Esse post pode é dividido em dois: (A) Aqueles que podem obter o visto pela internet e (B) aqueles que precisam obter o visto enviando a documentação ao consulado Indiano.

Recentemente o procedimento para obtenção de visto para brasileiros que visitarão a Índia foi simplificado, autorizando a obtenção do visto na chegada ao país (Tourist Visa on Arrival). Porém, essa alteração beneficia somente as pessoas que ingressarão na Índia uma única vez e que não precisam de visto por mais de 30 dias!

Leia também:
Como comprar passagens de trem na Índia
10 coisas que você precisa saber antes de ir pra Índia
Sugestão de roteiro de 15 dias pela Índia

IMPORTANTE: Antes de você seguir adiante, saiba que os procedimentos aqui relatados são para o visto de turista. Para informações sobre outros vistos, consulte o site do Consultado da Índia no Brasil.

IMPORTANTE²: Brasileiros devem ter carteira de vacinação internacional com certificado de vacina da febre amarela. Você não precisa enviar a carteira de vacinação para obter o visto, mas não vai conseguir entrar no país sem ela.

IMPORTANTE³: O visto pelo correio é válido a partir da data de emissão, e não da entrada no país. Se programe para pedir seu visto próximo da viagem. Já o visto pela internet vale por 30 dias contados da chegada no país.

IMPORTANTE4: Seu passaporte deve ser válido por no mínimo 6 meses e ter no mínimo duas folhas para vistos em branco.

IMPORTANTE5: Antes de enviar seu passaporte pelo correio, tire cópias das páginas principais por segurança e caso você precise de visto para algum país de trânsito.

Visto pela internet (ETA)

Agora brasileiros podem ser beneficiados pelo Visa on Arrival, ou seja, você recebe o visto no desembarque, sem a necessidade de enviar seu passaporte para o consulado e seguir o procedimento burocrático que explicarei mais adiante.

Você já segue o blog no Instagram? Clique aqui e diga o que você acha das minhas fotos.

Contudo, existem algumas questões a serem observadas.

  1. Esse visto só é válido para turistas.
  2. O seu passaporte deve ter no mínimo mais 6 meses de validade da data em que você chegará na Índia e no mínimo duas páginas de visto em branco.
  3. Você deve pedir o visto com no mínimo 4 dias de antecedência da sua data de chegada e no máximo 30 dias. No site eles dão um bom exemplo: Se você está pedindo o visto no dia 1º de setembro, então você deve marcar a data de chegada entre 5 de setembro e 4 de outubro.
  4. Taxas: A taxa custa US$ 60 por pessoa e deve ser paga com cartão de crédito ou débito.
  5. Validade: O visto é válido por 30 dias contados da data da sua chegada. Se você precisa de mais tempo, então terá que seguir o procedimento que relatei no restante desse post, enviando sua documentação ao consulado Indiano no Brasil.
  6. Entrada: O visto é válido para entrada em 16 aeroportos indianos, sendo eles Ahmedabad, Amritsar, Bengaluru, Chennai, Cochin, Delhi, Gaya, Goa, Hyderabad, Jaipur, Kolkata, Lucknow, Mumbai, Tiruchirapalli, Trivandrum e Varanasi.

A foto abaixo resume o procedimento todo:

Visto Índia

Primeiro, você deve fazer o preenchimento do formulário on-line disponível no seguinte endereço: https://indianvisaonline.gov.in/visa/info1.jsp.

Depois de preencher todas as informações (para instruções sobre como preencher o formulário você pode verificar o restante desse post, já que os formulários são bem semelhantes), você precisará fazer o pagamento da taxa aplicável. Guarde o número Application ID, pois você precisará dele nos passos seguintes.

Depois de concluído o pagamento, você receberá o ETA (Eletronic Travel Authorization) no e-mail que você indicou no seu formulário.

Imprima o ETA e leve com você, pois você precisará apresentar este documento na sua chegada, além de ter que guardá-lo sempre com você em sua viagem.

Se você precisa de um visto de mais de 30 dias ou se você irá viajar para outro país e depois retornar à Índia, siga o procedimento que relato a seguir.

Visto pelo correio (múltiplas entradas e mais de 30 dias)

Se você vai precisar entrar mais de uma vez na Índia ou se você precisa ficar mais de 30 dias no país (visto de mais de 30 dias), então você deve seguir este procedimento. No meu caso, eu passei duas semanas na Índia, fui para o Nepal e voltei para pegar meu voo de volta para o Brasil saindo de Nova Délhi. Nesse caso de múltiplas entradas, como mencionei, o visto deve ser solicitado ainda no Brasil, antes do embarque.

O procedimento é burocrático, mas eu detalho abaixo o passo a passo:

Passo 1 – Preenchimento do formulário on-line

Primeiro passo é preencher o formulário on-line disponível no site do governo indiano para vistos. Clique no link e depois vá em “Online Visa Application“.

Preencha o país de origem e depois selecione o consulado (Indian Mission). Se você está no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo ou Rio de Janeiro você deve selecionar BRAZIL-SAO PAULO. Os demais estados devem selecionar BRASILIA.

Preencha as demais informações, inclusive o tipo de visto, que no caso de turistas é TOURIST VISA.

Ao passar para a próxima tela você terá que preencher inúmeras informações pessoais. Chamo a atenção para os seguintes pontos:

  • Marcas de Identificação (Visible identification marks): Eu tenho duas tatuagens e somente preenchi “TATTOO”.
  • Outros passaportes: Depois de indicar o número e demais informações do seu passaporte brasileiro, você também deverá indicar se possui documentos de identificação de outras nacionalidades. A falta dessa informação é uma das principais razões para atraso na emissão de vistos, então preste atenção. Eu tenho passaporte europeu e tive que, além de preencher todas as informações exigidas, enviar uma cópia do passaporte para o consulado.
  • Caso você queira salvar e continuar o preenchimento do formulário posteriormente, anote o número Temporary Application ID que está indicado no topo da tela.

A próxima tela também consiste de informações pessoais, como endereço, nome do seus pais, etc. Preencha e passe para a próxima página.

Na próxima página você deverá indicar informações referentes a sua visita. Indique as cidades a serem visitadas, duração do visto (o visto de turista tem normalmente duração de 6 meses), se você terá múltiplas entradas (você deve marcar se vai sair e voltar da Índia e quantas vezes), propósito da visita (marque tourism se você está indo a passeio), dia de chegada e porto de entrada (utilize o nome da cidade que você vai entrar na Índia), além de informar se já visitou a Índia antes e se já teve sua entrada negada alguma vez.

Depois, você precisará indicar quais países você visitou nos últimos 10 anos e se já visitou algum dos países SAARC nos últimos 3 anos. Os países em questão são o Afeganistão, Butão, Paquistão, Maldivas, Bangladesh, Sri Lanka e Nepal.

Você precisa indicar também um nome de referência na Índia. Indique o nome e endereço do hotel que você vai ficar e isso já é suficiente. Indique, também, uma referência no Brasil e, para finalizar, faça o upload da sua foto.

IMPORTANTE! A foto a ser anexada aqui deve ser a mesma a ser enviada pelo correio ao consulado. O tamanho é 5cm X 5cm, com fundo branco e sem sombras. Para evitar dor de cabeça e ter seu visto negado, vá em uma loja especializada e informe que você precisa da foto nesse formato e nessas condições. Se possível, peça para a pessoa lhe enviar também o arquivo digital para o upload no formulário.

Depois de fazer o upload na foto, passe para o próximo passo e confirme seus dados. Se tudo estiver ok, clique em “Verified and Continue“.

Na página seguinte você receberá seu Applicant ID. Guarde bem esse número, pois você irá precisar dele.

Imprima o formulário em folhas separadas (2 páginas) e assine abaixo do espaço para a foto e no final da segunda página.

Passo 2 – Pagamento da taxa

Acesse o seguinte link para saber o valor da taxa a ser paga: http://www.database.indiaconsulate.org.br/indiacon/cpvfndcT_maint.asp. Preencha todas as informações para saber o valor total e escolha Postal submission/ Sedex charge. Quando fiz meu visto, o valor era de R$ 185,00 para múltiplas entradas e visto de 6 meses,  que já inclui o valor do SEDEX que será utilizado pelo consulado para devolver seu passaporte pelo correio.

Consulte o seguinte link para saber o valor da taxa: http://cgisaopaulo.in/cgi.php?m=1&id=fee_brazilian

Com a informação do valor correto, vá até uma agência do Santander e deposite EM DINHEIRO o valor na conta do consulado. Quando fiz meu visto (janeiro 2015), a conta do consultado era a seguinte:

Consulado Geral da India
Banco Santander
Agência: 4793 – SP
Conta: 130003802

IMPORTANTE: O depósito deve ser feito na boca do caixa em um banco Santander. Não adianta fazer pela internet ou qualquer outro meio!

Guarde o comprovante pois você precisa encaminhar o comprovante original pelo correio.

Passo 3 – Envelope de retorno

Prepare um envelope para ser utilizado pelo consulado para devolver seu passaporte. Para isso, coloque o endereço do consulado como remetente e o seu como destinatário no envelope. Você pode indicar um endereço diferente do seu residencial, mas é importante que você escreva, junto ao seu nome como destinatário, o seu Application ID.

Passo 4 – Carta de autorização

Você precisa redigir uma carta autorizando o consulado a enviar seu passaporte pelo correio. O texto sugerido pelo pessoal do consulado segue transcrito abaixo:

To: Vice Consul, Consulate General of India, Sao Paulo
Date:
From: [SEU NOME COMO NO PASSAPORTE, NÚMERO DO PASSAPORTE]

Dear Sir,

I am including a self-addressed envelop containing the following address /details:

[SEU NOME COMO NO PASSAPORTE]
[ENDEREÇO COMPLETO, COM CEP]
[NÚMERO DO SEU APPLICATION ID]

I authorize the Consulate to return my passport by SEDEX using the enclosed self-addressed envelop.

Regards,

[SEU NOME COMO NO PASSAPORTE E ASSINATURA]

Eu li que seria necessária o reconhecimento de firma dessa assinatura, mas o site do consulado não traz essa exigência. Decidi não fazer o reconhecimento de firma e deu certo.

Passo 5 – Impressão do comprovante de pagamento

Digitalize o comprovante de pagamento da taxa e depois imprima na parte de trás da primeira página do seu formulário.

Passo 6 – Envio do formulário e documentos para o consulado

Agora que você já imprimou o formulário on-line, colou sua foto, assinou o formulário e fez o pagamento da taxa, chegou a hora de encaminhar sua documentação pelo correio.

Encaminhe toda a documentação abaixo, dentro de um envelope endereçado ao Consultado da Índia que você está utilizando (Brasília ou São Paulo). Verifique o endereço no site do consulado.

Quando redigir seu nome e endereço como remetente, não esqueça de incluir, novamente, o seu Application ID.

Os documentos a serem enviados são:

  1. Formulário impresso;
  2. Comprovante original de pagamento da taxa;
  3. Envelope de retorno;
  4. Carta de autorização para envio de documentos;
  5. Passaporte;
  6. Cópia de outros passaportes, caso você tenha dupla nacionalidade.

Tempo de emissão do visto

O procedimento é muito rápido. Para vocês terem uma ideia, enviei minha documentação na quinta-feira, e na terça-feira da semana seguinte já estava com meu passaporte de volta em mãos.

De todo modo, é bom que você peça seu visto com no mínimo duas semanas de antecedência da viagem para evitar qualquer problema, como greve ou atraso nos correios.

Para ver todos os posts da minha viagem para a Índia, clique aqui.

Se você estiver precisando de seguro viagem (totalmente recomendável para a Índia!), sugiro que deem uma lida no post que fiz sobre o melhor seguro de viagem de aventura.

Se esse post te ajudou de alguma forma, curte e compartilha clicando nos botões abaixo. É de graça e fará um blogueiro muito feliz!

86 COMENTÁRIOS

  1. Curti muito esse seu texto! Vou para India em abril e estava com medo de tirar o visto pela internet pois não sabida dessa facilidade do Visa on Arrival. Cheguei a cotar um despachante. Mas agora tomei coragem e vou em frente!

    Obrigada!
    Aemi Fatima Maeda
    (Jundiai – SP)

  2. Alessandro, excelente post. Vou fazer uma viagem de volta ao mundo e devo chegar na Índia somente em setembro. Muito bom saber dessa novidade, já que passarei menos de 30 dias por lá. Muito obrigado pelas dicas.

  3. Valeu pela ajuda! Sem esse guia eu não conseguiria, porque o consulado indiano é muito burocrata e fechado. Nem responde e tiram as dúvidas. Tudo muito fechado.

    Abraço!

  4. Excelente post, Alexandre. So tenho uma duvida, eu li em algum lugar que o visto tem que ser tirado no prazo de 30 dias que antecede a viagem. Voce sabe se essa informacao ‘e ver’idica, porque eu nao achei nada sobre isso no site do Consulado.
    Obrigado

    • Até onde sei não é verídica, Maicom. Se você tirou o visto pela internet, ele tem validade de 30 dias depois que você entra no país. Já o visto pelo correio tem validade a partir da data de emissão, então é recomendável você tirar mais próximo da sua viagem.

  5. Muito legal o seu Blog! voce cita que o visto é válido para entrada em 9 aeroportos indianos, sendo eles Bengaluru, Chennai, Cochin, Delhi, Goa, Hyderabad, Kolkata, Mumbai e Trivandrum. No meu caso entrarei na India fazendo um cruzeiro que parte de Dubai, navio fará parada por poucas horas em dois portos: Goa e Cochin e seguimos viagem no mesmo cruzeiro para outros países. Consulado não soube informar se posso tirar o ETA , aliás parece que nunca atenderam uma pessoa que entra no país desta forma .A cia do cruzeiro informa que o passageiro é que providencia o visto… , saberia me dizer se existe a possibilidade de ser aceito o ETA no meu caso? Obrigada!!

  6. oi Alessandro,
    Vou ficar apenas 11 dias como turista na India. Poderia tirar o visto pela Internet (on arrival).
    Mas lá na India vou viajar de avião chegango no aeroporto de Udaipu (não listado). Vc acha que eu posso ter problemas ? (mesmo sendo uma viagem interna)
    Abs
    Giovanni

  7. Olá Alessandro!
    Muitíssimo obrigado pela generosidade em postar todas estas valiosas orientações!
    Tenho uma dúvida e talvez você possa me ajudar 🙂 Irei para Índia e ficarei lá por 2 meses, mas eu li em outro site, que caso o tempo de permanência seja superior a 1 mês, seria necessário então escrever uma carta para eles explicando (ou convencendo-os rsrs) o porque da estadia tão longa. Você saberia alguma coisa à respeito?
    Grande abraço e muito obrigado mais uma vez!
    Fernando

    • Oi Fernando, que bom que você gostou!Não sei desse procedimento da carta, nunca ouvi falar. Tenho uma amiga que foi para lá para ficar um período longo assim como você. Acabei de enviar uma mensagem pra ela perguntando, te aviso aqui assim que ela responder, ok? Abs!

    • Fernando, veja a resposta dela:

      Tem 2 tipo de visto possiveis pra turismo
      Um tem duraçao de 30 dias e pode ser emitido pela internet
      O outro tem duracao de 6 meses, e tem de ser emitido pelo consulado. Pra isso eh necessario pagar a taxa e depois enviar com formularios e comprovante de pagamento por sedex pro consulado.
      Depois de enviado, demorei só 2 dias pra receber de volta o meu passaporte ja com o visto
      Foi super eficiente
      Soh tem um detalhe, mesmo com o visto de 6 meses o tempo maximo de estadia eh de 90 dias corridos. Entao se for ficar mais de 90 dias tem que planejar ir pra outro pais pelo menos por uns dias e voltar depois.

  8. Olá, adorei tudo o que você escreveu!!! Me esclareceu demais e vou seguir todo o passo a passo. Meu chefe viaja em novembro para a Índia e o aeroporto dele não aceita o visto feito online, vou solicitar pra ele da maneira antiga mesmo, como você fez. Existe algum prazo pra eu pedir? Posso pedir com mais de um mês de antecedência?

  9. Oi!
    Seu post é super útil, mas tem algumas coisas que já não são assim.

    Aqui o link correto com as informações de fee:

    http://cgisaopaulo.in/cgi.php?m=1&id=fee_brazilian

    Também agora é obrigatório enviar o certificado de vacinação contra febre amarela.

    Ou pelo menos isso aparece no site da embaixada em Brasilia. (mesmo que você envie para São Paulo, aparentemente é necessário)

    Só pra desabafar…. é muita, muita burocracia e o sites são péssimos e muuuito confusos.

    DE qualquer forma você ajudou MUITO.

    Um grande abraço,

  10. Oi Alessandro. Ouvi falar que se fizer o visto pela internet na verdade seria um pré visto, ou seja, ao chegar no aeroporto tem que entrar em outra fila para então obter o visto em questão. Procede?

  11. Oi Alessandro!
    Adorei seu post.
    Tenho uma duvida diferente. V
    Moro na Ásia e vou a India nesse em Outubro e fico 20 dias. Pretendo voltar à Índia em Janeiro do ano que vem por mais 20 dias e voltar novamente no final de Maio para uma estadia mais longa.
    A pergunta é se te teria como fazer o vida on arrival pra ida nesse ano e pro ano que vem tirar o multiple entries? Pergunto porque em Maio eu gostaria de ficar 3 meses seguidos, mas se tirar em Outubro o visto de 6 meses não teria como 🙁
    Você teria alguma dica?

    • Lara, eu faria o ESTA para outubro e depois para janeiro, pois é muito simples. Na estadia longa, aí sim você teria que pedir via consulado. Claro que você poderia fazer o visto longo já em janeiro, mas talvez seja complicação demais com muita antecedência (vai que vc perde o passaporte com o visto ou qualquer outro imprevisto). É só uma opinião mesmo, talvez seja melhor fazer o ESTA em outubro e em janeiro e depois o visto longo para a estadia maior. Bjs!

  12. Eu adoreimas dicas, uma pena nao ter visto antes de enviar as minhas documentaçoes haha O problema é que no meu formulario, como nao sei onde vou ficar ainda, não coloquei nenhum tipo de hotel…acha que posso ter um visto negado?

    Muito obrigada.

      • Oii alessandro, o visto foi aceito agora só falta eles enviarem. Ficou faltando um envelope de retorno, portanto eles me pediram para eu enviar uma autorizaçao por email, liguei la ontem (27/09) para ver como esta o andamento do envio e fui atendida pela Catia, que foi super grossa hahahaha porem a mesma disse que hoje enviaria para despacho meu passaporte, mas ele ainda nao saiu do status “pendente” e viajo semana que vem e estou com medo de ligar de novo hahaha agora veremos o desenrolar da minha história. Espero que eles enviem antes de sexta que vem, senao vou gastar uma fortuna reagendando tudo 🙁

  13. E outra preocupaçao minha, eu fiz a carta de outro jeito!Apenas autorizando o envio, o numero do meu passado, meu rg e cpf, porem nao coloquei meu endereço e fiz a carta em portugues! 🙁 sou muito desligada….estou indo pra londres dia 11/10, sera que se eles negarem meu visto aqui, posso tentar tira-lo em londres?

  14. Oi Boa noite,
    Amei o blog. Muito informativo! Está de Parabéns.

    Estou indo agora em Dezembro. Vou ficar apenas uns quinze dias. Então optei pelo ETA.
    Sabe se quando chegar lá seria só questão de apresentar documentação, ou se teria que responder perguntas, tal qual temos que fazer nos EUA? Isso assusta srsr

  15. Alessandro gostei muito desse post!
    Estou indo para Índia dia 6 de dezembro, ficarei em Chennai 2 dias e depois vou para Tirunelveli
    até 14 de janeiro.
    Muito obrigada por facilitar por meio dos passos bem explicitados.
    Dessa forma consegui entender certinho.
    Até esse fim de semana mandarei a documentação à Brasília.
    Beijos ;*

  16. Olá, muito interessante o seu post, entretanto tenho uma duvida que não sei com quem posso esclarecer, tem uma criança que estou tirando o visto dela, entretanto ela não tem pai, nunca teve, neste caso no campo parernidade, coloque qual informação, já que ela não tem pai e tratase de campo obrigatório ?
    A criança é brasileira e sua mã é indiana com passaporte indiano.

    Aguardo ajuda, pois estou temtando tirar o visto dela por Brasília.

    Romullo Ferro

  17. Excelente Post Alessandro. Parabéns. Tenho entretanto uma dúvida para preencher o formulário de obtenção do Visto ETV . Relaciona-se aos Visible Identification Marks. Minha esposa e eu não temos nenhuma marca de identificação a não ser que ela é loura e eu uso óculos além de semi-calvo. Coloco estas características?
    Obrigado desde já.
    Jose Paulo.

  18. Olá, td bem? Adorei as dicas e agradeço já por ter feiro essa página tirando nossas dúvidas. A minha é meio boba, mas não quero ter surpresas desagradáveis. Eu vou pra Índia por dois meses e apesar de ser brasileira, quero tirar o visto com meu passaporte italiano. O procedimento é o mesmo se eu não me engano, mas não tem problemas eu enviar tudo pra embaixada de São Paulo né?! Beijos e muito obrigada.

  19. Muito bom Alessandro! Mas podia me ajudar numa questão? Vivo em Portugal e vou ir a Índia em Março durante 2 semanas, só que durante a minha viagem vou passar pelo Nepal e voltarei para a Índia novamente (Varanasi – Katmandu – Delhi). Que tipo de visto aconselha? Será que é mesmo seguro fazer visto online?
    Obrigado!

    • Leonardo, você vai fazer exatamente o que eu fiz, portanto o visto on-line não se aplica, já que você terá múltiplas entradas. Você terá que fazer o procedimento pelo correio, que foi o mesmo que eu fiz. Não sei qual o procedimento realizado em Portugal, mas acredito que seja o mesmo. Qualquer dúvida avisa aí! Abs!

  20. É de pessoas assim que precisamos. Que buscam ajudar ao próximo. Estou tento uma péssima relação com o consulado indiano aqui em São Paulo. Finalmente está quase tudo pronto porém estou com uma informação de erro após tentar o pagamento com cartões diferentes e não funcionar nenhum. Agora fica a mensagem de erro e não consigo mais tentar nenhum cartão nem nada. Sabe de algo? Obrigado!!

  21. Alessandro, boa noite!! Tudo bem?

    Eu moro em SP e gostaria de tirar o visto sem a ajuda de despachante, posso ir ao consulado de São Paulo mesmo para conseguir o visto? Fiquei em dúvida com relação a Brasília e essa documentação que tem que ser enviada por correio… nesse caso é só para quem está fora dos Estados que não tem o consulado?
    Viajo o mês que vem e quero antecipar tudo!! Muito Obrigada e suas dicas estão ótimas!!!!!

  22. Alessandro, muito legal seu post! Estou fazendo uma viagem de volta ao mundo e pretendo chegar na India começo de março e estou com um pouco de medo deste visa pela net (que é minha única opção) já que outro dia tirei o do Camboja pela net eles falaram que ia demorar 3 dias uteis e demorou mais de 2 semanas! Mas vou tentar e depois passo aqui para contar se deu certo!
    Meu blog da viagem não é muito turistico, é bem pessoal, contando a experiência de “largar tudo” e me jogar no mundo em busca de me conhecer melhor…o site é este aqui: http://www.asaseraizes.com.br
    Bjs!

    • Camilla, que bom que você gostou. No caso do procedimento eletrônico, você não precisa aguardar a aprovação. Basta você imprimir a autorização após a conclusão do pagamento, portanto penso que é diferente do procedimento do Camboja.
      Dei uma olhada no seu blog e vou acompanhar seu projeto. Se quiser escrever algum post com dicas de alguma viagem sua aqui no blog para divulgar, fica à vontade para usar o espaço, será um prazer! Abs e boa sorte na sua jornada!

      • Oi Alessandro! Então, sobre o visto da India foi bem tranquilo, eu mandei o formulário pelo site, fiz pagamento e recebi um email de confirmação dizendo que eles precisariam de 72 hs para processar o pedido, mas no dia seguinte já recebi a confirmacao. A unica dica que eu deixaria aqui é para antes de começar a preencher ter certeza que tem a foto para upload nas configuracoes que eles pedem e a copia do passaporte e pdf. ..eu não tinha e tive que providenciar na correria 🙂 eu adorei o convite de escrever no getoutsite, acho que tenho uma sugestao interessante de pauta, podemos falar por email? Vc me passa seu endereco email? Abs!!!

  23. Eu estou com dificuldades para aplicar meu visto, enviei por correios e agora eles querem, que envie comprovante de residência, comprovante bancário, reserva de hotel, e ainda detalhes das pessoas que irei visitar na India, querem também detalhado o motivo da viagem.

    Achei que seria menos burocrático.

  24. Ola Alessandro! passei mesmo pra lhe parabenizar pelo post de utilidade publica! sério mesmo, me ajudou a esclarecer algumas dúvidas!!! pretendemos ir em novembro de 2016 ou abril 2017… to esperando um oportunidade boa nas passagens… tem alguma dica sobre passagens baratas?! vlw!!!

    • Puxa. Diana! Fico feliz em ler isso e em ajudar. Eu sempre acompanho o Melhores Destino e frequentemente temos promoções para a Ásia. Fica de olho no site deles (cadastra seu e-mail) ou baixa o app, que é ainda melhor, pois as promoções chegam primeiro no app. Abs!

  25. Olá, Alessandro! Muito legal e explicativo o seu texto! Mas tenho uma dúvida: vou passar uns 10 dias na Índia, saio do país e depois volto para o aeroporto de Delhi, mas apenas para uma conexão para Dubai. Eu preciso tirar o visto para múltiplas entradas? Obrigado!

  26. Oii Alessandro,
    Tudo bem?
    Tenho três duvidas, espero que você possa me ajudar!
    Vou para India visitar uma amiga e ficarei 20 dias por lá, vou tirar o visto eletronico, sabe me dizer se posso pagar com cartão de débito nacional? ou tem que ser internancional? =( pois não tenho cartao de crédito, só débito. Sera que poderia me prejudicar eu fazer o pagamento com o cartão da minha amiga que vou visitar que inclusive é Indiana?
    Outra duvida rs, como não vou ficar em hotel, vou ficar na casa dessa amiga, preciso de uma ”carta convite” para mostrar na imigração pra provar que vou ficar lá?
    E a ultima duvida, meu vôo faz conexão em Paris durante 3 horas, preciso de algum documento a não ser o passaporte pra passar na imigração? No caso tenho que mostrar que estou apenas de passagem e que vou pegar outro voo para outro páis né?
    Desculpa tanta pergunta! rs

    • Oi Lais, tudo bem e com você? Desculpa a demora na resposta, estava viajando. O site deles indica que o pagamento pode ser feito pelo cartão de débito, mas tens que testar para ver, já que normalmente esses pagamentos são feitos com cartão de crédito. Acho que, nesse caso, é irrelevante o cartão com o qual o pagamento será realizado (se ele é seu ou não). Com relação à carta-convite, isso não é uma exigência, mas eu seria precavido e pegaria a carta (não vejo razão para você não pedir isso para sua amiga, já que é fácil e pode ser útil). Sobre Paris, brasileiros não precisam de visto prévio na União Européia, ou seja, você até talvez tenha que fazer imigração (não tenho certeza), mas como está fazendo conexão não deverá precisar de nada além do seu passaporte. Abs.

  27. oi 🙂
    Me ajudou!, mas tal vez seja bom editar algumas coisas, como eu fiz meu visto desde BH, a embaixada responsável é a de Brasília, e lá não precisa enviar envelope vazio nem carta de autorização, (liguei perguntando).
    Outra coisa e que se fizer como eu fiz (enviar direto para Brasília, sem ser pelo consulado honorário de BH) vc poupa 140$R de taxa do consulado por ajudar 😮
    fica taxa de visto R$160 + taxa de não sei que da famíla rsrs $10 e taxa do SEDEX $60

    <3 espero ajudar alguém por aí.

  28. Oi, preciso de ajuda, alguém sabe me informar, eu tirei o visto porque minha viagem mudou de janeiro, para fevereiro porque pra sair meu visto demorou quase 20 dias, agora está muito mais burocrático, enfim, ele vai expirar em março, só que eu tive problemas familiares e tive que mudar minha data de ida para o mês que vem (março), enfim, mesmo com o meu visto ainda valido por poucos dias, eu posso pedir outro antes dele expirar ou preciso esperar ele expirar para solicitar de novo ?

  29. Alo amigo, excelente seu blog,parabens! Olha li todas as perguntas e tenho uma duvida q o consulado nao me responde: sou o brasileiro que esta fazendo a volta ao mundo de skate, e entraria por terra via Bangladesh, mas não achei nada a respeito de qual fronteira posso entrar??? Teria que ter 6 meses de visto por que o skate é igual a uma bicicleta de cicloturismo… Do Brasil vou a NZ, Bangkok e dai por terra via Myanmar, Bangladesh, India e Paquistão, sei das dificuldades de meu projeto e te pergunto: algumas das embaixadas da India na Asia (cingapura) seria mais facil tirar o visto ??? Grande abraço e parabens

    • Que legal seu projeto, Marcelo. Passa seu instagram para divulgar lá no instagram do blog. Não tenho, infelizmente, a visibilidade da operação de visto para a Índia em outro país asiático, mas eu diria que deve ser um procedimento relativamente simples de se seguir, a exemplo do Brasil.

  30. Levei meu formulário, passaporte e comprovante das taxas pessoalmente no consulado de São Paulo pois moro em uma cidade próxima.
    Entreguei tudo em um dia e o passaporte com o visto já pude ir buscar no dia seguinte nem precisou da carta, envelope anexo ou taxa de correios, quem mora mais longe melhor se informar porque as digitais já tira na hora. A taxa de visto de turista múltipla entradas agora custa R$ 325,00 mais R$ 10,00 da outra taxa.
    Quando a gente preenche o formulário online e já envia dependendo do horário ele sai com data do dia seguinte ( India tem 8 hs a mais no fuso ) então para dar entrada num dia e buscar no outro melhor preencher e imprimir o formulário um dia antes por causa da data.

DEIXAR UMA RESPOSTA

Coloque seu comentário
Coloque seu nome