfrutar da neve.

Leia também:
Qual o melhor seguro viagem para aventura?
Qual a roupa recomendada para a neve?
5 razões para você ir ao Chile esquiar.
Esqui em La Parva

A cidade mais próxima é Chillan, que fica a aproximadamente 80Km do centro de esqui.

Como chegar em Nevados de Chillan

Chegar a Nevados de Chillan não é muito difícil, mas também não tem a facilidade toda de se chegar nas estações próximas a Santiago.

Basicamente, as três maneiras de se chegar lá são:

Avião

O aeroporto mais próximo é o de Concepcion, que fica a aproximadamente 180Km de Nevados de Chillan.

Existem voos regulares saindo de Santiago e a duração do voo é de aproximadamente 1 hora.

Nesse post aqui eu escrevi algumas dicas para comprar passagens baratas pela empresa low cost chilena Sky airlines, que tem voos para Concepcion.

Do aeroporto você precisará de um transfer para chegar até onde você ficará hospedado ou ir até o centro de esqui. É possível que seu hotel consiga organizar um transfer para você. De todo modo, é possível também pegar um ônibus de Concepcion até Chillán e de Chillán outro ônibus para o centro de esqui.

Para o ônibus de Concepcion a Chillán, recomendo o site da Turbus. Para o ônibus de Chillán a Las Trancas (Nevados de Chillán) é só dar uma lida no item “trem/ônibus” abaixo.

Carro

Chegar de carro é bem fácil e tranquilo. Descendo de Santiago, pegue a Ruta 5 até Chillán. Em Chillán, pegue a Ruta N-55 até chegar ao centro de esqui. O tempo de viagem desde Santiago é de aproximadamente 5 horas.

Trem/Ônibus

É possível também sair de Santiago de trem e ir até Chillán. De Chillán, você precisará pegar um ônibus até o centro de esqui. Para comprar passagem de trem, visite o site da Tren Central e escolha a estação de Alameda, em Santiago. O ponto final é Chillán. O valor da passagem é de aproximadamente 20.000 pesos chilenos.

Chegando em Chillán, você pode pegar o ônibus até Nevados de Chillan. Para conferir os horários, dê uma olhada no site da REM Bus. O preço sai por algo entre 2 e 3 mil pesos e leva em torno de 2 horas.

Onde ficar em Nevados de Chillan

O centro de esqui de Nevados de Chillan possui basicamente dois hotéis no complexo, o Hotel Nevados e o Hotel Alto Nevados, que fica na base do centro de esqui.

O Hotel Alto Nevados possui uma diária de aproximadamente R$ 1.450 na alta temporada para um quarto duplo. Apesar do preço, a localização é excelente, pois está cravado na base do resort (veja fotos abaixo).

Já o Hotel Nevados, um pouco mais abaixo, também é interligado por um lift, mas por ser um pouco mais abaixo esse lift pode ser fechado em tempos de neve escassa (não estava funcionando quando estive lá). O valor da diária aqui é basicamente o mesmo do Alto Nevados.

Apesar desses dois hotéis serem mais próximos do centro de esqui, a grande maioria das pessoas que vão a Nevados de Chillan se hospedam no vilarejo de Las Trancas, que fica 8 km abaixo do centro de esqui.

Em Las Trancas as opções de hospedagem são variadas, assim como de restaurantes e serviços em geral.

Na semana que fiquei por lá fiquei hospedado em um hostel sensacional, chamado Onai. É um hostel tranquilo, sem festa ou barulho. O hostel é todo de madeira, com uma área de convívio espetacular. Os banheiros são todos compartilhados, mas limpos e de boa qualidade. A cozinha, muito bem equipada, é disponível para todos.

Nevados de Chillan

Tomar uma cerveja jogado nessa sala no fim do dia foi um dos pontos altos da viagem. Além disso, a vista à noite é espetacular também. As fotos abaixo foram feitas da varanda gigante.

Nevados de Chillan Nevados de Chillan

Nevados de Chillan Nevados de Chillan

É um excelente lugar para se hospedar, especialmente se você tiver uma galera e todo mundo ficar lá. Na área externa também é possível fazer churrasco, mas, como falei, o pessoal é rígido com barulho, então a festa não pode ir até muito tarde.

Nevados de Chillan

Algumas outras opções em Las Trancas que estão bem recomendadas no booking.com estão listadas abaixo:

Onde comer em Nevados de Chillan

O que eu quero me referir aqui é, na verdade, onde comer em Las Trancas, o vilarejo logo abaixo do centro de esqui, já que falo de refeições no centro de esqui no próximo título.

Las Trancas é bem servido de restaurantes e bares, então você tem algumas opções caso decida comer fora.

Não tem muito mistério quanto à localização, afinal praticamente todos os estabelecimentos ficam na estrada que leva até o centro de esqui.

Muitos dos dias em que estivemos por lá acabamos fazendo nossa própria comida no hostel, com mantimentos que compramos em Santiago, já que os preços são mais em conta. De todo modo,  para referência de preços e lugares, é bom mencionar que comi um fettuccine Alfredo, um red bull e uma coca no Chill In e paguei CLP 11.000 (muito bom), e um crepe, uma cerveja e um mousse de chocolate no Olívia, que saiu por CLP 15.730.

 

Se você quiser tomar uma cerveja, recomendo dois bares: O Ocho Loco (4 coronas lá me custaram CLP 12.000) e o Palo Huacho, que é mais balada do que bar.

O centro de esqui de Nevados de Chillan

O funcionamento do centro de esqui depende, obviamente, da neve. E a neve é como as ondas para o surfista, nem sempre você terá boas ondas, assim como nem sempre você terá boa neve.

Nevados de Chillan

No nosso caso, infelizmente, não tivemos sorte com a neve, que estava escassa, pois já não nevava há alguns dias quando passamos por Nevados de Chillan.

De todo modo, é possível fazer uma análise deixando essa questão de fora, já que ela não depende do pessoal do centro de esqui.

Estrutura

A estrutura é relativamente simples, mesmo considerando outras estações de esqui que já conheci na América do Sul. Os lifts são pequenos e alguns lentos, apesar de existirem alguns aparentemente mais novos. Você pode acessar pistas boas tanto com cadeira como T-bar (arraste).

Para referência, comprei um ticket de 4 dias para os lifts que saiu por CLP 112.000. Também comprei um meio dia por CLP 29.000.

Além das atividades de neve, você pode usufruir de piscinas termais que ficam também na base do centro de esqui.

Comida

Existem alguns pequenos restaurantes no meio da montanha onde você pode comer lanches simples. Além disso, na base da montanha existe um restaurante maior onde você pode comer com mais estrutura.

Para você ter uma ideia de valores, seguem alguns gastos que tive com refeição por lá:

  • No restaurante da base comi um hamburguer e um Red Bull por CLP 9.500.
  • Em um restaurante no meio da montanha comi um hambúrguer saiu por CLP 7.000.

Para efeitos comparativos, um hambúrguer e uma coca no Valle Nevado saiu por algo em torno de CLP 10.900. Na foto acima temos os valores do restaurante que fica na base do centro de esqui.

Pistas

Nevados de Chillan oferece 32 pistas e 11 lifts, inclusive a pista mais longa da América do Sul, com 13 km.

A área esquiável parece bem interessante e o terreno bem variado, com área demarcada para fora de pista e pistas de várias dificuldades. Contudo, quando estive lá muitas das pistas estavam fechadas pela neve escassa e também pelo fato do vulcão estar ativo, o que exigia um perímetro de segurança de alguns kilometros. Em um dia, inclusive, estávamos indo embora quando o vulcão expeliu fumaça.

Nevados de Chillan

Como falei, a neve não estava muita boa quando estive por lá e isso decepciona bastante. Por mais que essas questões sejam atribuíveis a fenômenos naturais, é bom dizer que Nevados de Chillan está a uma altitude baixa, e isso é um fator negativo para a quantidade de neve que cai.

De todo modo, li ótimos relatos sobre a montanha em condições boas de neve.

Equipamento

A oferta para aluguel de equipamentos no centro de esqui de Nevados de Chillan me pareceu pobre. São equipamentos básicos e suficientes para os que estão iniciando, mas falta equipamentos de maior qualidade e específicos para aqueles que estão mais avançados.

Um bom lugar para alugar equipamentos (e também comprar, caso você precise de algo) é o El Frances. Lá você encontra equipamentos de maior qualidade, como ski para fora de pista, powder, etc. Aluguei skis por lá (all mountain) razoavelmente bons e o preço foi CLP 54.000 por 4 dias

Abaixo algumas fotos dos valores e equipamentos do El Frances:

Conclusão

Para dar uma palavra final sobre Nevados de Chillan, o centro de esqui parece ter um bom potencial em razão do terreno disponível, mas é certamente mais acanhada se comparada ao Valle Nevado e La Parva, assim como Cerro Catedral, em Bariloche.

Fiquei obviamente decepcionado em não poder explorar o potencial todo da montanha em razão da pouca neve, mas isso eventualmente acontece.

De todo modo, foi uma semana divertida entre amigos, como se vê no vídeo abaixo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá Alessandro, parabéns pelo relato e dicas, visto a pouca informação disponível sobre o local. Você poderia me tirar algumas dúvidas, porque vou pra lá em agosto desse ano.
    Qual a data você esteve lá? Tinha neve no vilarejo de las trancas?
    É possível subir a montanha a partir de las trancas com carro comum ou só 4×4? E o uso de correntes?
    A estrada de Chillán a Las Trancas é tranquila?
    Desculpa pelo interrogatório e obrigado!

    • Marcos, estive em agosto e a neve estava muito escassa, mas isso você não tem como prever. Zero neve em Las Trancas e quase nada na montanha. É possível que esse ano as coisas estejam melhores. Você pode subir a montanha tranquilamente num carro comum. A subida não é muito íngreme e o caminho é todo asfaltado. Em caso de gelo na pista você precisará de correntes apenas. A estrada é super tranquila, em ótimas condições! Abs.

DEIXAR UMA RESPOSTA

Coloque seu comentário
Coloque seu nome