Enquanto minha viagem para a Índia e Nepal não chega, vou escrever mais uma dica de uso da GoPro.

Vejo muita gente questionando a respeito de como evitar que a GoPro embace em mergulhos. Nada pior do que você lá embaixo e a tela embaçar, já que você não pode mais abrir a caixa estanque para desembaçar.

Essa mesma situação ocorre com frequência nas montanhas.

Leia também:
Como fazer um timelapse com a GoPro
Mergulho com GoPro: Não esqueça do filtro

Como editar seus vídeos de GoPro

Uma dica: Recentemente, descobri um curso específico de uma escola de fotografia voltado para GoPro (não tinha visto algo assim antes). Se você tem interesse, recomendo que deem uma olhada no site da escola clicando aqui. O curso cobre vários aspectos da GoPro, incluindo edição com o GoPro Studio.

Caso você queira receber outros posts sobre GoPro como esse, coloque seu e-mail abaixo e receba diretamente em sua caixa de entrada:

Receba os posts por e-mail




Resolver esse problema é super simples.

Problema

Resumindo, a câmera embaça pois o ar que fica selado dentro da caixa estanque aquece com o funcionamento da GoPro, causando o vapor d’água. Isso acontece com mais frequência em situações onde o exterior tem uma temperatura mais baixa, como por exemplo em regiões de muito frio (montanhas – esquiadores sabem do que estou falando) e embaixo d’água (mergulhadores sabem do que estou falando).

Você já segue o blog no Instagram? Clique aqui e diga o que você acha das minhas fotos.

Para resolver isso, precisamos de algo dentro da caixa estanque que absorva esse vapor d’água, ou seja, absorva a umidade.

Solução

A solução é ridícula de simples, e pode ser feita de diferentes formas:

Pastilhas

Existem pastilhas criadas especificamente para essa solução. Você pode encontrar ela em inúmeras lojas especializadas, no mercado livre, ebay, amazon e no próprio site da GoPro.

A própria GoPro possui sua pastilha própria, chamada de Anti-Fog Inserts. São pequenas pastilhas fininhas, que podem ser inseridas entre a GoPro e a caixa estanque. A foto abaixo ilustra bem o seu uso:

Pastilhas GoPro

Um saquinho com 12 pastilhas custa algo em torno de 10 dólares lá fora. Aqui no Brasil, já vi o mesmo saco por R$ 90!! Cada pastilha pode ser reutilizada até 4 vezes, bastando que você aqueça elas em um forno para retirar a umidade absorvida.

CUIDADO: Uma dica importante para quando você for colocar a pastilha é cuidar se ela foi bem colocada, sem que interfira no fechamento da caixa estanque. Se a pastilha for colocada, por exemplo, sob a borracha branca que sela a caixa, sua GoPro pode ser inundada caso você leve ela pra água!

Tiras de papel

Uma alternativa bem mais barata é colocar tiras de papel que absorvem bem a água, como papel higiênico ou papel toalha. Já usei essa alternativa em alguns mergulhos e me serviu bem.

Veja uma foto abaixo de como colocar as tiras de papel em sua GoPro:

 

No exemplo acima, peguei duas tiras de papel toalha, dobrei de forma retangular e inseri na lateral e na parte inferior entre a GoPro e a caixa estanque. Mais uma vez, muito cuidado para que nenhum pedaço de papel atrapalhe a vedação da caixa.

É uma solução caseira e bem mais barata que as pastilhas, mas se ela não funcionar perfeitamente, pode ser que você arruíne aquela gravação ou foto imperdível, então você tem que ponderar isso bem!

Sacos de silica

Também já vi pessoas utilizando aqueles pequenos sacos de sílica, que são bons absorventes de umidade. Nunca testei pra ver se os saquinhos cabem entre a GoPro e a caixa estanque, mas alguns vídeos na internet mostram que sim.

Saco Sílica GoPro

Eu, particularmente, nunca usei esse artifício, mas já ouvi relatos positivos.

Conclusão

O preço das pastilhas é caro no Brasil, mas se você conseguir comprar de fora (talvez da China ou algo assim, já que existem genéricos com preço bom no DealExtreme.com) por um preço melhor ou alguém puder trazer para você, eu acho a pastilha uma opção mais segura.

Quando você usa sua GoPro, você dificilmente terá uma segunda chance de fazer aquela imagem (imagina aquele tubarão que passou do seu lado no mergulho e sua GoPro tava embaçada!), então minha dica é investir os 10 dólares para não se arrepender depois.

Em caso de emergências, contudo, o papel higiênico ou algo similar pode quebrar o galho.

Se esse post te ajudou de alguma forma, curte e compartilha clicando nos botões abaixo. É de graça e fará um blogueiro muito feliz!

12 COMENTÁRIOS

  1. Valeu Alessandro!! To indo pra Orlando agora curtir os parques e vou pegar uma gopro .. eu já tive uma action cam antes e isso de embaçar sem dúvida encomoda e muito!! Como eu uso muito na água (surf) me preocupava só com o cuspão mesmo (hehehe) .. sem dúvidas nenhuma vou testar essa sua dica, ainda mais que ficarei o dia todo utilizando a menina .. kkkk abraço!

  2. Valeu Alessandro!!! Já passei por isso brincando com a go pro numa piscina mesmo!!! rs
    Ficou uma duvida!
    No caso do Papel, é preciso esquentar ele no forno? Como as pastilhas? ou não?

    Estarei indo a Cancum em breve e suas dicas são importantes!!
    inclusive vou procurar essa semana um filtro vermelho pra ela! alias foi através dessa pesquisa que achei seu site!

    Obrigado por compartilhar as dicas!

    • Fala Douglas, não precisa esquentar o papel. Na verdade, você pode esquentar as pastilhas para retirar a umidade que ficou de mergulhos anteriores, então se a pastilha é nova não tem a necessidade de esquentar. Eu tentaria sempre usar as pastilhas, deixaria o papel somente para uma emergência!Depois posta as fotos da viagem aí, Cancun é top! Abs!

  3. Boa dica
    Pego onda e sempre embarça a cúpula da gopro
    Como sou pobre
    E minha gopro e a 1
    Vou de papel e pomada
    Valeu muito
    Pois todo início de filmagem vai bem
    Depois de mais ou menos 10 minutos já embaça a caixa bem em frente a lente

DEIXAR UMA RESPOSTA

Coloque seu comentário
Coloque seu nome