GoPro Studio

Como editar seus vídeos de GoPro

Filmar é certamente a parte mais fácil e talvez divertida de fazer com a GoPro. Mas e depois? O que você faz com aquelas horas e mais horas de imagens que você fez com sua GoPro?

Uma edição de qualidade faz total diferença no produto final. Pensando nisso, escrevi esse post com dicas de como editar seus vídeos usando o GoPro Studio, software gratuito da GoPro.

Leia também:
Como fazer um timelapse com a GoPro
Mergulho com GoPro: Não esqueça do filtro
Quais os melhores acessórios para GoPro
Como tirar boas fotos com sua GoPro

Uma dica: Recentemente, descobri um curso específico de uma escola de fotografia voltado para GoPro (não tinha visto algo assim antes). Se você tem interesse, recomendo que deem uma olhada no site da escola clicando aqui. O curso cobre vários aspectos da GoPro, incluindo edição com o GoPro Studio.

Caso você queira receber outros posts sobre GoPro como esse, coloque seu e-mail abaixo e receba diretamente em sua caixa de entrada:

Receba os posts por e-mail



Para ser honesto, hoje em dia eu edito meus vídeos no Adobe Premiere, que é mais avançado e possui uma infinidade de recursos que o GoPro Studio não possui. Contudo, se você está começando, acredito que não exista opção melhor do que o software gratuito da GoPro, pois ele é muito intuitivo e simples de ser usado.

Você já segue o blog no Instagram? Clique aqui e diga o que você acha das minhas fotos.

Se depois de usar o GoPro Studio você achar que está na hora de evoluir, então é hora de aprender a trabalhar com o Premiere.

Enquanto isso não chega, bora aprender um pouco sobre o GoPro Studio. Além de passar dicas sobre o software, vou passar algumas dicas de edição e de como eu normalmente trabalho na edição dos meus vídeos.

Ao final do artigo eu incluí um resumo do passo a passo que sigo quando edito meus vídeos.

Passo 1 – Criação de pasta do projeto

Você chegou em casa cheio de vídeos gravados com sua GoPro, e agora? Em primeiro lugar, crie uma pasta no seu computador para o projeto que vai editar.

No vídeo que editei da minha viagem para Bariloche, por exemplo, criei uma pasta chamada Ski Bariloche.

Passo 2 – Transferência e seleção dos vídeos

Depois de ter criado a pasta, assisto um a um os vídeos que gravei. Para tanto, conecte sua câmera no computador, abra a pasta do seu cartão de memória dentro da GoPro, e assista todos os vídeos que você gravou.

Vá transferindo para a pasta que você criou no passo 1 aqueles vídeos que ficaram bons e que você irá utilizar na edição do seu vídeo.

Passo 3 – Importar arquivos

Depois de ter selecionado todos os vídeos que serão usados em sua edição, é hora de abrir o GoPro Studio. Com o programa aberto, clique em IMPORT NEW FILES (importar arquivos).

GoPro Studio

Uma janela irá abrir, e então você deve procurar a pasta do projeto e transferir todos os arquivos que você selecionou para sua edição.

Você verá que, após importá-los, todos os vídeos ficarão disponíveis no lado esquerdo da tela, logo abaixo do botão de importar que destaquei na figura acima.

Passo 4 – Escolha de uma música

Depois de selecionar os vídeos, é hora de escolher uma música. A música é a alma do vídeos! Não importa quão boas ficaram suas imagens, se a música for ruim ou não estiver em sintonia com o que você filmou você irá arruinar o vídeo.

Escolha uma música que tenha a ver com o que você está querendo transmitir. Por exemplo, no vídeo que editei da trilha em São Francisco de Paula, a intenção era passar um clima de alegria de um fim de semana entre amigos.

Depois de escolher sua música, transfira ela para a pasta do projeto, pois usaremos ela mais adiante.

Passo 5 – Transformando os vídeos em clipes

Agora é hora de “lapidar” os vídeos que você gravou. Nesse momento você irá selecionar os trechos dos seus vídeos que serão usados na edição final, transformando-os em clipes.

O processo é bem simples, basta seguir os passos abaixo:

  1. Clique no vídeo que você irá “lapidar” no lado esquerdo da tela;
  2. Você verá que esse vídeo ficará no centro da tela. Aperte o play e fique de olho nos trechos que você gostaria de utilizar;
  3. Quando você ver um trecho que valha a pena ser incluído na edição final, clique no botão Mark In, para dizer ao programa que o que estiver a partir daquele ponto deve ser incluído na edição;
  4. O mesmo procedimento de Mark In, para definir o início do clipe deve ser feito para definir onde o clipe termina. Basta clicar no Mark Out;
  5. Você, então, terá delimitado um clipe (trecho) dentro do seu vídeo para que seja transferido para a área de edição final. Depois, clique em “Add clip to conversion list” e você verá que o clipe irá aparecer na parte direita do vídeo;
  6. Você pode fazer isso mais de uma vez com o mesmo vídeo, ou seja, você pode criar vários clipes do mesmo vídeo. Basta definir o ponto de início, o ponto final, clicar em “Add clipe to conversion list”, e repetir o processo em outra parte do vídeo.
  7. Repita o processo com todos os outros vídeos que estão no lado esquerdo da tela.
  8. Após ter finalizado a seleção de todos os clipes, clique em “Convert All”, no canto direito inferior, e aguardar a conversão de todos os clipes.

A figura abaixo ilustra bem o passo a passo que listei acima:

GoPro Studio

Agora é hora de passarmos para a edição do vídeo.

Passo 6 – Edição do Vídeo – A timeline

Depois que você concluir a conversão de todos os clipes, o botão do passo 8 irá alterar para “Proceed to Step 2”. Clique nele e uma nova tela abrirá.

Essa é a tela de edição!

No lado esquerdo dessa nova tela estarão todos os clipes que você selecionou no passo anterior. Além disso, no topo você verá dois botões: Media e Title.

O Media serve para você incluir a música que já selecionou e está na pasta do projeto. O Title serve para você adicionar algum texto para incluir no vídeo. Tanto a música, como o texto ficarão na lista como se fossem clipes.

Dica de ouro: Comece sua edição pela música! Arraste a música do canto esquerdo da tela para a sua timeline. A timeline é a linha do tempo do seu vídeo, nela você incluirá todos os seus clipes na ordem que você quer que eles apareçam. A timeline fica bem no centro da tela, logo abaixo do vídeo.

Você verá que a timeline é dividida entre vídeos, texto e áudio. Portanto, a música deve ser arrastada para a parte do áudio, os clipes para a parte dos vídeos e os textos para a parte dos textos.

Abaixo está a tela do vídeo que editei de uma sessão de slackline:

GoPro Studio

Veja que bem no centro, na timeline, estão os clipes que eu arrastei, assim como a música e o texto de início (“Slackline”).

A partir daí você deve ir arrastando clipe após clipe para ir criando sua história.

Uma dica importante: Caso você queira alterar o início ou o fim do seu clipe, você pode fazer isso clicando no clipe na listagem que fica no lado esquerdo da tela. Você verá que o clipe irá aparecer ao centro. Então, use os botões Mark In e Mark Out da mesma forma que ensinei no passo 5 acima. Automaticamente o seu clipe terá um novo ponto de início ou final.

Passo 7 – Retoques

Algumas dicas importantes para deixar o seu vídeos do jeito que você quer:

Depois de criada a sua história, com a inclusão dos clipes que irão compor seu vídeo final e na ordem que você escolheu, você pode adicionar alguns efeitos e filtros. Abaixo alguns dos retoques que você pode aplicar:

  1. Efeitos de transição – Clique no sinal de + entre os clipes para aplicar um efeito de transição, caso você deseje;
  2. Filtros – Na timeline, clique em cada clipe que você queira editar e aplique os filtros disponíveis;
  3. Ajustes – Você pode aplicar, também, inúmeros ajustes nos clipes, como velocidade (importante se você quer fazer um clipe em câmera lenta), zoom (caso você queira deixar um vídeo mais próximo e cortar alguns pontos da imagem), cores, rotação e muito mais. Para saber usar todas essas funções você terá que praticar e ir testando o que cada uma oferece. Esses ajustes podem ser aplicado aos textos e à música, basta clicar em cima desses itens na timeline.

A figura abaixo ilustra os passos que listei acima:

GoPro Studio

 

Passo 8 – Exportar

Depois de concluída toda a sua edição, é hora de transformá-la em vídeo. Lembre que enquanto você vai editando você pode ir apertando o play logo acima da timeline para ver como está ficando sua edição.

Quando você estiver satisfeito, clique em “Step 3 – EXPORT”, no canto direito superior da tela.

GoPro Studio

Uma nova tela irá aparecer para que você selecione a qualidade e tamanho do seu vídeo. As opções são bem explicativas: Se você irá colocar o vídeo no Youtube, escolha a opção Youtube e assim por diante.

Depois de selecionar a opção, clique em EXPORT no canto direito inferior. Selecione o local onde o vídeo será salvo e dê um nome para o arquivo. Clique em salvar e é só esperar seu vídeo sair do forno!

Abaixo segue o meu vídeo do slackline que usei como exemplo:

Resumindo: Passo a passo de como editar seus vídeos com GoPro

Resumindo, meu processo de trabalho funciona da seguinte forma:

  1. Crio uma pasta do projeto que passarei a editar no meu computador;
  2. Depois, assisto todos os vídeos e transfiro aqueles que gostei para a pasta do projeto;
  3. Importo todos os vídeos selecionados para dentro do GoPro Studio;
  4. Escolho uma música que combine com o que estou querendo transmitir e a salvo na pasta do projeto.
  5. Faço o processo de seleção dos clipes a partir dos vídeos que selecionei e importei para o programa;
  6. Já com os clipes convertidos e na parte de edição, importo a música selecionada e faço toda a edição dos clipes, textos e músicas;
  7. Faço os retoques – transições, filtros, zoom, câmera lenta, etc.
  8. Exporto o vídeo final!

Qualquer dúvida que vocês tiverem, comentem abaixo que respondo no mesmo dia!

Se esse post te ajudou de alguma forma, curte e compartilha clicando nos botões abaixo. É de graça e fará um blogueiro muito feliz!

79 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.