Esse é um problema que já vi muita gente falando por aí, inclusive aqui no blog:

“Minhas fotos com GoPro saem tremidas, o que eu faço?”.

Muita gente acha que escolheu o modo errado para tirar a foto, mas nem sempre isso é o caso.

Vendo a quantidade de gente reclamando disso, resolvi escrever um post e tentar ajudar você com algumas dicas para reduzir a possibilidade de suas fotos ficarem tremidas (como a minha aí acima), mas algumas coisas precisam ser ditas.

Leia também:
Qual a melhor configuração de vídeo para GoPro
Qual o melhor cartão de memória para GoPro
Como tirar boas fotos com suas GoPro
Como editar seus vídeos de GoPro

Caso você queira receber outros posts sobre GoPro como esse, coloque seu e-mail abaixo e receba diretamente em sua caixa de entrada:

Receba os posts por e-mail




Antes de colocar minhas dicas para evitar que suas fotos saiam tremidas vou explicar porque isso normalmente acontece.

Basicamente, eu listaria dois fatores para isso.

Movimento

Esse fator é meio óbvio. Tanto o movimento da câmera como do objeto que você está tentando fotografar (você, uma pessoa ou algum objeto qualquer) contribuem para que as fotos saiam tremidas. Quanto mais estável você conseguir deixar um dos pontos (câmera ou objeto) menos suas fotos sairão tremidas.

Você já segue o blog no Instagram? Clique aqui e me diga o que você acha das minhas fotos.

Eu sei que isso nem sempre é possível, mas mesmo quando você está em movimento, tente deixar a câmera o mais estável possível quando você for tirar a foto.

Eu também sei que a GoPro é uma action cam, ou seja, presume-se que ela deve ter uma boa performance com o movimento, mas isso é verdade em partes. Ela tem uma performance excelente em movimento, mas desde que você tenha uma boa condição de luz, que é o outro fator que eu destaco.

Condição de luz

Esse fator é certamente o mais fundamental para que suas fotos saiam tremidas.

Tentando resumir e falando em termos não técnicos, quando a quantidade de luz entrando na câmera não é suficiente, a GoPro vai tirar a foto um pouco mais lenta para que mais luz entre na câmera e compense a falta de luz no momento.

Contudo, quando a câmera faz isso (tirar a foto um pouco mais lenta), ela vai fazer com que qualquer objeto em movimento saia borrado. Esse efeito é o mesmo usado para tirar as fotos de light painting, onde a GoPro fica 30 segundo ou algo assim tirando uma única foto, permitindo que as pessoas façam frases ou desenhos usando uma fonte de luz.

Para evitar que a foto saia tremida, você precisa que a GoPro tire a foto com a maior velocidade possível e isso acontece de forma automática quando a condição de luz é boa.

Veja o exemplo abaixo que acabei de tirar aqui enquanto escrevia.

Fotos Tremidas GoPro

Fotos Tremidas GoPro

Na primeira foto usei uma quantidade maior de luz (ainda não suficiente para uma foto cristalina), basicamente com a lanterna do meu celular, e na segunda apenas tirei a lanterna do celular.

Em ambas as fotos o bastão estava em movimento e na mesma velocidade. Como você pode ver, com uma condição de luz ruim o objeto em movimento saiu tremido. Na foto abaixo que tirei ontem eu estava em movimento, mas ainda assim tudo saiu cristalino, não só eu como o fundo, e isso só ocorreu em razão da excelente condição de luz.

Fotos Tremidas GoPro

O que você precisa fazer, então, é que as fotos tiradas com a GoPro tenham a maior velocidade possível. Em câmeras maiores e com mais recursos técnicos você pode alterar a velocidade da foto, mas na GoPro essas opções são limitadas.

No modo burst de 30 fotos por segundo talvez seja a maior velocidade que você consiga programar a GoPro, já que cada foto será tirada em 1/30 de segundo. Contudo, dependendo da cena, ainda assim isso não é muito rápido.

A GoPro, infelizmente, tem suas limitações e você não conseguirá resultados melhores do que câmeras maiores e com mais recursos técnicos. Eu sempre digo que a maior qualidade da GoPro não é a qualidade das fotos ou vídeos que faz (apesar da qualidade ser impressionante para uma câmera desse tamanho), mas sim a sua versatilidade e a possibilidade de você colocar ela em qualquer lugar praticamente (já pensou colocar uma câmera grande no seu capacete ou na sua prancha enquanto você surfa?).

Com as explicações acima, as dicas para que suas fotos não saiam tremidas com a GoPro são meio óbvias.

Dicas para evitar fotos tremidas

Infelizmente, não existe mágica para resolver esse problema, mas algumas dicas podem ajudar você a ter fotos menos tremidas.

  • Tente deixar a câmera e o objeto que você vai fotografar o mais estável possível, principalmente em cenas com pouca luz. Claro que o propósito da GoPro é muitas vezes usar em cenas onde você vai se movimentar bastante, mas infelizmente sua foto só vai sair sem estar tremida se você tiver boa luz.
  • Tente fotografar em lugares com mais luz, assim a velocidade da foto será automaticamente maior, o que vai diminuir o tremido. Em outras palavras, com mais luz a foto será mais rápida e os objetos sairão menos tremidos nas fotos.
  • Na Hero 4 você consegue controlar o ISO da foto. Portanto, coloque o ISO o mais alto possível, assim mais luz entrará na câmera e, portanto, você irá aumentar a velocidade do obturador.
  • Você pode tentar usar luz externa. Por exemplo, se você vai mergulhar (e fotos de mergulho com a GoPro é complicado, já que a luz embaixo d’água é escassa), tente usar uma lanterna específica que vai lhe dar uma força na iluminação dos objetos que você está tentando fotografar.

Como falei, não tem mágica ou um modo melhor para ajudar com esse problema. O mais importante é você realmente considerar a luz na hora em que for fazer uma foto ou vídeo.

Espero que tenha ajudado e qualquer dúvida escreve um comentário abaixo.

Se você gostou, compartilha o artigo clicando nos botões abaixo!

4 COMENTÁRIOS

    • Lucas, o melhor é você tentar ter bastante luz. Se você tiver bastante luz, nem se preocupe com o ISO, deixe ele até menor que 800. As dicas do post servem basicamente para quando sua condição de luz não for das melhores. Nesse caso (de luz ruim), deixar o ISO mais alto possível pode ajudar. Protune e demais configurações terão pouca influência! Abs!

DEIXAR UMA RESPOSTA

Coloque seu comentário
Coloque seu nome