Copacabana e a Isla del Sol são destinos populares aos que visitam a região. Para chegar em Copacabana peguei um ônibus que saía de La Paz, um trajeto de aproximadamente 4 horas, com uma paisagem muito bonita. Marquei o ônibus ainda no Brasil, pela Kanoo Tours, e tudo saiu conforme combinado.

Leia também:
8 coisas que você deve fazer em Cusco
Qual a melhor hospedagem em Cusco

Roteiro de 15 dias por Bolívia e Peru
Porque fazer uma trilha até Machu Picchu
Em dúvida se deve conhecer o Vale Sagrado? Não mais!

O roteiro para Copacabana foi feito da seguinte forma:

  • Chegada em Copacabana dia 11/02, às 13h00;
  • Ida para Isla del Sol às 15h00 – Trilha Norte – Sul e pernoite;
  • Retorno para Copacabana no dia 12/02, às 11h00; e
  • Saída para Cusco no dia 12/02, às 18h30.

Chegando em Copacabana, fomos deixados na frente do escritório da agência que era responsável pelo nosso ônibus do dia seguinte para Cusco. Ali, imediatamente compramos nosso ticket para irmos à parte norte da Isla del Sol, por um valor de 25Bs por pessoa. Como faríamos a trilha do norte para o sul, não poderíamos levar nossas mochilas de carga (muito peso para uma trilha relativamente longa). Por sugestão do funcionário da agência, deixamos nossas mochilas de carga na própria agência, e pegaríamos somente no dia seguinte. Assim, preparamos nossas mochilas de ataque com tudo que precisaríamos para fazer a trilha na Isla del Sol e pernoitar por lá.

Você já segue o blog no Instagram? Clique aqui e diga o que você acha das minhas fotos.

Mas falarei da Isla del Sol mais além. Vamos falar de Copacabana.

Copacabana

O que mais gostei das poucas horas em Copacabana foi ver que a cidade, apesar de bem turística, leva sua vida ao normal, de certa forma até ignorando a presença dos turistas. Os locais que dependem do turismo são simpáticos, mas o resto da população de certa forma é até meio rude, mas não de uma forma agressiva. Acho que é um papel do turista entender e respeitar a cultura local, e isso inclui o jeito da população mais tradicional de ver pessoas de todos os lugares do mundo invadir sua cidade.

Achei a cidade muito peculiar, com suas ruelas recheadas de comércios, feiras, tendas, artesanatos e muita gente nas ruas, além da beleza única de estar situada à beira do Lago Titicaca. Todo aquele cenário me pareceu extremamente fotogênico, e eu me diverti demais tirando fotos por lá. A cidade possui uma  infraestrutura relativamente boa para receber os turistas, com inúmeros restaurantes, hostels, agências de turismo, farmácias e comércio em geral. Cabe frisar que o tipo de turismo, no entanto, é voltado aos mochileiros, já que todos os serviços que mencionei são bem simples. Não espere luxo ao ir à Copacabana.

Mas e por que conhecer Copacabana?

A população local – Na minha opinião, os locais são a maior atração de Copacabana. O povo é muito tradicional e levam sua vida de certa forma até ignorando a grande quantidade de turistas que está por lá. Esse jeito de ser do povo de Copacabana permite ao visitante uma oportunidade muito legal de ter um pouco de contato com a tradição do povo boliviano.

Copacabana
Copacabana

A Igreja Nossa Senhora de Copacabana, padroeira do país, com sua fachada branca e com os carros à frente da igreja, cheios de balões e flores amarrados à lataria, esperando para serem abençoados pelo padre, é certamente uma atração a ser vista (e fotografada).

Copacabana

Copacabana
Carros à frente da Igreja Nossa Senhora de Copacabana

A atmosfera local – Copacabana e a Isla del Sol são destinos essencialmente de backpackers. Aos que gostam desse tipo de ambiente, a passada por lá é obrigatória. Além de todas as belezas naturais que realmente chamam a atenção, estar em locais assim, para muitas pessoas, é um atrativo e tanto.

Copacabana
Copacabana

Algumas informações úteis:

Existem inúmeros restaurantes por lá e os preços variam bastante. Apenas para exemplificar, almoçamos em um restaurante na rua que vai para o porto e pagamos 86Bs para 2 pratos de sopa de quinoa e uma trucha (truta) para dividirmos, mais uma garrafa d’água de 2 litros.

Lá também comprei as pílulas para altitude (Sorojchi Pills – http://www.sorojchipills.com/) e paguei 40Bs em uma caixa com 10 comprimidos. Tomamos um chá ao final da tarde, ao preço de 7Bs e compramos alguns souvenirs na rua principal gastando 147Bs.

Eu sinceramente não deixaria Copacabana de fora de um roteiro nessa região, mas recomendo no máximo 2 dias, se tempo for um problema.

Veja mais fotos de Copacabana aqui.

Isla del Sol

Chegamos na parte norte da Isla del Sol com 1 hora de atraso, já que nosso barco saiu de Copacabana depois do planejado. Nosso plano era fazermos a trilha do norte da ilha para o sul e dormir em algum hostel na parte sul, de onde sairíamos na manhã seguinte para Copacabana.

Ao começarmos nossa caminhada em direção ao sul, passamos por uma praia muito bonita, com inúmeras pessoas acampando e algumas tomando banho nas águas frias do lago. Do ponto de início da trilha há uma caminhada morro acima até a Roca Sagrada, ainda no sentido norte. A paisagem é muito linda e talvez tenhamos levado tempo demais para fazer esse trecho.

Isla del Sol

Da Roca Sagrada efetivamente se inicia o trajeto em direção ao sul da ilha e quando chegamos nesse ponto o sol estava começando a se por. De todo modo, após conversar com um local, decidimos encarar a trilha mesmo assim. Tínhamos água, comida, roupa para frio e chuva e lanternas.

Trilha Norte ao Sul

Fizemos a trilha em um tempo de quase 4 horas, pois boa parte foi no escuro total. Apesar da trilha ser muito bem sinalizada, durante a noite muitas das referências são perdidas e eu não recomendo que a trilha seja feita após o por do sol.

Teve um momento que chegamos em uma bifurcação que não havia sinalização. Tivemos que escolher um caminho e, felizmente, era o caminho correto. Apesar dos pesares, a paisagem da trilha é muito interessante e, aos que tiverem preparo, é uma boa pedida.

Isla del Sol

Algumas dicas importantes:

Prepare-se. Fizemos a trilha em fevereiro e o clima estava agradável. Até anoitecer. Depois a temperatura caiu e começou a chover e ventar muito. Como a trilha é longa, é bom você estar preparado para essas mudanças no clima.

Hidrate-se. Não preciso dizer porque você deve se hidratar. Leve uma garrafa de 2 litros.

Aclimate-se. A ilha está a 4.000 metros de altitude. Se possível, encare a trilha depois de já ter se aclimatado à altitude.

Planeje. Se a trilha leva 3 horas (fizemos em 4 pois demoramos no primeiro trecho e no escuro fomos muito devagar), comece a caminhada da Roca Sagrada ao sul até às 16hs.

Ah, e não esqueça de ter moeda local com você, a maioria dos locais na ilha não aceita cartão (aliás, eu não vi lugar nenhum que aceitasse). Você precisará de dinheiro para pagar as taxas que precisam ser pagas aos locais para cruzar a ilha de norte a sul (10Bs no norte e mais 10Bs no sul).

Abaixo, um resumo dos custos que tive na ilha:

Hospedagem: 160Bs por um quarto duplo com banheiro (e água quente) na Palla Khasa (mais infos aqui – http://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g303187-d1862729-Reviews-Palla_Khasa_Ecological_Hotel-Isla_del_Sol_La_Paz_Department.html). É um pouco mais caro que outros lugares ao sul da ilha, mas recomendo aos que puderem pagar. Quartos muito bons, restaurante com boa comida e uma vista excelente. Você pode fazer as reservas pelo e-mail pallakhasalodge@gmail.com.

Café da Manhã: Pago à parte, 35Bs por pessoa. Excelente!

Jantar: Pagamos 35Bs em um prato de spaghetti bollagnesi.

Barco de volta à Copacabana: 30Bs por pessoa.

Veja as lindas fotos da Isla del Sol clicando aqui.

Se esse post te ajudou de alguma forma, curte e compartilha clicando nos botões abaixo. É de graça e fará um blogueiro muito feliz!

Se você estiver precisando de seguro viagem, sugiro que deem uma lida no post que fiz sobre o melhor seguro de viagem de aventura.

34 COMENTÁRIOS

  1. Olá, gostei muito do seu site, das suas fotos e do seu relato. Estou indo para Bolívia/Peru agora em maio e estou com uma dúvida. Dormirei na Isla del Sol e gostaria de ir no outro dia para Cusco. A minha dúvida é se eu volto da Isla del Sol logo de manhã ou espero um pouco mais (no seu relato você falou que voltou de lá às 18:30h).

    Como foi essa viagem? O ônibus foi direto pra Cusco ou parou em Puno e de lá você pegou outro ônibus? Lembra do preço? Quanto tempo de viagem? É verdade que o ônibus só pode passar pela fronteira de manhã e é preciso esperar amanhecer?

    Grande abraço! Se possível me envia um e-mail para avisar da resposta.

    • Fala Fernando, que bom que você gostou do post, fotos e do blog em si, fico muito feliz! Obrigado mesmo!

      Cara, eu voltaria da Isla del Sol logo pela manhã, que foi o que eu fiz, na verdade.

      Vou tentar te resumir bem:

      Eu saí de La Paz com ônibus para Cusco já fechado. Negociei com o pessoal da agência (Kanoo Tours – http://www.kanootours.com/ws/) para parar em Copacabana e ir para Cusco somente no dia seguinte, já que normalmente o ônibus parava em Copacabana para pegar passageiros e já seguia viagem direto. O preço desse trajeto La Paz – Cusco, com parada em Copacabana é de US$ 36.

      Saindo de Copacabana, o ônibus parou em Puno para pegar mais passageiros, mas não foi necessário trocar de ônibus, em que pese essa parada em Puno tenha sido de aproximadamente 1 hora. Eu peguei a opção de ônibus leito e a viagem foi super tranquila, já que viajamos durante a noite, e chegamos em Cusco logo pela manhã, bem cedo.

      Resumindo:
      – Dorme na Isla del Sol (é muito lindo) e retorna à Copacabana ainda pela manhã, para você poder dar uma volta em Copacabana. 1 dia tá de bom tamanho para a Isla del Sol, a não ser que você queira realmente explorar com mais calma (eu não tinha muito tempo, então fiquei somente 1 dia);
      – Eu peguei um barco saindo da Isla del Sol logo pela manhã (11h) e passei o dia em Copacabana. 18h30 foi o horário que eu saí de Copacabana para Cusco, não da Isla del Sol;
      – O ônibus que peguei de Copacabana para Cusco saiu de Copacabana lá pelas 18h30 e chegou em Cusco perto das 5h da manhã. Paguei US$ 36 com a Kanoo Tours, mas esse valor era para o trajeto La Paz – Cusco, ou seja, de Copacabana para Cusco deve ser menos;
      – A Kanoo tours foi super atenciosa e rápida no atendimento por e-mail. Escreve pra eles e diz que você quer pegar um ônibus de Copa para Cusco, eles certamente irão te ajudar.
      – Eu fiz a passada pela fronteira da Bolívia para o Peru no final da tarde, então creio que essa informação de que só pode fazer a travessia pela manhã não confere, pelo menos na época que passei por lá.

      Se tiveres mais dúvidas, fica à vontade para escrever por aqui ou me mandar um e-mail, ficarei feliz em poder ajudar!

      Abração!

  2. Olá

    estou indo para Peru-Bolivia-Chile com uma amiga em abril, mas nosso roteiro está SUPER apertado

    Nós saímos Puno às 14h e – teoricamente – chegamos a Copacabana às 18h

    só temos 1 dia para Copacabana e Isla del sol. No dia seguinte à noite, ja temos que partir para Uyuni.

    Perguntas

    1) da tempo de dormir em Copacabana, acordar cedo no dia seguinte pra fazer o passeio cedo até Isla del Sol, e voltar no final da tarde?

    2) existem onibus que vão pra Uyuni que saem à noite de Copacabana? qual companhia?

    • Oi Bia!

      1) Dá tempo sim, tem que conferir qual o horários dos barcos certinho, mas certamente você consegue conhecer a Isla del Sol e voltar no fim da tarde para Copacabana.

      2) Puxa, não sei te dizer se existem ônibus direto de Copa para o salar, mas é provável que sim. Tente se informar com a Kanoo Tours, que é a empresa que eu usei lá na Bolívia. Talvez eles tenham um ônibus que faça esse trajeto ou te indicam a melhor maneira de conseguir!

      Qualquer dúvida avisa aí!

      • Obrigada, Alessandro.

        Eu li que o ultimo barco de Isla pra Copa sai as 17h. Confere? Nosso ônibus é 18h.

        Na verdade tinha esquecido, depois de Copa vamos pra La Paz e de lá para Uyuni. Já checamos com a Kanoo e eles tem esse ônibus =) alias eles tem tudo que a gente precisa, vamos comprar varios pacotes com eles. Obrigada pelas dicas!

  3. Parabéns pelo blog Alessandro. Me inspirei na sua viagem e acabo de comprar passagens para Santa Cruz de 06 a 13 de out 2015. Gostaria muito de sua ajuda pois é minha primeira viagem e vou sozinho na cara e coragem e fé em Deus rssrs. Como vou ter a metade do tempo que você teve, será que consigo conhecer Isla? Meu objetivo principal é fazer a Inka Jungle Trek. Consigo enaixar nesse meu curto tempo uma passada por Isla? Abraço.

    • Fala Adalberto, que bom que você gostou do blog!! Vai ser bem corrido, viu? Você pode talvez fazer 1 dia em La Paz, 1 dia na Isla del Sol/Copacabana e o restante para Cusco e Machu Picchu, talvez fazendo a Inka Jungle Trek de 3 dias, e não de 4. Acho que dessa forma você consegue. O que você acha? Se tiver mais dúvidas escreve aí! Abs!

      • Acho que dessa forma vai dar sim. Como te falei, minha primeira viagem… Sou do Rio e roupas de frio não fazem parte do guarda roupa. Poderia me ajudar com sua experiência e me passar uma listinha do que vou precisar nessa trip? Estou pensando em comprar a maior parte em Santa Cruz ou La Paz, acha viável? Desde já, muito obrigado pela ajuda.

        • Adalberto, leva um tênis confortável para as trilhas, roupa leve e que seque rápido, um casaco à prova ou resistente à água, uma mochila pequena pra vc carregar as coisas mais importantes, repelente, papel higiênico, sandálias, toalha que seque fácil, lanterna, um par de tênis extra. Ideal é que sua mochila pequena tenha compartimento para colocar uma garrafa dágua de 1 litro. Não sei se compras em Sta. Cruz é uma boa. Em La Paz tem várias lojas que vendem equipamento e vestuário de aventura, mas quase todas que eu entrei vendiam coisas falsificadas. Como você não tem muito tempo, talvez seja melhor comprar no Brasil. A Centauro tem alguns itens baratos para aventura, dá uma olhada lá! Abs!

  4. Vou em novembro pro Chile, Bolívia e Peru e gostei muito do seu post. O mais esclarecedor sobre Copacabana e Isla del Sol. Parabéns! Espero que tenha experiências tão boas quanto as suas. Abraço!

  5. Olá!!! Vou dormir na Ilha do Sol e no outro dia preciso ir rapidamente à La Paz!
    Há vários horários de saída de Ilha do Sol à Copacabana? E, em Copacabana, como sigo pra La Paz? Há também vários horários??

    Obrigada!!!

    • Carol, Não existem vários horários de saída não, pelo menos na época que eu fui e dos barcos grandes. O que existe, sim, são pessoas com barcos menores e que fazem o trajeto por um valor maior.

      De Copa para La Paz, acredito que o pessoal da Kanoo Tours pode te ajudar. Cheguei em Copa em um ônibus vindo de La Paz que comprei com eles. No post tem o endereço do site.

      Abs,
      Alessandro

  6. Olá Alessandro, to aqui fazendo minhas pesquisas sobre a minha viagem pra Bolívia em janeiro do ano que vem e acabei encontrando o seu blog. Gostei muito do seu material e os seus relatos e eu queria tirar uma dúvida, na verdade mais uma opinião pessoal sua. Eu percebi que vc apenas contratou o ônibus até Copacabana e depois pra Cuzco no dia seguinte pela Kanoo. Você achou que valeu a pena ir por conta ao invés de pagar o tour pela própria Kanoo ou qualquer outra agência?

    • Oi Andres, que bom que está ajudando! Não me recordo se tinha a opção de tour quando eu fui, mas Copacabana e Isla del Sol são tão pequenas que não sei se compensa fazer um tour guiado. Honestamente, você pode pesquisar a fazer sozinho numa boa, mas aí também vai um pouco do seu jeito de viajar, pois tem gente que prefere fechar um tour para facilitar as coisas. Abs!

  7. Olá, Alessandro! Muito bom seu relato.
    Preciso de informações para finalizar meu roteiro, estou indo para La Paz , Copacabana, Isla del Sol e Puno, de lá volto para La Paz. Segue uma parte do meu roteiro chegar em Copacabana (Pegar o ônibus de 08h), ir para Isla. No dia seguinte voltar para Copacabana (cedo se possível as 09h) e Pegar um ônibus para Puno.
    Dúvidas:
    1.0 Não vou fazer a trilha, consigo um barco para me deixar direto do lado Sul onde ficam os “hotéis “?
    2.0 Tem ônibus de Copacabana para Puno a toda hora ou com horários determinados?

    Muito obrigada e parabéns pelo relato e a ajuda que vem dando aos viajantes.

    • Oi Cassia, que bom que você gostou.
      Você certamente consegue um barco para deixar você na parte sul, mas a trilha é muito legal, as paisagens são espetaculares e eu recomendo!
      Com relação aos ônibus, vou ficar te devendo essa informação, pois não fui para Puno. De todo modo, meu ônibus em direção a Cusco parou por um bom tempo em Puno, e acho que boa parte dos ônibus deve parar lá pois Copacabana e Puno são dois lugares muito turísticos. Eu diria que você não deve ter problema em achar um ônibus para levar você até Puno no horário que você precisa.
      Qualquer dúvida escreve aí!

  8. Olá Alessandro, adorei as dicas, estão me ajudando muito = )
    Tenho algumas dúvidas…como fez para reservar o Hotel em Isla? Dei uma pesquisada na internet e não tem opções de reserva para o hotel que você indicou, alias, não estou muito confiante com outras opções de hospedagem que estou vendo nos sites de reservas (booking, decolar e etc). Devido a essa dificuldade em encontrar hospedagens em Isla, gostaria de saber se é possível ir e voltar no mesmo dia de Isla a Copabacana. Irei no final de Dezembro, pretendo sair de La Paz pela manhã em direção a Copacabana, portanto só conseguirei pegar o Barco por volta das 13h até Isla, correto? Indo nesse hr, é possível passar o dia em Isla e voltar no fim da tarde para Copacabana para dormir por la? O que recomenda? Gostei muito da dica do Hotel em Isla, mas não sei como reservar. Existem outras sugestões de hospedagem em Isla, ja que dizem que é maravilhoso dormir por la.

    Obrigado,

    • Oi Gabriela, que bom que estão te ajudando!
      Eu não reservei hotel na Isla del Sol, acabei chegando lá e encontrando hospedagem. Já faz um tempo que eu estive lá e na época tive a mesma dificuldade que você está tendo de não conseguir reservar on-line.
      É possível ir e voltar no mesmo dia sim, além dos barcos maiores você pode pagar um barqueiro para levar você, algo como um táxi.
      Sim, você pode ir às 13 e voltar no mesmo dia, como falei existem vários barcos que fazem o trajeto e que você pode pegar, mas saiba que os menores ou se você for pegar algo privado pra você ele sairá mais caro.
      Eu acredito que você consegue hospedagem sem problema, mas de todo modo encontrei o e-mail do lugar em que fiquei e li que algumas pessoas reservaram por e-mail. Segue: pallakhasalodge@gmail.com.
      Se tiver mais alguma coisa que eu puder ajudar avisa aí!

  9. Alessandro, muito obrigada!

    Com relação a reserva de hotel, consegui no Booking.com, no campo destino preencher com Comunidad Yumani ou Isla del Sol, Bolívia.

    Um grande abraço.

  10. Olá amigo.
    Grato pelo relato, com certeza ajuda a todos.
    Também quero usufruir de uma informação com você.
    Essa agencia, a Kanoo, tem representação física em La Paz?
    Sabe de que outro modo eu posso ir até Cusco saindo da Isla de manhã para Copacabana? Provavelmente chegaria em Cusco a noite. Isso seria muito ruim?
    Como sairei de manha de La Paz, terei o dia todo para aproveitar Copacabana, e não gostaria de passar outro dia todo por lá.
    Sabe algum outro modo que posso deixar a cargueira guardada em Copacabana?

    • Francisco, a Kanoo tem representação em La Paz sim. Acredito que ônibus é o único jeito que você chegará em Cusco, a não ser que você consiga alguma carona ou tenha alugado um carro. Como o percurso é longo, o melhor me parece o ônibus mesmo. Chegar em Cusco à noite não é problema, mas recomendo que você tenha seu hotel reservado. Eu cheguei perto das 4 da manhã, peguei um táxi na rodoviária e fui para o meu hostel. Sobre deixar a cargueira, isso é bem comum por lá e as agências onde você comprou a passagem de ônibus sempre tem um espaço para você deixar sua mochila. Outra opção é você pagar para usar algum locker de hostel também.

  11. Uma duvida:copacabana e isla del sol só vale a pena conhecer se voce for mochilheiro de carteirinha?rs
    Não sou mochilheiro,mas curto paisagens e locais de natureza…massa seu relato e sua viagem!
    vlw!!!

  12. Alessandro!! Vlw pela dica !! Estamos pensando em fazer exatamente o que você fez… !! rs… Mt Show !
    Se possível nos ajudar com as seguintes pulgas atras da orelha, agradecemos muito!!

    – Ficou muito corrido chegar la na parte norte por volta das 15h30 e fazer a trilha inca para o sul – tipo começa a escurecer que horas? Me soa meio que correria e talvez fique difícil curtir a vista e o pesseio com ~pressa~ de chegar antes de anoitecer… Só para ter uma ideia… Mais oue menos que horas voce chegou no hostel ?
    – Voce acha que eh realmente dispensável um guia para fazer a trilha inca norte-sul ?

    Forte abraco !!
    Renan e Karol !

    • Renan, que bom que ajudou! Ficou corrido sim, mas é que paramos muito nos primeiros trechos. Acabamos fazendo uma boa parte da trilha no escuro e foi um pouco complicado. Se você conseguir chegar antes, ok, caso contrário tente fazer num ritmo constante e não muito devagar (eu paro muito para tirar foto, e normalmente demoro). Você consegue curtir a vista fazendo numa passada mais apertada sim. Chegamos no hotel 1 horas após anoitecer e o horário do anoitecer depende da época do ano.
      Sobre o guia, acho dispensável sim. A trilha é demarcada e não tem muito como se perder, é só seguir o caminho. Abs!

DEIXAR UMA RESPOSTA

Coloque seu comentário
Coloque seu nome