Enfim, o primeiro post da minha viagem para Índia e Nepal!

Depois de definir os destinos que visitaria dentro da Índia, fui pesquisar a melhor forma de me locomover entre esses destinos. Para esclarecer, não escolhi trem para todas as viagens internas, já que algumas o avião pareceu a melhor opção (falarei sobre isso em outro post). Minhas viagens de trem serão de Jaipur para Agra e de Agra para Delhi.

Quando voltar (viajo dia 10/02), prometo que farei um relato detalhadíssimo sobre a experiência de andar de trem por lá. Enquanto isso, vamos ao passo a passo que utilizei para realizar a compra.

Onde comprar

Você pode realizar a pesquisa e a compra de passagens de trem no site oficial da autoridade Indiana de ferrovias, mas faça isso somente se você gosta das coisas difíceis, porque o processo é extremamente complicado.

Você já segue o blog no Instagram? Clique aqui e diga o que você acha das minhas fotos.

Para facilitar, praticamente todo o processo pode ser feito no site da empresa Cleartrip, uma empresa privada que, em parceria com a autoridade Indiana, disponibiliza o processo de pesquisa e compra de passagens de trem em sua plataforma. Isso não significa que ele será simples, como veremos adiante.

Como comprar

O processo é relativamente simples, mas você precisará fazer alguns procedimentos para concluí-lo

 Cadastro

Você precisará fazer um cadastro no Cleatrip e, também, na IRCTC, que é a empresa Indiana de ferrovias, já que será necessário linkar sua conta Cleartrip à sua conta na IRCTC para concluir o procedimento. O bom é que o procedimento é feito todo no site da Cleatrip e funciona da seguinte forma:

No canto direito superior, clique em “Your Trips”, e depois em “Register”.

Preencha a tela de cadastro seguindo as instruções. Escolha um nome de usuário, indique seu e-mail e um número de celular indiano. Sim, isso mesmo. Mas não se preocupe, basta você indicar 10 números aleatórios (preferencialmente começando com 9) e seguir adiante, preenchendo os demais dados de identificação e clicar em “Register”.

Próxima tela será a tela de ativação. Você precisará de três dados: Seu nome de usuário, e-mail OTP e Mobile OTP. Os dois primeiros foram enviados para o e-mail que você indicou no cadastro. Para obter o terceiro, faça o seguinte procedimento:

  1. Tire uma foto da página do seu passaporte que tem a sua foto;
  2. Envie um e-mail com a foto acima para o endereço care@irctc.co.in, explicando que você é brasileiro e precisa do seu Mobile OTP para concluir a compra da sua passagem e também informe o seu nome de usuário (user id) que está no e-mail que você recebeu. Eu enviei a seguinte mensagem:Hello,I’m a traveller from Brazil and I’m trying to book some train tickets. I’m sending a copy of my passport in order to get the mobile OTP to conclude my purchase.My username is [INCLUA SEU USER ID].Thanks,
    Alessandro
  3. No dia seguinte você receberá um e-mail com seu Mobile OTP.

De posse de todas as informações, vamos pesquisar e comprar!

Pesquisa

Após entrar no site da Cleartrip, clique no trem à esquerda da tela (“Trains”). A tela central irá aparecer com a possibilidade de pesquisar seus destinos e datas.

Cleartrip

Você logo vê que não é possível pesquisar o trajeto da volta, então o jeito é pesquisar trajeto por trajeto. Além dos destinos e datas, você deve definir a classe da sua viagem de trem. Para maiores informações sobre as classes, acesse o Wikipedia clicando aqui. Para efeitos comparativos, eu comprei minhas passagens nas classes AC2 e AC3, e em breve contarei como foi essa experiência.

Depois de clicar em “Search Trains”, seus resultados aparecerão, conforme mostra a figura abaixo:

Trens Índia

Veja o melhor horário e clique em “Check Availability” para verificar a disponibilidade no horário indicado.

A tela para cadastro irá aparecer novamente. Clique no lugar indicado pela seta vermelha abaixo:

Verificação

Preencha seu user ID, e-mail OTP e Mobile OTP e clique para concluir a verificação. Uma tela de confirmação irá aparecer, clique em “Continue booking”.

Compra

A próxima tela depois de clicar em “continue booking” é a mesma de antes e você deve clicar em “Check Availability” novamente, onde a opção de “Book” irá aparecer.

Book Cleatrip India

 

 

Se a opção “Waitlist” aparecer (como na foto acima), isso significa que você pode reservar um lugar na lista de espera (o número entre parenteses diz quantas pessoas estão na lista). Se aparecer “Available”, isso significa que existem lugares disponíveis para serem comprados.

Clique em “Book”, confira se as informações estão todas corretas, inclusive o valor no canto direito, e depois clique em “Continue Booking”.

Próximo passo é preencher os dados dos viajantes e escolher o seu beliche, caso sua classe tenha essa opção (quando voltar da Índia irei postar fotos da disposição de cada beliche. Uma dica, contudo, é pegar as camas laterais e no topo, pois são as que dão maior privacidade).

Depois de tudo preenchido, clique em “Continue to pay”.

Pagamento

Agora é hora de pagar. No canto esquerdo, escolha Credit Card para pagar com cartão de crédito. Digite os dados do cartão e clique em “Pay Securely Now”. O Cleartrip cobra uma taxa de 1,8% do total da sua compra, o que me parece valer muito a pena considerando a facilidade de usar o sistema deles.

Depois de processado o pagamento, você será transferido para uma tela de confirmação e um e-mail será enviado a você.

Pronto, você comprou sua passagem de trem pela Índia.

Qualquer dúvida, escreve no comentário abaixo que eu tento ajudar!

Para ver todos os posts da minha viagem para a Índia, clique aqui.

Se esse post te ajudou de alguma forma, curte e compartilha clicando nos botões abaixo. É de graça e fará um blogueiro muito feliz!

38 COMENTÁRIOS

  1. Alessandro, vou pra India em abril com uma amiga e o que mais me desespera de não fazer direito é justamente o trem rsrsrs o pessoal fala pra tomar cuidado com as estações que tem nome de umas cidades, mas são de outro local e tal, o que eu não achei nos blogs e matèrias que estou lendo é: aonde posso encontrar as estações em determinadas cidades para saber a estação que preciso ir? Tem um mapa, um aplictivo ou guia?
    A matéria tá demais super bem explicado, amei! Será muito útil!

  2. Oi Alessandro, tudo bom?

    Eu estou indo para a India com mais 3 pessoas (mãe, irmã e namorado). Eu fiz o registro no IRCTC igual voce mencionou e gostaria de saber se com o meu registro eu posso comprar as passagens deles também.

    Obrigada!
    Mayara

  3. Fala Alessandro! Com qual antecedência eu posso comprar os tickets? Li em alguns lugares que somente 3 meses antes da data se consegue comprar. Isto procede? Abraço

    • Guilherme, normalmente a venda abre 60 dias antes. É bom ficar esperto nessa data, porque dependendo da rota os trens lotam rápidos. No meu trajeto Jaipur – Agra eu tive que ficar na lista de espera, mas no fim acabei conseguindo um lugar, mas fiquei sabendo em cima da hora só. Abs!

  4. Meu amigo Alessandro. Fiz tudo como vc mandou mas não recebo o email OTP. Mando reenviar e não chega…Ta bem complicado comprar este ticket de trem! Um abraço

  5. Fiz tuodo que vc indicou, mesmo assim nao consigo comprar, qdo tento logar com os otps que eles me enviaram, diz que eu ja existo no sistema, aí qdo escolho a passagem ele me leva de volta a tela de login. Ja enviei trocentos emails a eles explicando o que ocorre, mas eles nao me ajudam, ja estou ficando desesperada. Mandei de novo a foto do passaporte com outro email para ver se consigo iniciar do zero este processo, mas estou duvidando que eles resolvam. Triste… sera que fiz algo muito errado na hora de logar a primeira vez? vc teve alguma difculdade nisso?

  6. Obrigado e parabéns Alessandro, o site está muito instrutivo e me ajudou muito em várias informações. Me diz, meu amigo, qual foi a sua experiência com os trens? qual seria a melhor opção? porque eles disponibilizam 1A, 2A, 3A, Chair Car…. Valeu amigo! abraços!

    • Arthur, eu andei em diferentes classes de trem. Andei sleeper class e na AC2 (para mais infos veja http://www.360meridianos.com/2012/06/como-viajar-de-trem-na-india.html). Sleeper class não é para qualquer um, passei um perrengue danado num trajeto noturno, mas valeu a experiência. AC2 foi bem tranquila para padrões indianos. A escolha da classe vai depender do seu apetite para a aventura. Eu quis pegar sleeper class para ver o caos, mas quase me arrependi. Foi osso, viajei durante a madrugada, bastante gente, sujeira, não conseguia saber onde descer, mas no fim deu tudo certo! Se vc quer ficar de boa, vai de AC2!

  7. Fala Alessandro, tudo bem? Quando vc comprou sua passagem de trem quantas pessoas tinham na lista de espera? Estou programando de ir com minha namorada mas tem 3 pessoas na lista na nossa frente, estamos com medo de nao chamarem. Obrigado

      • Ah entendi! Vc lembra se demoraram muito pra responder seu email? Faz uns 3 dias q mandamos pedindo o Mobile OTP mas nao tivemos retorno ainda. Estamos dependendo dele pra poder fazer a reserva e estamos com medo de aumentar o numero de pessoas na nossa frente. E uma ultima dúvida hahaha como te avisaram que estava disponivel os lugares, foi por email mesmo? Demoraram muito pra te informar? Muito obrigado pela ajuda, abraços.

  8. Olá , Alessandro, viajo agora em dezembro para a Índia e necessito comprar as passagens de trem mas não estou conseguindo . Será que é porque não fiz o cadastro ainda? Gostaria de pesquisar os itinerários , preços e etc por questão de organização de viagem. Sao trechos que sei que existem trens como Udaipur para jodhpur. Só se eu estiver escolhendo tipo de assento que não existe, né ? Ou falta de cadastro mesmo?

  9. Acho que me expressei mal no email acima. Gostaria de fazer a consulta de preço e horário dos trens antes de efetivar a compra das passagens , porém não consigo visualizar . Será que é porque ainda não fiz o cadastro ou estou fazendo algo errado?

    • Oi Rosana, você tem recebido alguma mensagem de erro? Eu tentei pesquisar essa mesma rota que você falou e recebi uma mensagem dizendo que não existia opção da classe e dia que escolhi, então talvez você precise ir pesquisando diferentes classes e datas até achar quando tem disponibilidade. Se não conseguir avisa aí que tento ajudar você. Abs!

  10. Olá, tentei tudo: data, tipo de assento e estação de parada. Alguns trechos que é sabido ter trem vem com mensagem de erro. De 12 pesquisas com itinerário diferente, metade acusou erro. Desisti e estou negociandoi a viagem com uma agência indiana conhecida de amigos. 10.100,00 para 3 pessoas por 19 dias, com hotel 2 e 3 estrelas, trem noturno, 5 passagens aereas internas ( Delhi _ Amritsar e Delhi- mumbai) e carro com motorista em todo o trajeto. Eu achei ainda um pouco caro pelos padrões Índia de custos,, porém , optei por evitar perrengue. Essa decisão foi tomada depois de ler seu post sobre os golpes praticados por indianos. Estou querendo evitar estresse.
    Vamos Udaipur, Jodhpur, jaisalmer, Jaipur, agra, Delhi , Amritsar, McLeod Ganj , Rishkesh e Delhi.
    Mas, o que você acha? O preço tá bom ao ainda choro um pouco mais?
    Se tiver opção de agência, para um segundo orçamento, te agradeço

      • Ah, Alessandro, temia essa pergunta!
        Estou fazendo um esforço danado para desdenhar Varanasi . São só 20 dias e tive que optar entre rishkesh e Varanasi. Tomara que tenha feito a opção certa. Minha filha é ” estudiosa” de Beatles por isso desta minha decisão .
        Como depois desse tur, ficarei mais 11 dias no Gujarat, com uma família indiana jainista que conheço, espero lá ter essa experiência de religiosidade que vou perder no Ganges.
        Muito obrigada por sua opinião sobre o preço do pacote. A gente fica super em dúvida quando viajamos para países que não temos muita confiança, né ?
        Vou fechar com a agência e não pensar mais nisso. Essa agência me foi sugerida por amigos indianos.

  11. Oi Alessandro, estou também com bastnate dificuldades. Essa historia do telefone, ele noa me deixa colocar qualquer numero, fala que está invalido e já tem inclusive pré-preenchido o “+91”. Muito difícil. Tentei mandar e-mail questionadno e também não recebe a respsota. Sabe se tem outra forma de comprar?

  12. Ola Alessandro, seu post é muito bom!! No entanto eu nao recebi retorno do email care@irctc.co.in. Aconteceu isso com voce?
    Uma outra alterantiva seria um numero de celular indiano (isso eu tenho) mas ai teria que fazer o cadastro todo como residente na India, e nao sei se isso rola…você tentou alguma coisa assim?
    Obrigada!
    Julia

  13. Oi!! Vou para a India mes que vem, estou tentando realizar as compras das passagens de trem por esse site que você indicou, porem apos clicar para efeturar o pagamento, o site abre outra tela pedindo minha senha do internetbanking e o otp de seguranca do meu banco, isso é normal? Nao entendi pq isso acontece sendo que ja i serir todas as i formacoes do cartao! Poderia me ajudar?? Obrigado

    • Diego, isso está estranho, não deveria ser assim. Honestamente, é a primeira vez que alguém relata algo assim, então eu daria uma pesquisada para ver se alguém mais passou por isso e, por fim, mandaria um e-mail para eles questionando se o procedimento está correto. Contudo, não me parece estar correto, talvez algum hacker esteja se aproveitando de alguma falha no sistema, fique com o pé atrás!

  14. Olá Alessandro. Em um mês estou indo para a India e usei seu post para comprar as passagens de trem , mas tenho uma dúvida. Com a confirmação da compra em mãos, é necessário trocar a passagem na estação por algum bilhete oficial?

    Obrigado

DEIXAR UMA RESPOSTA

Coloque seu comentário
Coloque seu nome