Filmar é certamente a parte mais fácil e talvez divertida de fazer com a GoPro. Mas e depois? O que você faz com aquelas horas e mais horas de imagens que você fez com sua GoPro?

Uma edição de qualidade faz total diferença no produto final. Pensando nisso, escrevi esse post com dicas de como editar seus vídeos usando o GoPro Studio, software gratuito da GoPro.

Leia também:
Como fazer um timelapse com a GoPro
Mergulho com GoPro: Não esqueça do filtro
Quais os melhores acessórios para GoPro
Como tirar boas fotos com sua GoPro

Uma dica: Recentemente, descobri um curso específico de uma escola de fotografia voltado para GoPro (não tinha visto algo assim antes). Se você tem interesse, recomendo que deem uma olhada no site da escola clicando aqui. O curso cobre vários aspectos da GoPro, incluindo edição com o GoPro Studio.

Caso você queira receber outros posts sobre GoPro como esse, coloque seu e-mail abaixo e receba diretamente em sua caixa de entrada:

Receba os posts por e-mail



Para ser honesto, hoje em dia eu edito meus vídeos no Adobe Premiere, que é mais avançado e possui uma infinidade de recursos que o GoPro Studio não possui. Contudo, se você está começando, acredito que não exista opção melhor do que o software gratuito da GoPro, pois ele é muito intuitivo e simples de ser usado.

Você já segue o blog no Instagram? Clique aqui e diga o que você acha das minhas fotos.

Se depois de usar o GoPro Studio você achar que está na hora de evoluir, então é hora de aprender a trabalhar com o Premiere.

Enquanto isso não chega, bora aprender um pouco sobre o GoPro Studio. Além de passar dicas sobre o software, vou passar algumas dicas de edição e de como eu normalmente trabalho na edição dos meus vídeos.

Ao final do artigo eu incluí um resumo do passo a passo que sigo quando edito meus vídeos.

Passo 1 – Criação de pasta do projeto

Você chegou em casa cheio de vídeos gravados com sua GoPro, e agora? Em primeiro lugar, crie uma pasta no seu computador para o projeto que vai editar.

No vídeo que editei da minha viagem para Bariloche, por exemplo, criei uma pasta chamada Ski Bariloche.

Passo 2 – Transferência e seleção dos vídeos

Depois de ter criado a pasta, assisto um a um os vídeos que gravei. Para tanto, conecte sua câmera no computador, abra a pasta do seu cartão de memória dentro da GoPro, e assista todos os vídeos que você gravou.

Vá transferindo para a pasta que você criou no passo 1 aqueles vídeos que ficaram bons e que você irá utilizar na edição do seu vídeo.

Passo 3 – Importar arquivos

Depois de ter selecionado todos os vídeos que serão usados em sua edição, é hora de abrir o GoPro Studio. Com o programa aberto, clique em IMPORT NEW FILES (importar arquivos).

GoPro Studio

Uma janela irá abrir, e então você deve procurar a pasta do projeto e transferir todos os arquivos que você selecionou para sua edição.

Você verá que, após importá-los, todos os vídeos ficarão disponíveis no lado esquerdo da tela, logo abaixo do botão de importar que destaquei na figura acima.

Passo 4 – Escolha de uma música

Depois de selecionar os vídeos, é hora de escolher uma música. A música é a alma do vídeos! Não importa quão boas ficaram suas imagens, se a música for ruim ou não estiver em sintonia com o que você filmou você irá arruinar o vídeo.

Escolha uma música que tenha a ver com o que você está querendo transmitir. Por exemplo, no vídeo que editei da trilha em São Francisco de Paula, a intenção era passar um clima de alegria de um fim de semana entre amigos.

Depois de escolher sua música, transfira ela para a pasta do projeto, pois usaremos ela mais adiante.

Passo 5 – Transformando os vídeos em clipes

Agora é hora de “lapidar” os vídeos que você gravou. Nesse momento você irá selecionar os trechos dos seus vídeos que serão usados na edição final, transformando-os em clipes.

O processo é bem simples, basta seguir os passos abaixo:

  1. Clique no vídeo que você irá “lapidar” no lado esquerdo da tela;
  2. Você verá que esse vídeo ficará no centro da tela. Aperte o play e fique de olho nos trechos que você gostaria de utilizar;
  3. Quando você ver um trecho que valha a pena ser incluído na edição final, clique no botão Mark In, para dizer ao programa que o que estiver a partir daquele ponto deve ser incluído na edição;
  4. O mesmo procedimento de Mark In, para definir o início do clipe deve ser feito para definir onde o clipe termina. Basta clicar no Mark Out;
  5. Você, então, terá delimitado um clipe (trecho) dentro do seu vídeo para que seja transferido para a área de edição final. Depois, clique em “Add clip to conversion list” e você verá que o clipe irá aparecer na parte direita do vídeo;
  6. Você pode fazer isso mais de uma vez com o mesmo vídeo, ou seja, você pode criar vários clipes do mesmo vídeo. Basta definir o ponto de início, o ponto final, clicar em “Add clipe to conversion list”, e repetir o processo em outra parte do vídeo.
  7. Repita o processo com todos os outros vídeos que estão no lado esquerdo da tela.
  8. Após ter finalizado a seleção de todos os clipes, clique em “Convert All”, no canto direito inferior, e aguardar a conversão de todos os clipes.

A figura abaixo ilustra bem o passo a passo que listei acima:

GoPro Studio

Agora é hora de passarmos para a edição do vídeo.

Passo 6 – Edição do Vídeo – A timeline

Depois que você concluir a conversão de todos os clipes, o botão do passo 8 irá alterar para “Proceed to Step 2”. Clique nele e uma nova tela abrirá.

Essa é a tela de edição!

No lado esquerdo dessa nova tela estarão todos os clipes que você selecionou no passo anterior. Além disso, no topo você verá dois botões: Media e Title.

O Media serve para você incluir a música que já selecionou e está na pasta do projeto. O Title serve para você adicionar algum texto para incluir no vídeo. Tanto a música, como o texto ficarão na lista como se fossem clipes.

Dica de ouro: Comece sua edição pela música! Arraste a música do canto esquerdo da tela para a sua timeline. A timeline é a linha do tempo do seu vídeo, nela você incluirá todos os seus clipes na ordem que você quer que eles apareçam. A timeline fica bem no centro da tela, logo abaixo do vídeo.

Você verá que a timeline é dividida entre vídeos, texto e áudio. Portanto, a música deve ser arrastada para a parte do áudio, os clipes para a parte dos vídeos e os textos para a parte dos textos.

Abaixo está a tela do vídeo que editei de uma sessão de slackline:

GoPro Studio

Veja que bem no centro, na timeline, estão os clipes que eu arrastei, assim como a música e o texto de início (“Slackline”).

A partir daí você deve ir arrastando clipe após clipe para ir criando sua história.

Uma dica importante: Caso você queira alterar o início ou o fim do seu clipe, você pode fazer isso clicando no clipe na listagem que fica no lado esquerdo da tela. Você verá que o clipe irá aparecer ao centro. Então, use os botões Mark In e Mark Out da mesma forma que ensinei no passo 5 acima. Automaticamente o seu clipe terá um novo ponto de início ou final.

Passo 7 – Retoques

Algumas dicas importantes para deixar o seu vídeos do jeito que você quer:

Depois de criada a sua história, com a inclusão dos clipes que irão compor seu vídeo final e na ordem que você escolheu, você pode adicionar alguns efeitos e filtros. Abaixo alguns dos retoques que você pode aplicar:

  1. Efeitos de transição – Clique no sinal de + entre os clipes para aplicar um efeito de transição, caso você deseje;
  2. Filtros – Na timeline, clique em cada clipe que você queira editar e aplique os filtros disponíveis;
  3. Ajustes – Você pode aplicar, também, inúmeros ajustes nos clipes, como velocidade (importante se você quer fazer um clipe em câmera lenta), zoom (caso você queira deixar um vídeo mais próximo e cortar alguns pontos da imagem), cores, rotação e muito mais. Para saber usar todas essas funções você terá que praticar e ir testando o que cada uma oferece. Esses ajustes podem ser aplicado aos textos e à música, basta clicar em cima desses itens na timeline.

A figura abaixo ilustra os passos que listei acima:

GoPro Studio

 

Passo 8 – Exportar

Depois de concluída toda a sua edição, é hora de transformá-la em vídeo. Lembre que enquanto você vai editando você pode ir apertando o play logo acima da timeline para ver como está ficando sua edição.

Quando você estiver satisfeito, clique em “Step 3 – EXPORT”, no canto direito superior da tela.

GoPro Studio

Uma nova tela irá aparecer para que você selecione a qualidade e tamanho do seu vídeo. As opções são bem explicativas: Se você irá colocar o vídeo no Youtube, escolha a opção Youtube e assim por diante.

Depois de selecionar a opção, clique em EXPORT no canto direito inferior. Selecione o local onde o vídeo será salvo e dê um nome para o arquivo. Clique em salvar e é só esperar seu vídeo sair do forno!

Abaixo segue o meu vídeo do slackline que usei como exemplo:

Resumindo: Passo a passo de como editar seus vídeos com GoPro

Resumindo, meu processo de trabalho funciona da seguinte forma:

  1. Crio uma pasta do projeto que passarei a editar no meu computador;
  2. Depois, assisto todos os vídeos e transfiro aqueles que gostei para a pasta do projeto;
  3. Importo todos os vídeos selecionados para dentro do GoPro Studio;
  4. Escolho uma música que combine com o que estou querendo transmitir e a salvo na pasta do projeto.
  5. Faço o processo de seleção dos clipes a partir dos vídeos que selecionei e importei para o programa;
  6. Já com os clipes convertidos e na parte de edição, importo a música selecionada e faço toda a edição dos clipes, textos e músicas;
  7. Faço os retoques – transições, filtros, zoom, câmera lenta, etc.
  8. Exporto o vídeo final!

Qualquer dúvida que vocês tiverem, comentem abaixo que respondo no mesmo dia!

Se esse post te ajudou de alguma forma, curte e compartilha clicando nos botões abaixo. É de graça e fará um blogueiro muito feliz!

75 COMENTÁRIOS

    • Luiz, até onde sei não é possível trabalhar com outras fontes. Sobre as imagens sem fundo (.png), também não é possível. Aliás, foi nessa hora que eu passei a trabalhar com o Premiere Pro da Adobe, pois tava sentindo falta de algumas funcionalidades mais avançadas. Abs e qualquer coisa escreve aí!

  1. Quando eu converto meus arquivos e sigo pro STEP 2, eles não estão disponíveis na coluna da esquerda. E também não consigo adicioná-los depois. Alguém sabe como consertar isso?

  2. Alessandro, deu tudo certo, mas não consigo publicar no Insta e nem no Facebook. Quando eu envio o vídeo editado para o Samsung ele não funciona e só consigo ouvir o vídeo e nunca visualizar. O que será?

    • Tatiana, no Instagram você precisa converter para um formato diferente. Eu uso um app chamado VidCon no meu Samsung para poder postar no Instagram. Sobre o Facebook, tem que dar uma pesquisada para ver o que aconteceu, pois normalmente não tem problema em postar lá depois de editado no GoPro Studio. Talvez seja melhor fazer o upload no Youtube e depois postar lá.

  3. Otimas dicas, muito ilustrado.
    Agora veja se pode me ajudar, fiz todo o processo mas não consigo importar a musica para a time line, quando vou colocar ela na media ela não aparece no canto esquerdo junto com os clipes e texto.
    o que pode ser ?
    OBRIGADO.

      • Alessandro, estou com o mesmo problema do Epaminondas. Solicitei ajuda ao suporte da Gopro e eles deram um prazo de 48 a 72 horas para responder. CAso eu descubra o que fazer para solucionar esta falha, eu posto aqui!

          • Pessoal, infelizmente só consegui incluir áudio depois de baixar o programa Quicktime (parece que é da Apple – gratuito). Mas achei muito estranho e acabei desistindo, pois meu notebook é Windows.
            Espero ter ajudado.
            Um abraço!

  4. Amigo, boa noite.
    Estou com um problema, faço todo passo-a-passo e quando chego na parte de edição, na hora de mover o áudio e os vídeos para linha do tempo, simplesmente a linha do tempo não aparece no meu monitor.
    Mesmo eu arrastando os arquivos e largando no espaço onde ela ficaria, não acontece absolutamente nada.
    sabe me dizer o pq ocorre isso?
    obrigado

    • Puxa Gabriel… estou com o mesmo problema.
      Segui todas as dicas, bem como o manual. Consigo executar as etapas de importar vídeo (alguns, não todos), mas quando passo para a 2a. aba, os vídeos não aparecerem… seleciono a opção adicionar media, seleciono o arquivo, o aplicativo indica que está carregando, mas não acontece nada…
      Já reinstalei… e o mesmo acontece… Estou usando Windows 8…
      Vc conseguiu??? rsrsrsrs
      Obrigada.

  5. Oi Alessandro… confesso que estou me sentindo uma grande estúpida já que eu simplesmente não consigo sequer editar um video usando go pro studio.
    Segui todas as suas dicas, bem como as do manual. Consigo executar as etapas de importar vídeo (alguns, não todos), mas quando passo para a 2a. aba, os vídeos não aparecerem… seleciono a opçõ adicionar media, seleciono o arquivo, o aplicativo indica que está carregando, mas não acontece nada…
    Já reinstalei… e o mesmo acontece… Estou usando Windows 8…
    Já viu alguma coisa parecida??? rsrsrsrs
    Obrigada.

    • Bom dia

      Luciana,

      está acontecendo pq no memento da instalação do Studio Gopro ele pede para vc instalar o Quicktime…. esse programa é necessário para o perfeito funcionamento do Studio Gopro…..
      espero ter ajudado.

    • Victoria, você pode passar um vídeo usando o próprio app da GoPro. Se quiser passar um vídeo editado do computador para o celular, você deve fazer uma transferência do arquivo editado para dentro de uma pasta no seu celular. No app você não conseguirá fazer um preview do vídeo, mas pode transferir ele normalmente. Abs

    • Legal, Dárcio! Bike dá para fazer bastante coisa legal com a GoPro. Uma dica boa é fazer vídeos curtos, até uns 3 minutos, e pegar diferentes ângulos (filmar a roda em movimento, colocar a câmera virada para trás pra filmar a galera vindo, etc). Abração!

  6. boa noite!

    Como faço para editar no mesmo vídeo a velocidade normal é um trecho em câmera lenta? Tenho que copiar o vídeo e cortar bem na parte que quero o slow mofino e depois copio novamente para retornar a velocidade normal?

    • Marcelo, vc terá que cortar o trecho que quer fazer o slow de um clipe e fazer dele um clipe separado onde vc vai depois aplicar a alteração de velocidade. Se vc estiver usando o GoPro Studio, você pode fazer isso diretamente no step2 para ficar mais fácil. Abs!

  7. Alessandro, obrigada pelas dicas que nos ofereceu foi de grande valia. Você poderia me tirar uma duvida? Eu fiz tudo como vc falou mas o video travando ele não flui normalmente vc sabe me dizer o porque disso?

  8. Olá Alessandro! Segui os passos indicados por você mas não consegui colocar música no projeto.Acho que é a extensão do vídeo musical.Qual a extensão que devo usar?

  9. Olá, muito obrigada por disponibilizar esse tutorial. Segui todas as dicas, na hora de exportar selecionei uma qualidade de alta definição, mas mesmo assim o vídeo foi salvo com uns 800 mb. Até pensei que eu havia esquecido de selecionar a qualidade pretendida e repeti processo. Fiz isso três vezes e em todas o vídeo ficou com uma qualidade muito ruim. Há algo que eu deva estar esquecendo de fazer? Você tem alguma dica?

  10. Gostei das explicaçoes. Muito uteis. Mas estou com um problema e gostaria de sua ajuda se possivel. Fiz uma viagem e estou com muito material pra editar. Porem nesta viagem tirei fotos com celular e com uma canon e gostaria de adicionar estas fotos ao meu projeto. Mas nao estou consegui do. Vc sabe se isto é possivel? Adicionar fotos e videos de outras cameras? E caso seja, vc conhece algum tutorial a respeito? Estou tomando a maior surra…

    • Dalton,
      Dei uma olhada no site da GoPro e eles dizem que os seguintes arquivos podem ser adicionados:

      – Vídeos no formato MP4 da GoPro HD Hero Original, HD Hero 2, HERO3, HERO3+ e Hero 4.

      – Vídeos no formato MOV de Canon e Nikon (exceto no Windows 8)
      – Arquivos JPG.
      Pelo que consta no site, o procedimento é exatamente o mesmo dos arquivos GoPro. Você conseguiu resolver seu problema?
      Abs!

  11. Ja tentei de tudo e nao consigo. Ja tinha lido estas especificaçoes no site da gopro mas na hora do vamos ver nao funcionou.

    Arquivo de video de iphone importa, converte, mas a imagem some e fica só o som. Arquivo de fotos de uma canon EOS importam mas nao convertem. Da erro na conversao. Ai descobri um video no youtube dizendo q fotos de iutras maquinas tem de estar no formatobde 16:9 e ainda ter no maximo 96 dpi. Minhas fotos tinham 300 dpi. Reduzi para 96 dpi e mesmo assim inumeras nao converteram. Ja estou desistindo. Vou partir para outro programa de ediçao. Fiz uma viagem de moto de 3500 km por 10 paises do leste europeu e o q nao me falta é material para montar os videos, inclusive belas fotos. Ja tinha feito um video com o gorpo studio e achei rapido e pratico. Mas com estas limitaçoes, neste caso especifico, vou abortar.
    De qualquer forma obrigado pela ajuda.
    Abs
    Dalton
    Obs: gostei bastante de seu site e suas viagens. Parabens!!

    • Dalton, o GoPro Studio é prático e simples, mas tem várias limitações mesmo. Se você está procurando uma alternativa igualmente simples, o próprio Windowns Movie Maker é uma alternativa. Contudo, se você está querendo subir de nível, dá uma olhada no Adobe Premiere Pro. No começo ele é complicadinho, mas logo você pega os básicos e vai avançando. Hoje eu só edito com ele e cada vez que edito eu aprendo mais. Abs!

  12. Curti muito o blog e as dicas!
    comprei uma gopro 3+ black recentemente e ainda estou aprendendo com ela.. porém estou gravando videos em 1080 30fps, e quando passo para o computador os videos, eles ficam travando.. seria meu computador que eh fraco ? ou tenho que passar mesmo o video pelo gopro estudo e transformar o formato dele ?

  13. Fala Cara beleza?!
    Muito boa as dicas…Não mexi no GoProStudio ainda (ta instalado) mas tira uma dúvida: Consigo fazer aqueles trechinhos de vídeos branco e preto?

    Abraço
    Quando fizer o 1º vou colocar aqui pra galera ver…(tomara que fique bom)

  14. olá, talvez voce consiga me ajudar.
    queria editar uns videos de um show que fui e filmei com a gopro.
    porem não consigo importar eles.
    sera que tem algum step que nao fiz antes??
    os videos rodam no pc normal, consigo importar imagens, mas aqueles arquivos que ficam em formato de video nao importam,
    eles aparecem na pasta de importar, mas quando clico neles e dou ok eles nao vao pro lugar do import new files.

    obg desde já!

  15. Amigo, me ajudou um monte no quesito gopro, porém minha duvida hoje não é sobre o editor gopro e sim sobre o Premiere. Bom, edito uns videos, as vezes eles são longos, em algumas partes eu acabo por avançar a velocidade dele, mas percebi que por exemplo: se eu colocar a velocidade dele em 300% ele meio que trava em vez de ir rápido. Isso pode ser o PC que é bom porem não totalmente para edição ou só trava no editor mesmo, e depois que exportar ele ficar normal? ja fez esse teste ou algo assim ja aconteceu com você?
    obrigado

    • Que bom que ajudei, Rodrigo!
      É bem provável que seu problema seja sim o computador. O melhor seria você exportar e ver como fica, mas pelo o que você relata me parece mesmo um problema de falta de memória do seu computador mesmo. Isso já aconteceu comigo sim, aliás eu antigamente editava com um computador tão fraco que qualquer acelerada dava isso, mas na hora de exportar tudo ficava bem. De todo modo, é muito ruim editar um vídeo assim, por isso acabei investindo numa máquina melhor..Abs!

  16. Muito obrigado pela excelente e pedagógica explanação para os leitores, principalmente para iniciantes em vídeos que nem eu!!! segui todos os passos e após fuçar muito… tudo deu certo.. toda a edição.. com músicas e textos.. o detalhe é sair tentando que dará tudo certo.

    pela sua experiência , qual seria a melhor configuração para filmagem numa go pro 5? pois nas minhas filmagens os áudios com os vídeos só ficam em sintonia com 30fps e poucos com 48 fps. Diferente disso, fica travando e em câmera lenta

    Abraços e obrigado

    • Marcelo, que bom que ajudei! Eu escrevi um post como as melhores configurações de vídeo. Basicamente, depende da cena que você irá filmar. O problema da sintonia do áudio com a imagem é possivelmente no seu computador, já que quanto maior o fps mais ele usa das configurações do computador para edição. Contudo, se você editar e publicar você verá que, na versão já final o áudio e a imagem ficam perfeitas. Abs!

DEIXAR UMA RESPOSTA

Coloque seu comentário
Coloque seu nome